BATERIA PSICOLÓGICA PARA AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO (BPA) Camila S. S. Santhiago Pilar Coratolo São Paulo, agosto 2015.
Embasamento Teórico Em meados do século XIX Hermann von Helmholtz começou a investigar de forma sistemática o constructo da atenção, podendo ser destacado como o primeiro pesquisador no assunto; Seus experimentos mostraram a capacidade da visão humana para direcionar a atenção a um dado estímulo em detrimento de outros.
Embasamento Teórico Para William James em meados de 1890, a focalização e a concentração eram aspectos básicos no constructo da atenção; Em 1907 Thorndike apontou duas possibilidades para se referir à atenção: 1- atenção como sensação; 2- atenção como ato ou ação.
Embasamento Teórico Atenção como sensação- a atenção seria caracterizada pelo esforço que prevaleça um sentimento ou interesse em detrimento de outros; Atenção como ato ou ação- focalização de uma parte da mente em algumas ideias, enquanto outras são excluídas.
Embasamento Teórico De acordo com esta teoria, o processamento da informação ocorreria em dois momentos diferentes. Filtragem dos estímulos de acordo com sua importância e condição física; Descarte do estímulo considerado sem importância.
Embasamento Teórico Posner, Snyder e Davidson (1980) postularam a capacidade do sistema atencional para direcionar seus recursos para uma parte específica do campo visual, com base na localização espacial dos estímulos.
Embasamento Teórico Para os autores Strauss, Barton e Reilley (1995) a atenção seria a capacidade da pessoa selecionar e manter o controle da entrada de informações externas e o processamento de informações internas necessárias em um determinado momento.
Embasamento Teórico Embora muitas definições sobre o constructo tenham sido dadas, um dos teóricos mais aceitos e referenciados ao citar o constructo é Robert Stenberg.
Embasamento Teórico De acordo com Stenberg a atenção é um fenômeno pelo qual o ser humano processa ativamente uma quantidade de limitada de informações do enorme montante de informações disponíveis através dos órgãos dos sentidos, de memórias armazenadas e outros processos cognitivos.
Embasamento Teórico Com base na definição de Sternberg, percebe-se a atenção como capacidade e o esforço realizado para focalizar, selecionar e processar um estímulo do ambiente, em detrimento de outros. Desta forma o indivíduo torna-se capaz de utilizar seus recursos cognitivos para emitir respostas rápidas e adequada diante de estímulos que julgue importantes
Embasamento Teórico De acordo com Allport (1993) e Posner (1993), como função cognitiva, a atenção estaria especificamente relacionada à qualidade com que as pessoas executam as tarefas que se propõem a realizar no seu dia a dia.
Embasamento Teórico De acordo com a literatura internacional, a atenção pode ser dividida em: Atenção Alternada que é a capacidade em focar a seletividade da atenção ora u m um estímulo, ora em outro, por um determinado período de tempo; Atenção Dividida caracteriza-se pela capacidade de procurar dois ou mais estímulos simultaneamente; Atenção Sustentada caracteriza-se pela direção do foco atencional a um único estímulo diante de vários distratores.
OBJETIVO A Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA): Mensurar a capacidade geral de atenção; Realizar avaliação individualizada de tipos de atenção específicos: Atenção Concentrada (AC ); Atenção Dividida (AD ); Atenção Alternada (AA ).
POPULAÇÃO ALVO Os Estudos da BPA foram desenvolvidos com indivíduos em diferentes fases do desenvolvimento e de escolaridade: Crianças; Adolescentes; Adultos; Idosos; As normas de interpretação dos tipos de atenção, AC, AD, AA, estão adequadas para idades entre 6 e 82 anos e devem ser sempre observadas.
CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO A BPA pode ser utilizada como instrumento para auxiliar na avaliação de aspectos atencionais em diversas áreas: Clínica; Escolar; Organizacional (seleção de pessoal); Trânsito; No auxilio do diagnóstico do déficit de atenção e hiperatividade; Avaliações Neuropsicológicas.
CONTEXTO DE UTILIZAÇÃO No caso de avaliações neuropsicológicas, ressalta-se que o processo é complexo, devendo ser bem estruturado, deve envolver vários procedimentos sistematizados e seguidos rigorosamente para obtenção de um resultado confiável e útil ao fim que se destina.
MATERIAL Para a aplicação do BPA são necessários: Livro de instrução da bateria; Folha de resposta do AC, AC, e AA; Caneta azul ou preta para responder os instrumentos; Cronômetro ou relógio para marcação do tempo; Crivo de Correção específico para correção de cada teste; Caneta vermelha para correção dos instrumentos e folha de interpretação da BPA.
APLICAÇÃO Pode ser individualizada e coletiva; As instruções contidas na seção Normas de aplicação devem ser seguidas rigorosamente; No caso das aplicações coletivas, as pessoas devem estar distantes umas das outras para evitar qualquer comunicação;
APLICAÇÃO Há um tempo específico para aplicação de cada teste que compõe a BPA: 2 minutos para responder o AC; 4 minutos para responder o AD; 2 minutos e 30 segundos para responder AA.
