LBA LIÇÃO 5 - As consequências das escolhas precipitadas
natalinoneves1
5,142 views
30 slides
Oct 23, 2016
Slide 1 of 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
About This Presentation
Subsídios para lições bíblicas da CPAD elaborados pelo Pastor Natalino das Neves (IEADC-Sede).
Assista aos demais vídeos com estudos bíblicos e baixe os arquivos de slides referentes aos vídeos no blog:
http://goo.gl/PPDRnr
Size: 1.95 MB
Language: pt
Added: Oct 23, 2016
Slides: 30 pages
Slide Content
TEXTO AÚREO " O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura." (Pv 14.29)
VERDADE PRÁTICA Não sejamos precipitados em nossas escolhas, pois a precipitação gera crises e erros irreparáveis .
LEITURA BÍBLICA Gênesis 13. 7-18
7 - E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os ferezeus habitavam, então, na terra. 8 - E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos. 9 - Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. 10 - E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem-regada, antes de o SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. 11 - Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro. 12 - Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma .
13 - Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o SENHOR. 14 - E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente; 15 - porque toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre. 16 - E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada. 17 - Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei. 18 - E Abrão armou as suas tendas, e veio, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO As escolhas precipitadas podem resultar em crises e até resultados irreversíveis. Não devemos focar somente no “aqui e agora”, mas basear nossas decisões a médio e longo prazo. As escolhas não podem ser baseada pela aparência. As principais decisões de nossa vida deve ser tomadas com cautela e com a ajuda divina, pois somos responsáveis por elas.
PONTO CENTRAL A crise pode ser uma consequência das escolhas erradas que fazemos.
I - O CUIDADO COM AS ESCOLHAS
1. A prosperidade de Abraão Deus fez de Abraão um homem próspero . A obediência a Deus nos faz prosperar. Ele era o líder de um grande clã. Possuía muitos recursos e servos e servas. Todavia, que a verdadeira prosperidade não quer especificamente bens materiais. AP – Você se considera uma pessoa próspera?
2. Abraão fez a escolha certa Abraão deixou sua terra e sua parentela porque decidiu obedecer ao chamado de Deus e confiar em sua promessa. Muitos estão enfrentando crises porque tomaram decisões precipitadas . Outros estão enfrentando dificuldades financeiras e familiares por desobediência a Deus. Contudo , é importante ressaltar que nem sempre as crises que enfrentamos são resultados da desobediência ou de escolhas precipitadas (Jó 1.1). AP – Você já sofreu por decisões precipitadas?
3. Abraão passa pelo Egito Abraão também enfrentou algumas crises em sua vida. Porém , manteve sua fé em Deus. Na vida, enfrentamos adversidades, contudo a nossa fé nos faz ter esperança e vencer os obstáculos. Abraão teve que descer ao Egito devido à fome, mas depois retornou com muitos bens (Gn 13.2). Tem momentos que precisamos mudar um pouco a rota, mas continuarmos focado na promessa principal. AP – Você já precisou mudar a rota por dificuldades?
SÍNTESE DO TÓPICO I Precisamos ter cuidado com as escolhas que fazemos.
II - LÓ É ATRAÍDO POR AQUILO QUE VÊ
1. Briga entre os pastores de Abraão e Ló Ao deixar o Egito, Abraão seguiu com sua família para o norte e encontrou o altar que havia construído para o Senhor e aproveitou para adorar a Deus (Gn 13.3,4). Tanto Abraão como Ló haviam prosperado, possuindo servos, ovelhas e gado. A prosperidade também pode trazer crises. A contenda estava instalada na família, e era preciso tomar uma decisão. AP – Mais importante que a riqueza é a paz de espírito!
2. A decisão de Abraão O patriarca logo tentou resolver a situação conflituosa. Ele não adiou o problema, mas chamou seu sobrinho para uma conversa. Abraão mostrou querer uma solução pacífica para a situação ao sugerir que cada um deveria escolher o próprio caminho. AP – Às vezes é melhor perdar algo no momento presente para ser abençoado no futuro?
