Lição 1 - O que é Mordomia Cristã

165,580 views 40 slides Jun 23, 2019
Slide 1
Slide 1 of 40
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40

About This Presentation

Slide Lição 1 - O que é Mordomia Cristã
Slide Licao 1 3 t - 2019 - cpad


Slide Content

Lição 1 O que é Mordomia Cristã

Tema do Trimestre Sendo Mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado Tempo, Bens e Talentos 3 º Trimestre Ano 2019 7 de Julho

Comentarista do Trimestre L íder da Assembleia de Deus em Parnamirim, RN; professor universitário; bacharel em ciências econômicas; escritor pela CPAD. Pr. Elinaldo Renovato

Lições do Trimestre Lição 1 - O que é a Mordomia Cristã Lição 2 - A Mordomia do Corpo Lição 3 - A Mordomia da Alma e do Espírito Lição 4 - A Mordomia da Família Lição 5 - A Mordomia da Igreja Local Lição 6 - A Mordomia da Adoração Lição 7 - A Mordomia dos Dízimos e Ofertas Lição 8 - A Mordomia do Tempo Lição 9 - A Mordomia do Trabalho Lição 10 - A Mordomia das Finanças Lição 11 - A Mordomia das Obras de Misericórdia Lição 12 - A Mordomia do Cuidado com a Terra Lição 13 - Seja um Mordomo Fiel

Objetivo da Lição Objetivo Geral Mostrar que Deus confiou aos seus filhos a mordomia dos bens espirituais e materiais. ❷ Expor acerca da mordomia espiritual do cristão ; ❶ Apresentar   o conceito de "Mordomo" e de " Mordomia"; Objetivos Específicos ❸ Explicar a mordomia dos bens materiais.

Leitura Bíblica em Classe 42  - E disse o Senhor: O qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? 43  - Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim. 44  - Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá. 45  - Mas, se aquele servo disser em seu coração: o meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, 46  - virá o Senhor daquele servo no dia em que o não espera e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. 47  - E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites. 48  - Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. Lucas 12.42-48

Texto Áureo (Lucas 12.42,43) "E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente , a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar fazendo assim ."

Verdade Prática Deus nos confiou a  mordomia dos bens materiais e espirituais ; por isso, sejamos vigilantes e zelosos, porque, em breve, Ele nos chamará a prestar contas de tudo quanto recebemos.                                                            

Ponto Central Deus nos confiou a mordomia dos bens espirituais e materiais .                                        

Introdução Neste trimestre, estudaremos a Mordomia Cristã. Ela prioriza os “bens espirituais e materiais” que o Criador nos delegou. ❶ Denominamos "bens espirituais" os recursos e os meios confiados por Deus à Igreja. ❷ Denominamos "bens materiais“ os recursos naturais e sociais que desfrutamos no mundo.

I – Conceito de Mordomia A palavra vem do latim ,   major   domu 1. Mordomo. significa " o criado maior da casa ", " administrador dos bens de uma casa", " ecônomo"

I – Conceito de Mordomia 1. Mordomo. N ós somos mordomos de Deus. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento essa função corresponde à de um administrador.

I – Conceito de Mordomia 2 . Mordomia. É a administração dos bens espirituais e materiais, tanto no aspecto individual quanto no coletivo do ser humano. A palavra “Mordomia” significa " cargo ou ofício do mordomo; mordomado".

I – Conceito de Mordomia 2 . Mordomia. Assim, nossas faculdades espirituais, emocionais e físicas são o objeto da Mordomia Cristã.

I – Conceito de Mordomia 2 . Mordomia. Esta mordomia está Ligada ao ensino da Palavra de Deus.

Síntese do Tópico I A função de mordomo corresponde ao administrador; A mordomia , na Bíblia, refere-se à administração dos bens espirituais e materiais .

II – A Mordomia Espiritual do Cristão 1 . A mordomia do amor cristão. Um fariseu, abordando Jesus, indagou-lhe : " Mestre, qual é o grande mandamento da lei ?“ ( Mt 22.36). A mordomia cristã deve dar grande valor à prática do amor.

II – A Mordomia Espiritual do Cristão 1 . A mordomia do amor cristão. ❶ “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento”. ❷ “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40 E Jesus respondeu-lhe de maneira sábia, serena , e consistente:

❶ “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração , e de toda a tua alma , e de todo o teu pensamento . Tome Nota Nosso Senhor não aceita dominar apenas uma parte do nosso coração ; Ele o quer por completo. A lém de todo o coração, o primeiro mandamento exige toda a alma e todo o pensamento de uma pessoa . ❷ “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Tome Nota Devemos amar o próximo como a nós mesmos . O nosso próximo é um familiar: esposo, esposa, pai e filho, irmão, primo, sobrinho, etc. É o nosso irmão em Cristo, o nosso vizinho, o professor, o colega de trabalho, o carente ou o socialmente excluído.

