LAND ART Flávia Sousa 12ºK | Nº14 Português Professora Marcela Neves
- Land Art refere-se a criações artísticas que têm como suporte, tema e expressão o espaço exterior, mais precisamente a Natureza. - Surgiu em finais da década de 60 embora nunca fosse muito reconhecido nem mesmo na atualidade. - É um movimento marcado pela procura e pelo regresso à Natureza. Artistas sentem necessidade de fugir à industrialização e ao consumo nos centros urbanos. - Esta foi igualmente a época em que as preocupações ecológicas e ambientais começaram a surgir.
- A Natureza não promove a obra de arte. A Natureza é e/ou faz parte da obra de arte. - É uma arte i mpossível de expor em museus e galerias a não ser através de registos fotográficos. - É portanto uma arte efémera, rápida e facilmente destruída com o tempo e agentes temporais.
- As obras são feitas apenas com elementos presentes na Natureza, tendo o artista liberdade para as trabalhar como pretender (recortar, esculpir…) tendo como um dos objetivos não causar danos ambientais - Atualmente existe uma maior tendência para misturar materiais da Natureza a outros produzidos pelo Homem exprimindo determinados conceitos.
- Plataforma Espiral ( Spiral Jetty ). - Obra feita por Robert Smithson em 1970. - Situava-se no Grande Lago Salgado, em Utah nos EUA. - É considerada a maior obra de Land Art feita até então. - Obra colossal, com mais de 400 metros. - Construída com terra e pedra por cima da água. - Destruída pela mesma água em que estava sobreposta.
Christo e Jeanne -Claude - Dupla que trabalha essencialmente com panejamentos e plástico de colossais dimensões. O seu trabalho consiste em criar uma obra humana e natural ao mesmo tempo, apelando para determinados conceitos.