APLICAÇÃO O tempo total de aplicação da bateria pode variar de acordo com as características de cada pessoa ou se a aplicação for individual ou coletiva; Geralmente não excede 20 minutos;
APLICAÇÃO Importante: A sequência de aplicação deve seguir a ordem de utilização para a construção da BPA: 1º aplicar Atenção Concentrada (AC); 2º aplica Atenção Dividida (AD); 3º aplicar Atenção Alternada (AA); Obs.: todos os dados que deram origem a BPA foram coletados em 2011.
APLICAÇÃO
ATENÇÃO CONCENTRADA (AC) “Indica a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores em um tempo predeterminado.” O instrumento apresenta 400 estímulos distribuídos da seguinte forma: 20 linhas com 20 estímulos cada; Do total, 120 são estímulos-alvo, sendo que cada linha ímpar contém 13 estímulos-alvo e 13 distratores; Cada linha par apresenta 5 estímulos alvos e 15 distratores (total de 280 distratores ).
ATENÇÃO CONCENTRADA (AC) No topo da folha de respostas encontra-se o modelo que a pessoa deverá assinalar no momento de responder o Teste: TREINAMENTO; O tempo de aplicação é de 2 minutos; A medida de AC corresponde à soma de estímulos-alvos que foram assinalados, menos os erros e as omissões cometidas pelo sujeito.
ATENÇÃO CONCENTRADA (AC)
ATENÇÃO DIVIDIDA (AD) “Indica a capacidade de uma pessoa para procurar dois ou mais estímulos simultaneamente em tempo predeterminado, com vários distratores ao redor”. O instrumento apresenta 400 estímulos distribuídos da seguinte forma: 20 linhas com 20 estímulos cada; Do total, 120 são estímulos-alvo, sendo que cada linha contem 06 estímulos-alvo e 14 distratores (total de 280 distratores).
ATENÇÃO DIVIDIDA (AD) No topo da folha de respostas encontram-se os três modelos que a pessoa deverá assinalar no momento de responder o Teste: TREINAMENTO; O tempo de aplicação é de 4 minutos; A medida de AD corresponde à soma de estímulos-alvo que foram assinalados, menos os erros e as omissões cometidas pelo sujeito.
ATENÇÃO DIVIDIDA (AD)
ATENÇÃO ALTERNADA (AA) “Indica a capacidade de uma pessoa focar sua atenção e selecionar ora um estímulo, ora outro, por um determinado período de tempo e diante de vários estímulos distratores”. O instrumento apresenta 400 estímulos distribuídos da seguinte forma: 20 linhas com 20 estímulos cada; Do total, 120 são estímulos-alvo, sendo que cada linha ímpar contém 05 estímulos-alvo e 15 distratores, enquanto cada linha par contém 07 estímulos-alvos e 13 distratores (total de 280 distratores).
ATENÇÃO ALTERNADA (AA) No topo da folha de respostas encontram-se os três modelos que a pessoa deverá assinalar no momento de responder o Teste: TREINAMENTO; O tempo de aplicação é de 2 minutos e 30 segundos; A medida de AA corresponde à soma de estímulos-alvo que foram assinalados, menos os erros e as omissões cometidas pelo sujeito.
ATENÇÃO ALTERNADA (AA)
INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO As instruções dos três testes BPA são padronizadas e devem ser seguidas sem nenhuma modificação, a fim de evitar qualquer tipo de invalidez na aplicação do instrumento. Há uma ordem de aplicação que deve ser seguida: Primeiro deve ser aplicado o Teste de Atenção Concentrada; Segundo deve ser aplicado o teste de Atenção Dividida; Terceiro deve ser aplicado o teste de Atenção Alternada.
INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO Antes da distribuição do material deve-se dizer: “Você vai responder a três testes de atenção. Primeiro será respondido um teste de atenção concentrada, depois um de atenção dividida, e por fim um que avalia a atenção alternada”. “Em cada um deles será dada uma instrução diferente para responder. Portanto é muito importante que fique atento para a orientação que será dada em cada um dos testes”.
INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO Perguntar se entendeu as instruções e em caso afirmativo continuar: “Agora você vai receber a folha para realizar o teste de Atenção Concentrada. Não escreva nada e nem vire a folha até que eu lhe peça”. Junto com a folha de resposta deve ser entregue uma caneta de cor preta, ou azul. Posteriormente deve ser dito: “A folha que você recebeu (mostrar a folha) contém alguma informações a seu respeito. Por favor, preencham com a data, seu nome, sexo, idade, escolaridade e profissão”.
INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO Esperar até que todas as informações sejam preenchidas com seus dados e depois começar a aplicação dos instrumentos, respeitando sempre a sequência indicada e as instruções padronizadas que se encontram no cabeçalho do teste.
