Lição 12 - A Igreja de Filadélfia um modelo para os nossos dias
41,043 views
40 slides
Jun 19, 2019
Slide 1 of 40
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
About This Presentation
Slide Lição 12 - A Igreja de Filadélfia, um modelo para os nossos dias
Slide Licao 12 2 t2019 betel
Size: 6.77 MB
Language: pt
Added: Jun 19, 2019
Slides: 40 pages
Slide Content
Lição 12 A Igreja de Filadélfia, um modelo para os nossos dias
Tema do Trimestre A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão. Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus 2 º Trimestre Ano 2019 23 de Junho
Lições do Trimestre Lição 1 – A Igreja e o Plano Divino Lição 2 – O Fundamento e a Edificação da Igreja Lição 3 – Conhecendo a Igreja a partir dos Títulos e Símbolos B íblicos Lição 4 – A história da Igreja até a Reforma Protestante Lição 5 – Avivamento e Missões na história da Igreja Lição 6 – A Igreja Atual e alguns desafios Lição 7 – O desafio das novas Teologias e Modismos Lição 8 – A Igreja e sua Influência na sociedade Lição 9 – A Igreja e sua Organização Lição 10 – O Culto Racional Lição 11 – A Igreja no poder do Espírito Santo Lição 12 – A Igreja de Filadélfia, um Modelo para os nossos dias Lição 13 – A Igreja e as Últimas Coisas
Objetivo da Lição ENALTECER e incentivar as qualidades desta igreja. DESCREVER os aspectos históricos, culturais e políticos da cidade e da igreja de Filadélfia; MOSTRAR como Cristo se apresenta a esta igreja;
Texto Áureo (Apocalipse 3.7) "E ao anjo da igreja que está em Filadélfia , escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre ."
Verdade Prática As qualidades da igreja de Filadélfia servem de modelo para nós, membros da Igreja de hoje: compromisso, fidelidade e perseverança.
Textos de Referência 8 - Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. 11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12 - A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. 13 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 3.8,11-13
Motivo de Oração Ore pelas missões mundiais e pelos países menos evangelizados do mundo.
Introdução Em meios às tribulações, provações e perseguições, devemos nos manter firmes, fiéis à Palavra e perseverantes, só assim poderemos vencer.
1 – Aspectos Históricos e Geográficos A Igreja de Filadélfia é uma das sete igrejas que receberam cartas, conforme livro de apocalipse. Somente duas igrejas não receberam reprovação do Senhor: Filadélfia e Esmirna.
1.1 – A Cidade de Filadélfia Nos tempos do Novo Testamento, a cidade de Filadélfia era uma província romana da Ásia e a segunda cidade mais importante da Lídia. A população da cidade era pequena em razão de terremotos freqüentes .
1.1 – A Cidade de Filadélfia A cidade de Filadélfia estava imersa na idolatria e, mais tarde, mergulhou no “culto ao imperador”. Uma cidade famosa pela grandiosidade de seus templos e de suas festividades religiosas. A Igreja Cristã de Filadélfia era relativamente pequena
1.2 – Uma Igreja Perseguida No final do século I e início do II, houve uma grande perseguição aos cristãos . Sendo assim, muitos cristãos foram perseguidos e mortos por se recusar a oferecer culto aos deuses do império e ao imperador romano.
Importante A fidelidade de uma igreja ou de um cristão fica evidente na maneira como se relaciona com o mundo. Como exemplo temos a Igreja de Filadélfia que negou prestar culto ao imperador e foi perseguida. É fato que quanto mais rejeitamos ao mundo e suas paixões, mais seremos perseguidos. O verdadeiro cristão só adora a Jesus.
1.3 – Uma Igreja que Ama A palavra Filadélfia significa "amor fraternal". Deus é aquele que se dirige à humanidade em amor, por meio do sacrifício de Jesus. Como Igreja de Cristo, devemos viver esse amor, amando-se uns aos outros ( Jo 13.34-35).
