Jk e Jânio - Resumo

sophiaours 10,232 views 25 slides Oct 22, 2013
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

O Presidente Bossa Nova 1956 a 1961 Aula 37 (Apostila 3) Resumo

Governo Juscelino Kubitschek , o nacional desenvolvimentismo (1956 a 1960) CARACTERÍSTICAS: Desenvolvimento , inflação e endividamento; Prosperidade econômica + tranqüilidade política ( Plano de Metas : energia, transporte , indústria , educação e alimentação → voltado sobretudo para a industrialização acelerada e obras de infra-estrutura; Industrialização desenvolveu-se atrelada ao capital estrangeiro; Multinacionais; SÓ CUMPRIU 3 METAS: energia, transporte e indústria

Construção de Brasília Maior realização

Mapa do plano piloto de Brasília

Plano piloto visto no Google Earth

Fusca para alavancar a indústria nacional

“50 anos em 5” Essa frase era como JK resumia seu governo: a construção de Brasília em 5 anos, segundo ele faria o Brasil se desenvolver 50!!

Mas pro povo as coisas iam mal...

Concentração de renda. Mecanização do campo – êxodo rural. Achatamento salarial. Aumento da divida externa, pois foi feita com base em empréstimos do capital estrangeiro. Alta inflação e recessão no início dos anos 60 . Muitas acusações de corrupção. Ser industrializado não é mesma coisa que ser desenvolvido.

Charge denunciando os problemas do Governo JK, ente eles, a corrupção

Presidência de Jânio Quadros e a crise da República populista

“Varre, varre vassourinha”...

Jânio Quadros se elegeu prometendo resolver os problemas deixados por JK...

Promessa de “varrer a corrupção” e a inflação; Política Interna: Falta de projetos e medidas de real importância para o país; Proibição de: briga de galo; Uso de lança-perfume; Biquínis em praias; Economia : Herdou uma grande dívida externa (3,8 bilhões de dólares) e um alto custo de vida; Diminuiu crédito aos empresários; Congelou salários; Cortou ajuda governamental às importações de trigo e petróleo. Presidência de Jânio Quadros (1961)

Política externa: Quis ser independente, recusando-se a obedecer à orientação dos Estados Unidos ou da União Soviética; R estab eleceu relações diplomáticas e comerciais com a URSS e a China: Enviou o vice-presidente à China comunista; Condenou o episódio da Baía do Porcos e a interferência norte-americana que provocou o isolamento de Cuba; Recebeu no Brasil e deu a Che Guevara uma alta condecoração, a Ordem do Cruzeiro do Sul, o que irritou seus aliados, sobretudo os da UDN; Presidência de Jânio Quadros (1961)

Renúncia – Tentativa de Golpe? 25 de agosto de 1961 – Encaminhou sua Carta-Renúncia ao Congresso Nacional. Redigiu uma Carta Aberta ao povo brasileiro; Congresso aceitou a renúncia de Jânio.

Por não ter cumprido suas promessas e ainda ter renunciado, Jânio ficou para a História do Brasil como um louco, falastrão, uma grande farsa da política nacional...

“Em 1990, logo depois de sua eleição, Fernando Collor encontrou-se com o ex-presidente Jânio Quadros na casa de um embaixador brasileiro na Europa. Ao vê-lo, o grande bobalhão da política nacional disparou: " Cumprimento-o, mas devo dizer-lhe que o senhor é muito moço ". Collor : " Presidente, quando o senhor foi eleito tinha 43 anos. Era apenas três anos mais velho que eu " . Jânio : "E deu no que deu ". http:// www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0103200912.htm (adaptado)

Jango estava na China quando da renúncia de Jânio Quadros; Militares tentaram impedir sua posse, mas como várias forças da sociedade uniram-se em torno da legalidade do mandato de Jango, aceitaram a posse desde que uma “pequena emenda” fosse feita à Constituição: O Brasil se tornou uma República Parlamentarista!! Presidência de João Goulart (1961-1964) Ou... preparando o golpe!!!

Em janeiro de 63, 9 milhões de brasileiros votaram NÃO ao parlamentarismo contra 2 milhões de favoráveis (SIM). Em 1º de abril de 64, Jango foi derrubado por um golpe militar

Preparando o golpe A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso.

E em 1º de Abril como uma reação às Reformas de Base propostas por Jango para dinamizar a economia nacional e superar diferenças sociais históricas... veio o golpe militar que por 24 anos governaria o Brasil com mãos de ferro.
Tags