Etapas do Desenvolvimento Moral segundo Lawrence Kohlberg Por: Ana Raquel de Sousa Lopes Licenciada em Psicologia Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde
Desenvolvimento Moral Kohlberg propôs um modelo do desenvolvimento moral ainda hoje relevante, através de três etapas fundamentais, cada qual dividida por sua vez nos seus estágios. Apresentamos, de seguida, uma síntese dessas etapas.
Desenvolvimento Moral 1ª Etapa: Moralidade Pré-Convencional (dos 4 anos aos 10 anos) Nesta etapa dominam comportamentos morais pressionados pelo contexto externo. No 1º estágio a obediência a regras eclode para evitar punição, ou com expectativa de uma recompensa. No 2º estágio desta etapa há trocas instrumentais, a criança obedece a regras centrada no interesse pessoal e no que os outros podem fazer por ela.
Desenvolvimento Moral 2ª Etapa: Moralidade Convencional (dos 10 anos aos 13 anos) Há internalização dos padrões representantes de autoridade. No 3º estágio busca-se aprovação de outrem. A criança quer ajudar, cooperar, avaliando as ações de acordo com quem as pratica e também de acordo com circunstâncias. No 4º estágio há uma preocupação com a consciência social. O dever começa a ser uma preocupação a cumprir, bem como o respeito pela autoridade e a manutenção da ordem social. Já se considera errada a ação que viola regras que prejudiquem outrem.
Desenvolvimento Moral 3ª Etapa: Moralidade Pós-Convencional (início da adolescência, início da vida adulta, ou nunca chega a ser atingida por todas as pessoas) No 5º estágio, a moralidade contratual, abrange os direitos universais valorizando as maiorias e as leis, mas reconhecendo os conflitos entre as necessidades intrínsecas e as leis. No 6º estágio, em que o julgamento moral devia estar maximamente desenvolvido, florescem princípios éticos universais, apenas algumas pessoas o atingem, colocando no julgamento moral a sua individualidade. Fazem o que consideram certo independentemente da obediência a leis, prescrições, ou opiniões alheias. Agem de acordo com internalizações, reconhecendo que se condenariam se assim não fosse, penalizar-se-iam se não seguissem o que na sua própria consciência moral coincide com o certo.
Desenvolvimento Moral Por fim, resta relembrar que o desenvolvimento cognitivo alavanca o desenvolvimento do julgamento moral, sendo que Kohlberg estudou a proposta piagetiana acerca do desenvolvimento cognitivo.
Bibliografia Fundamental Papalia, D., Olds, S., & Feldman, R. (2009). Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------