II – A Mordomia Espiritual do Cristão 2 . A Mordomia da Fé Cristã. A palavra fé ( grego:   pistis e latim:   fides ) traz a ideia de confiança que depositamos em todas providências de Deus "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem“ ( Hb 11.1).

II – A Mordomia Espiritual do Cristão 2 . A Mordomia da Fé Cristã. As três características essenciais à fé: ❶ Ela é o fundamento ou base para a confiança em Deus; ❷ Ela envolve a esperança ou expectativa segura do que se espera da parte de Deus; ❸ Ela é "a prova das coisas que não se veem", mas são esperadas por uma convicção antecipada.

II – A Mordomia Espiritual do Cristão 3 . A Fé como Patrimônio Espiritual. FÉ é o nosso patrimônio espiritual, de valor e virtudes inestimáveis. A fé cristã é o depósito espiritual acumulado durante toda vida do crente.

II – A Mordomia Espiritual do Cristão 3 . A Fé como Patrimônio Espiritual. O crente foi estimulado a guardar a FÉ para não perder a "coroa" ( Ap 3.11).

II – A Mordomia Espiritual do Cristão 3 . A Fé como Patrimônio Espiritual. Ao escrever ao jovem discípulo, Timóteo, e já próximo da morte, o apóstolo  Paulo disse: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" ( 2 Tm 4.7,8).

Síntese do Tópico II A mordomia espiritual do cristão envolve a prática do amor e o exercício da fé .

III – A Mordomia dos Bens Materiais 1 . O Cristão e as Finanças. Deus não demoniza a riqueza nem diviniza a pobreza. Na mordomia dos bens materiais, o cristão deve trabalhar honestamente para garantir sua sobrevivência financeira.

III – A Mordomia dos Bens Materiais 2 . O Cristão e as Riquezas. O cristão não deve recorrer aos meios ou práticas ilícitas de ganhar dinheiro, como o bingo, a rifa, as loterias e outras formas "fáceis" de buscar riquezas ( Pv 28.20).

III – A Mordomia dos Bens Materiais 2 . O Cristão e as Riquezas. A Bíblia mostra que a avareza é a idolatria ao dinheiro, ou seja, uma compulsão para e nriquecer a qualquer custo.

"Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem , e onde os ladrões não minam, nem roubam" ( Mt 6.20 ).

III – A Mordomia dos Bens Materiais 3 . O Cristão e a Contribuição para a Igreja. Essa contribuição deve ser feita através dos dízimos e das ofertas voluntárias. Foto: wol.jw.org Na  Igreja local há várias maneiras pelas quais o cristão pode e deve contribuir para a expansão e manutenção da Obra do Senhor.

Síntese do Tópico III A mordomia dos bens materiais do cristão envolve as finanças, as riquezas e contribuição para a igreja.

Conclusão Se realizarmos nossa mordomia para a glória de Deus, com gratidão pelos bens adquiridos, seremos recompensados pelo Senhor. Usemos os recursos que Deus nos concedeu como verdadeiros mordomos de Nosso Senhor Jesus Cristo . Somos mordomos dos bens espirituais e materiais concedidos por Deus à sua Igreja.

❶ Para Refletir O que diz respeito à mordomia na Bíblia? Na Bíblia, Mordomia diz respeito a todo serviço que o crente realiza para Deus e o seu comportamento diante do Pai e dos homens.

❷ Para Refletir Na mordomia do amor cristão a quem devemos amar? Amar a Deus e ao próximo.

❸ Para Refletir Na mordomia da fé cristã, o que significa "fé"? A palavra fé (gr. pistis ; lat. fides) traz a ideia de confiança que depositamos em todas as providências de Deus.

❹ Para Refletir Na mordomia dos bens materiais, como o cristão deve trabalhar? Na mordomia dos bens materiais, o cristão deve trabalhar honestamente para garantir sua sobrevivência financeira.

❺ Para Refletir Como deve ser a contribuição do cristão à igreja local? Essa contribuição deve ser feita através dos dízimos e das ofertas voluntárias (cf. Ml 3.8-12).  Foto: wol.jw.org

Próxima Lição Lição 2 - A Mordomia do Corpo

Fonte – Editora CPAD Revista Lições Bíblicas Adultos 3º Trimestre de 2019 Slide disponível em Bereanos-na-ebd.blogspot.com

Deus Abençoe !