1º ano KARL MARX E O MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
UM POUCO DA VIDA DE MARX 1818 - 1883 Nasceu em Treves , na Alemanha. Teve uma vida ligada à militância política ao lado de trabalhadores. Suas principais obras são: A ideologia alemã (1845). Manifesto do Partido Comunista (1848). O capital: crítica da economia política (1867).
Observação Para Marx, os fatos econômicos constituem a base sobre a qual se apoiam outros níveis de realidade, como religião, a arte e a política. Assim ele parte da análise da estrutura econômica da sociedade para colocar em evidência os antagonismos e contradições do capitalismo.
Divisão do trabalho social As transformações do trabalho ao longo da história: Sociedades tradicionais: o homem sozinho produzia quase todas as coisas necessárias para viver. Sociedades complexas: relações de trabalhos e divisão das atividades. acaba dividindo a sociedade em camadas superiores e inferiores.
Classes sociais O lugar que as pessoas ocupam na divisão do trabalho vai defini-las como pertencentes a uma determinada classe social, sendo elas: A burguesia : classe detentora de poder econômico e dos meios de produção. O proletariado : não possui poder econômico nem os modos de produção e, por isso, vende seu trabalho em troca de salário. Segundo Marx, como a troca entre trabalho e salário é injusta, o capitalismo gera as lutas de classe.
Classes sociais para Marx
Salário, valor, lucro e mais-valia Salário – valor da força de trabalho. O trabalho é fonte da criação de valor. Como explicar que aqueles que mais trabalham são os que tem menos dinheiro? Todo assalariado ganha menos do que aquilo que produz. A diferença entre o valor da riqueza produzida e o salário é o que denominamos lucro. A mais-valia é a diferença entre o preço de custo da força de trabalho (salário) e o valor da mercadoria produzida.
Amplitude da contribuição de Karl Marx Marx acredita que o capitalismo baseia-se na exploração do trabalho. Não se restringe apenas ao campo econômico: P olítico: apoia no Estado para reprimir a classe trabalhadora. Cultural: a dominação burguesa se dá pelo controle dos meios de comunicação de massa.
A teoria de Marx teve longo alcance: Revolução Russa (1917) Revolução Chinesa (1949) Revolução Cubana (1959)
Fonte: SILVA, Josefa Alexandrina da. Ciências Sociais. São Paulo: E ditora Sol, 2011, pág.47 – 53.