3. A escolha precipitada de Ló Abraão , em um gesto de bondade e mansidão, deixou a escolha por conta de seu sobrinho (Gn 13.9). Parece que Ló não pensou muito. De forma precipitada, fez a sua escolha optando por aquilo que parecia ser melhor aos seus olhos (Gn 13.10). Ló não honrou nem a Deus nem a seu tio Abraão, pensou somente em si. Não tire suas conclusões pela aparência. Tem situações que parece estarmos em perda, mas o final mostrará o contrário. AP – Você tem se precipitado nas tomadas de decisão?
SÍNTESE DO TÓPICO II Não seja atraído somente por aquilo que você vê.
III - LÓ, UM CASO DE PROSPERIDADE E PERDAS
1. Ló e suas riquezas Ló também foi abençoado e se tornou um homem próspero. Certamente possuía muitos servos, servas e um grande rebanho. A separação entre Ló e Abraão era algo inevitável, porém a forma como se deu não foi das melhores. Não se deixe enganar pela beleza das coisas desse mundo passageiro. Não abra mão daquilo que é eterno. AP – A riqueza e o dinheiro podem ser bênçãos, mas o amor a eles é prejudicial!
2. A guerra dos reis A terra que Ló havia escolhido era boa, mas seus vizinhos não eram. Não demorou muito e Ló teve que enfrentar uma grande crise e uma guerra ( Gn 14.8). Ló foi levado cativo e todos os seus bens e alimentos foram tomados como espólio de guerra. Ele agora era um prisioneiro e todos os seus bens foram perdidos. AP – Não se esqueça que as situações podem mudar rapidamente? Velho ditado: “o mundo dá voltas”!
3. Abraão socorre Ló Quando a notícia de que Ló estava cativo chegou até Abraão, ele imediatamente partiu para ajudar o sobrinho , pois não tinha um coração rancoroso e vingativo. Ele formou um pequeno exército, perseguiu o inimigo e conseguiu libertar seu sobrinho e recupera r os bens (Gn 14.16). Mais tarde, Ló teve que sair de sua cidade predileta e começar tudo de novo. AP – Você é uma pessoa vingativa? O que tem ganhado com isso?
SÍNTESE DO TÓPICO III Ló é um exemplo, para os crentes, de prosperidade e perdas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesta lição nós aprendemos que: Abraão obedeceu ao chamado de Deus e foi abençoado por isso. Ló, diferente de Abraão, tomava decisões precipitadas e egoístas. Ele sofreu as consequências dessas decisões. Escolhas precipitadas, feitas somente pela aparência, podem causar muitos males. Antes de tomar qualquer decisão, ore ao Senhor. Peça o seu conselho, pois Ele conhece o coração do homem e sabe aquilo que é realmente melhor para nós.
REFERÊNCIAS ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Bíblico Teológico . 8ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999. AYRES, Antônio Tadeu. Reflexos da Globalização sobre a Igreja: Até que ponto as últimas tendências mundiais afetam o Corpo de Cristo? Rio de Janeiro: CPAD, 2001 . BÍBLIA DE ESTUDO APLICAÇÃO PESSOAL . Rio de Janeiro: CPAD, 2003 . CABRAL, Elienai. Abraão: As experiências de nosso pai na fé . Rio de Janeiro: CPAD, 2002 COMENTÁRIO BÍBLICO BEACON. Vol 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. LIÇÕES BÍBLICAS ADULTOS - PROFESSOR . O Deus de toda provisão: esperança e sabedoria divina para a igreja em tempos de crise. Comentarista Elienai Cabral. 4º Trim. Rio de Janeiro: CPAD, 2016. CABRAL, Elienai . O Deus de toda provisão: esperança e sabedoria divina para a igreja em tempos de crise . Rio de Janeiro: CPAD, 2016. RICHARDS , Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo . 10ª ed . Rio de Janeiro: CPAD, 2012
Pr . Natalino das Neves www.natalinodasneves.blogspot.com.br Facebook : www.facebook.com/natalino.neves Contatos : [email protected] (41) 8409 8094 (TIM)