Introdução Este trabalho foi nos proposto pela professora de ECDM, no âmbito do modulo 6, ritmos e melodias. Atualmente, o kurudo é um dos modos de expressão da dança e música mais presentes na juventude.
Definição Kuduro é um género musical e sobretudo um género de dança originário de Angola, que foi influenciado por outros géneros como sungura e rap.
Origem Surgiu nos finais dos anos 80, primeiro como uma dança e com o passar do tempo evoluiu para um género musical. É um estilo house africano em que se mistura elementos electrónicos com o folclore tradicional .
Cultura Assim como o ritmo brasileiro, faz parte de um fenómeno cultural típico do século 21, chamado global guettotech . São estilos musicais da preferência, que se espalham graças ao mercado informal e á internet .
Social A escola, a rua e a internet tornaram-se os principais espaços de socialização do kuduro , que perpassa um estilo de vida que parece constituir laços de afinidade entre imigrantes e descentes, tendo como referência o país de origem ou mesmo uma Africa imaginada pela relação de solidariedade entre descendentes da imigração originaria dos países africanos de língua portuguesa.
Características As letras caracterizam-se pela sua simplicidade e humor. São geralmente escritas em português, e muitas vezes com algum vocabulário de línguas angolanas. Atualmente o Kuduro tem sido modernizado, com novas danças, novas batidas e grupos musicais criando uma figura e representação própria.
Blaya Karla Rodrigues, conhecida pelo nome artístico de Blaya , é uma cantora, compositora e bailarina brasileira radicada em Portugal . Blaya iniciou a sua carreira musical em 2001. Em 2008, juntou-se aos Buraka Som Sistema, parceria que durou até 2016. Em 2013 lançou o seu primeiro EP a solo, desde então conta com 6 sons originais e 2 remixes.
Titica Teca Miguel Garcia, conhecida por seu nome artístico Titica é uma cantora, compositora, dançarina e ativista angolana que se tornou ícone do estilo kuduro em 2001. Com o sucesso do seu primeiro trabalho como cantora, em 2012 Titica foi indica à categoria 'Melhor Artista Feminina da África Austral' do KORA All Africa Music Awards , a principal premiação de artistas da música no continente africano.