Introdução - O trabalho do Historiador

1,963 views 12 slides Mar 04, 2018
Slide 1
Slide 1 of 12
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12

About This Presentation

Acompanhe aqui o slide sobre a aula.


Slide Content

Introdução O TRABALHO DO HISTORIADOR JADIEL BARBOSA

O que é história ? História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem ao longo do tempo. É importante ressaltar que a história estuda o passado, mas não somente o passado isolado, desligado aos acontecimentos do mundo atual . Como recuperar o passado? Através da análise de fontes históricas. Fonte histórica é todo vestígio deixado por pessoas que viveram no passado. Podem ser escritos oficiais, cartas, depoimentos, construções...

Existe uma verdade absoluta? Não uma versão única para os acontecimentos. Entretanto, nem toda versão pode ser aceita, ela precisa ser comprovada por um depoimento ou documentação. Quem estuda o passado reúne o maior número de informações possíveis . O tempo e a história - O tempo é a matéria prima do historiador. O tempo é indicado por intervalos ou períodos de duração. Para organizar suas tarefas os seres humanos criaram unidades de medida de tempo como hora, dia , mês, ano, século.

1. Pelo olhar do poeta, também é possível compreender determinados aspectos essenciais para a conceituação da História. Leia, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade : “Aconteceu há mil anos? Continua acontecendo. Nos mais desbotados panos, Estou me lendo e relendo.” Ou, ainda, do mesmo autor: “O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida (presente .)” Com o auxílio das observações de Drummond, julgue os seguintes itens, referentes ao conceito de História e ao ofício do historiador. Colocando V ou F (1) Tendo por objeto o estudo do passado, a História parte das contingências da “vida presente” para inquirir aquilo que passou. (2) Especialmente em épocas de crise generalizada, sobressai o papel que se espera do historiador: lembrar o que os outros esqueceram. (3) O quarteto acima traz a ideia de que o passado é continuamente reescrito, a partir de cada presente e de seus novos interesses, eliminando, assim, a possibilidade de a História conter um caráter científico. (4) A reconstrução do passado, exatamente como ele ocorreu, é o que fazem os historiadores, independentemente de suas convicções ideológicas e pessoais.

Conceito de História Do grego, a expressão história significa – investigação. Investigar é interpretar fatos e eventos a partir de informações obtidas a respeito deles. História é, portanto uma investigação e uma interpretação de fatos, conjunturas e estruturas representativas do fazer humano. Ela é realizada pelo historiador a partir das fontes históricas (informações), obtidas sobre o tema pesquisado. Pesquisa que tanto pode ser de um passado longínquo quanto do limiar do presente. Fonte histórica “Fonte, na linguagem dos historiadores, é tudo aquilo que ficou do passado e que pode nos dizer algo sobre ele. É a via através da qual o pesquisador constrói uma representação do passado. As fontes são muito diversificadas.”

Tipos de Fontes históricas Escrita Material Não-escrita Imaterial ou Não-material

2 . (UFCE) “A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas.” – Ferreira Gullar No que refere ao fato histórico e à produção do conhecimento histórico, é correto afirmar que : a) o fato histórico não tem que ser, necessariamente, um grande acontecimento; ele também se faz no cotidiano das pessoas. b) a missão do historiador é, a partir dos documentos primários; estabelecer os fatos históricos e estudá-los em sua linearidade. c) o trabalho do historiador é mostrar os fatos como realmente ocorreram, não cabendo uma abordagem crítica. d) a nova História tem-se preocupado, basicamente, em gerar uma produção histórica objetivando contestar a interpretação marxista da História. e) a história marxista enfoca fatos históricos protagonizados por “Heróis”, reforçando a ideologia da classe dominante.

Cronologia: é contagem ou medição da passagem do tempo. A passagem do tempo independe da vontade humana. O ser humano apenas realiza a medição e interpretação do tempo. Por isso, as diferentes sociedade têm formas diversas de medir o tempo. Calendário “Gregoriano” é o mais utilizado no Ocidente. Princípios: 1º. Contagem a partir do ciclo solar. 2º. Ano zero ou inicial o do nascimento de Jesus Cristo. 3º. Datas anteriores ao nascimento de Cristo - a.C. (obrigatoriamente) 4º. Datas posteriores ao nascimento de Cristo - d.C . ou A.D. { Anno Domini } (facultativo).

Calendário Não existe um único calendário para todos os povos. Cada povo tem a sua forma de marcar o tempo que geralmente se relaciona a um acontecimento importante para sua cultura. Os povos cristão baseiam o calendário no ano de nascimento de Cristo. Os judeus adotam como marco inicial de seu calendário a data em que Deus criou o universo e os muçulmanos a fuga do profeta Maomé.

Contagem do tempo Século = conjunto de cem anos. Como descobrir a que século pertence um ano: Se o ano tem menos de três algarismos pertence ao século I. Se o ano acaba em 00, basta eliminar os zeros e temos o século. Exemplo: 1500 = século 15 Quando o ano não termina em 00, retiramos os dois últimos algarismos e somamos um (+1) ao número que sobrar. Exemplo: 1492 = 14 +1= 15, século 15

Períodos da Pré-História Teoria para o surgimento dos Seres Humanos Criacionista (Mitológica ou Religiosa): baseia-se na intervenção sobrenatural de algum ser divino. Existem diversas teorias criacionistas, conforme os padrões culturais particulares das sociedades humanas. O mito criacionista mais conhecido no Ocidente é o Gênese, contido na Bíblia. Evolucionista (Darwinista ou Científica): Baseia-se no trabalho do Naturalista inglês Charles Darwin . Espécie animais e vegetais surgiram a partir da evolução seres primitivos até os atuais. A evolução ocorreu, entre outras formas, pela necessidade adaptação das espécies em relação ao ambiente. A descoberta da Genética ( década. de 1950) validou cientificamente o Darwinismo.
Tags