Johann Friedrich Herbart

alanofreire 12,649 views 6 slides Nov 07, 2013
Slide 1
Slide 1 of 6
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Johann Friedrich Herbart O filósofo alemão do século 19 inaugurou a análise sistemática da educação e mostrou a importância da psicologia na teorização do ensino.

Herbart nasceu em 1776 na cidade de Oldenburg na Alemanha, ingressou cedo na filosofia na Universidade de Iena onde teve contato com a filosofia. Logo iniciou seu trabalho como professor de filosofia na Suíça e depois sucessivamente nas demais universidades. Herbart teve importantes estudos no campo da filosofia da mente,formulada como uma ciência com fins claros e bem definidos, aplicada como eixo central da educação. Para Johann o conhecimento inato não existe,tudo se origina com a dinâmica da mente diante da evolução e assim podem ficar no inconsciente podendo surgir quando necessário.

Na teoria Herbartiana , a memória,sentimentos e desejos são apenas modificações das representações mentais, mas a ideia é agir sobre elas e interferir diretamente nos processos do estudante, e assim orientar sua formação. Portanto a ideia principal não é o acumulo de informação,mas sim a formação moral do individuo, Herbart entende que o aluno pode ser moldado por forças externas. Três pontos são importantes para a instrução da criança ; Governo : A educação e ordem comportamental da criança deve ser iniciada pelos pais e depois pelos professores.

Instrução : É o interesse da criança,pois é ele que determina quais ideias e experiências que o indivíduo se sentirá atraído. Disciplina : É responsável em manter o aluno aplicado na educação, com o propósito de amadurecimento moral levando a formação do caráter. A educação idealizado por Herbart teve influencia em praticamente todo o mundo,onde trazia a ideia de ensino tradicional, ou seja, ensino rígido e pré estabelecido, em que o professor despeja as informações sobre o aluno.

O método de ensino herbartiano constituía de 5 passos para a excelência no aprendizado ; Preparação : O professor faz com que a criança recorde o que já sabe e assim faz a porta de entrada para o novo conteúdo. Apresentação : Após trazer ao presente as lembranças do aluno, o professor aplica o novo conteúdo criando uma linha continua no aprendizado. Assimilação : Após a aplicação do novo conteúdo o aluno é capaz de confrontar o que aprendeu e antigamente com a atualidade.

Generalização : Com o aprendizado o aluno cria novos conceitos gerais e criando opinião, fator que é importante para seu crescimento. Aplicação : Ao final, a forma de avaliar o aprendizado é a aplicação de atividades e provas, as quais formalizarão o sentido de todo o aprendizado.
Tags