1.3 – Uma Igreja que Ama A ética do Reino se resume no amor Como base de toda ação da Igreja. Igrejas que Amam Crescem
2 – A Apresentação de Jesus O Santo O que tem a chave de Davi O Verdadeiro Jesus se apresenta como :
2 .1 – O Santo Profeta Amós A palavra “o Santo” é uma das afirmações da missão messiânica de Jesus ( Jo 6.69). O Filho é Santo na qualidade de Verbo Eterno de Deus ( Jo 1.1).
2.2 – Verdadeiro Ele é a própria Verdade, conforme João 14.6. Ele é a verdade personificada, portanto, Ele é fiel, sem mácula, totalmente digno de confiança. Quem serve a Jesus, assim como Ele, tem compromisso com a verdade.
2.3 – O que tem a chave de Davi pois somente Ele reuniu as condições necessárias para exercer o tríplice ministério messiânico : Jesus é o representante mais autorizado da casa de Davi,
2.3 – O que tem a chave de Davi Dessa forma, ficou ao seu encargo a chave da Casa de Davi que, no Antigo Testamento, fora confiada a Eliaquim ( Is 22.22-25).
2.3 – O que tem a chave de Davi Ele deixa bem claro que, na expansão do Reino de Deus, nenhuma porta haverá de prevalecer contra a Igreja, porque Ele as abrirá ( Mt 16.13-19).
3 – Qualidades da Igreja de Filadélfia A igreja de Filadélfia não foi advertida, ela possuía um testemunho exemplar para os nossos dias uma igreja que fez a diferença em seu tempo.
3.1 – Compromisso com a Palavra “Guardaste a minha palavra...” ( Ap 3.8) A vida de obediência leva a uma vida de santidade. É relevante que após o Senhor dizer que tinham “pouca força” (poucos membros ? Pouca influência?) estavam guardando a Sua Palavra.
3.2 – Fidelidade Apocalipse foi escrito numa situação em que a maior virtude do cristão é a lealdade inflexível a Jesus Cristo. Fidelidade (do grego " pistis ") era uma característica da igreja de Filadélfia: "não negastes o meu nome" ( Ap 3.8).
3.2 – Fidelidade “Jesus sempre foi fiel (1Co 1.9, Ap 19.11) e espera de nós fidelidade ( Sl 101.6).” Pastor Eurico Bergstén
3.2 – Fidelidade “Em 60 anos Jesus sempre me foi fiel, Como poderei eu negá-lo ?” Policarpo foi queimado vivo, mas permaneceu fiel até o fim. Policarpo - Bispo de Esmirna por 60 anos
3.3 – Perseverança A terceira qualidade é a perseverança "Como guardaste a palavra da minha paciência ..." ( Ap 3.10 ) Grego hupomone Normalmente traduzida por " paciência" ou "perseverança "
3.3 – Perseverança A Tribulação produz Perseverança
3.3 – Perseverança É a perseverança que espera radiantemente a aurora. Ser perseverante como os cristãos de Filadélfia é ter espírito que suporta as coisas não somente com resignação, mas com a esperança fulgurante ...
Conclusão que possamos ter estas qualidades diante das aflições e perseguições, guardando aquilo que temos de mais precioso, a nossa salvação. Assim como a igreja de Filadélfia era irrepreensível, fiel e perseverante,
❶ Pergunta Em qual parábola o amor a Deus e ao próximo (fraternal) é reafirmado no Novo Testamento como resumo de toda Lei ? A parábola do bom samaritano ( Lc 10.25-37).
❷ Pergunta Quem é a própria Verdade ? Jesus ( Jo 14,6).
❸ Pergunta O que o texto de Isaías 22.22 ressalta ? A soberania que Cristo exerce sobre a esfera "da morte e do Hades /Inferno”.
❹ Pergunta O que Paulo nos exorta em Tito 2.10 ? Que os servos nunca devem furtar, mas demonstrar boa fidelidade ( Tt 2.10).
❺ Pergunta O que produz perseverança ? A tribulação ( Rm 5.3).
Próxima Lição Lição 13 – A Igreja e as Últimas Coisas
Fonte – Editora Betel Revista Betel Dominical Adultos Pr . Sergio Nascimento da Costa 2º Trimestre de 2019 Slide disponível em Ebd-Betel.blogspot.com