LEMBRETES Cada instrumento apresenta uma fase de treino que tem como objetivo fazer o testando entender claramente qual atividade deverá realizar durante a fase de resposta. Sanar todas as dúvidas antes de começar a responder a qualquer um dos testes; É importante que o aplicador fique atento ao tempo de aplicação de cada instrumento, pois varia de um para o outro: Atenção Concentrada = 2 minutos; Atenção Dividida = 4 minutos; Atenção Alternada = 2 minutos e 30 segundos.
NORMAS DE CORREÇÃO A correção de cada teste da BPA deve ser realizada com seus respectivos crivos de correção (AC, AD e AA). Seguir as seguintes orientações: Devem ser contadas as figuras que foram riscadas e que estão dentro dos quadrados do crivo de correção = Acertos (A); Depois contar as figuras que foram marcadas e estão fora dos quadrados do crivo de correção= Erros (E).
NORMAS DE CORREÇÃO Último passo contar as figuras que deveriam ter sido marcadas e não foram. = Omissões (O). Neste caso é importante lembrar que essa informação deve ser obtida considerando até a última figura marcada, ou seja, até onde o sujeito chegou ao final do tempo preestabelecido; Após obter as informações elas devem ser anotadas na parte inferior da folha de respostas levando em consideração: Acertos: figuras que foram marcadas corretamente; Erros: Figuras que foram assinaladas e não deveriam ter sido; Omissões: Figuras que deveriam ter sido marcadas e não foram.
NORMAS DE CORREÇÃO
NORMAS DE CORREÇÃO
NORMAS DE CORREÇÃO
NORMAS DE CORREÇÃO Para obter a informação a respeito dos pontos (P) em cada um dos três testes empregar a seguinte fórmula: P = A – (E +O) Primeiro somar os erros e as omissões, depois subtrair o valor encontrado do número de acertos, para se chegar ao total de pontos de cada teste; Após obter o valor de “P” de cada teste, procurar o percentil correspondente na Tabela Normativa de cada um deles.
NORMAS DE CORREÇÃO A BPA oferece uma medida de Atenção Geral da pessoa que está sendo avaliada. Somar os pontos obtidos em cada um dos testes, consultar a tabela normativa e empregar a seguinte fórmula: Pontos no AC + Pontos no AD + Pontos no AA = Pontos na Atenção Geral.
LEMBRETE A correção do teste deve ser realizada considerando o último estímulo assinalado pela pessoa; O procedimento de correção adotado é o mesmo para os três testes, apenas mudam os crivos; Durante a correção o crivo diminui consideravelmente a possibilidades de erros.
LEMBRETE O critério de correção de cada teste da BPA é o mesmo utilizado na maior parte dos testes de atenção utilizados no Brasil tais como: AC – Atenção Concentrada (Cambraia, 2003); TEACO-FF – Teste de Atenção Concentrada (Rueda & Sisto, 2009); TEADI e TEALT (Rueda, 2010) – Teste de Atenção Dividia e Alternada; Se uma determina pontuação bruta ficar localizada entre dois percentis, nesse caso deve-se considerar o percentil menor.
NORMAS DE INTERPRETAÇÃO DA BPA Para compor as normas de interpretação do AC, AD, AA e Atenção Geral foram consideradas as variáveis idade e escolaridade; As normas fornecem resultados para cada faixa etária, para idade de forma geral e para as diferentes escolaridades em cada um dos testes e na medida da Atenção Geral; Nas tabelas 27 a 30 – encontramos os resultados referente à variável escolar; Obs.: Todos os dados foram coletados em estudo de evidências de validade com as duas variáveis em 2011.
NORMAS DE INTERPRETAÇÃO DA BPA Nas tabelas 23 a 26 – encontramos os resultados referente à faixa etária:
NORMAS DE INTERPRETAÇÃO DA BPA
NORMAS DE INTERPRETAÇÃO DA BPA Nas tabelas 27 a 30 – encontramos os resultados referente à variável escolar:
NORMAS DE INTERPRETAÇÃO DA BPA
MODELOS DE RELATÓRIO
MODELOS DE RELATÓRIO
MODELOS DE RELATÓRIO
MODELOS DE RELATÓRIO
PONTOS POSITIVOS Itens que não apresentam conteúdo numérico , alfabético ou que fossem conhecidos ; Faixas etárias de aplicação bastante amplas ; Pode ser aplicado em pessoas não alfabetizadas e de diversos níveis de escolaridade ; Fácil aplicação e correção ; Resultados de precisão obtidos para a BPA são muito satisfatórios e atestam confiabilidade .
PONTOS NEGATIVOS A questão do tempo, este pode ajudar ou prejudicar o paciente , dependendo do caso ; Pacientes com problemas relacionado a coordenação motora podem obter baixos resultados ; Pacientes com baixa velocidade psicomotora também apresentarão resultados inferiores ; Agrupamento amplo de faixa etária na correção , exemplo : pacientes entre 51 anos e 80 anos , são analisados de forma igual , ou seja , recebem a mesma pontuação por faixa etária .