O QUE É HOMILÉTICA ? É A TEORIA OU A ARTE DA ELOQUÊNCIA DO PULPITO. O QUE É ELOQUÊNCIA ? É A ARTE DE BEM FALAR, TALENTO DE CONVENCER, EXALTAR OU COMOVER FALANDO
ESCOLA BÍBLICA ELUZAI Lição 1: Você é chamado para pregar
“Prega a Palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” 2Tm 4.2 Texto áureo A pregação revela a vontade de Deus aos homens. Verdade Prática
Queremos, através desta lição, mostrar que você, homem ou mulher, pode e deve pregar o evangelho. Esta missão não é exclusividade de pastores e mestres. Todo crente salvo em Jesus Cristo recebeu poder par esse intento. Daí a importância de estudar a homilética .
I. O Pregador(ora) 1. Vocação: a) Pregar não é simplesmente uma escolha; é uma vocação divina e, portanto, irrevogável. b ) Não é para trazer fama ou ganhar dinheiro; é para trazer vidas ao genuíno conhecimento das verdades de Deus. c ) Quem ministra deve ter consciência de que sua vida nessa terra tem um propósito.
2 . Vocação: a) Deus vocaciona, porém cabe ao homem preparar-se, Paulo foi chamado por Jesus, porém passou 14 anos preparando-se para isso. Gl 2.1 b ) Aquele que vai anunciar o evangelho precisa ter consciência de que deve ter preparação física, emocional e espiritual. 2Tm 2.15 c ) O chamado pode ser feito do dia para noite, porém a preparação não, é algo constante que deve ser feito dia a dia.
d ) A preparação é muito mais que embasamento teórico. Ela é a prática (vivência) daquilo que se aprende e se prega. e) Albert Einstein disse: “Minhas grandes descobertas possuem um segredo: 10% são inspirações e 90% transpiração” o trabalho árduo é a razão de grandes conquistas. e) Deus faz o Chamado e espera que o homem prepare-se para o mesmo.
3. Prática: a) O pregador não é um mero transmissor de ideias, mas um exemplo vivo do poder de Deus para a Salvação. b ) Sua boca falará do que o coração está cheio, e as experiências vividas serão realidades para quem as ouvir.
II. A Pregação 1. Loucura da Pregação a) O viver Cristão é prática indispensável para a boa pregação quando aliamos a exposição da Palavra às práticas da nossa vida. b ) Paulo recomenda que aquele que se dispõe a pregar a Palavra deve se portar de forma irrepreensível: “...Que não tem do que se envergonhar...” 2Tm 2.15
2 . Chamados para Pregar a) O mais elevado de todos os chamados é o chamado para pregar o Evangelho de Jesus Cristo. Mc 16.15 b ) A maior missão do homem é levar a mensagem de Salvação aos outros homens, coisa que anjos não puderam fazer. Mt . 28.20 c ) Quando Cornélio estava jejuando e orando a vários dias, apareceu um anjo e mandou chamar a Pedro para anunciar-lhe o Evangelho. At.10
III. O Destinatário “Jamais houve época na história que exigisse do pregador uma mensagem mais viva e eficaz que a presente” “Quando você prega a Palavra, Deus dá os resultados. Ele os garante” “Somente uma genuína Palavra vinda da parte de Deus pode mudar o curso da história humana”
1. Necessidade: a) Vivemos um tempo de afastamento da Palavra de Deus e consequentemente esfriamento da fé. b ) Todas as vezes que a Palavra de Deus é negligenciada a Igreja e o mundo sofrem consequências danosas em todas as áreas e principalmente no âmbito moral. c ) Só a palavra de Deus pode trazer um avivamento genuíno e verdadeiro à igreja.
2 . Propósito: a) Tudo que Deus criou tem um objetivo, um propósito. A mensagem que Deus deu a nós possui o propósito maior de revelar a vontade de Deus ao homem. b ) Uma mensagem com o propósito alcançado é aquela que muda as vidas.
2 . Eficácia: a) Mensagem eficaz é aquela que alcança os seus objetivos. b) Um belo sermão que recebe aplausos e elogios, mas não leva ao convencimento, não alcançou seu principal objetivo. c ) Pedro pregou uma mensagem simples e objetiva e cerca de 3 mil pessoas entregaram suas vidas para Jesus.
“O PREGADOR É UM CANAL QUE DEUS USA PARA MOSTRAR A SUA VONTADE POR MEIO DA MENSAGEM PREGADA” FIM...