Lição 2 - Abel, Exemplo de Caráter que Agrada a Deus
EderTome
7,181 views
26 slides
Apr 04, 2017
Slide 1 of 26
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
About This Presentation
Slide Licao 2 cpad - 2 t - 2017
Slide Lição 2 - Abel, Exemplo de Caráter que Agrada a Deus
Size: 4.55 MB
Language: pt
Added: Apr 04, 2017
Slides: 26 pages
Slide Content
Tema do Trimestre O Caráter do Cristão Moldado pela Palavra de Deus e provado Como ouro 09 Abril 2º Trimestre Ano 2017
Lições do Trimestre Lição 01 - A Formação do Caráter Cristão Lição 02 - Abel, Exemplo de Caráter que agrada a Deus Lição 03 - Melquisedeque , o Rei da Justiça Lição 04 - Isaque, um Caráter Pacífico Lição 05 - Jacó, Um Exemplo de um Caráter Restaurado Lição 06 - Jônatas, um Exemplo de Lealdade Lição 07 - Rute, Uma Mulher Digna de Confiança Lição 08 - Abigail, um Caráter Conciliador Lição 09 - Hulda , a Mulher que Estava no Lugar Certo Lição 10 - Maria, Irmã de Lázaro, uma Devoção Amorosa Lição 11 - Maria, Mãe de Jesus - uma Serva Humilde Lição 12 - José, O Pai Terreno de Jesus - Um Homem de Caráter Lição 13 - Jesus Cristo, o Modelo Supremo de Caráter
Lição 2 Abel , exemplo de Caráter que Agrada a Deus
Objetivos da Lição Objetivo Geral Apresentar Abel como exemplo de caráter que agrade a Deus. Reconhecer o valor da oferta de Abel ; ❶ ❷ ❸ Mostrar a injustiça de Caim c ontra Abel; Explicar porque Abel foi um Homem que agradou a Deus . Objetivos Específicos
Texto Áureo “ Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala. " (Hebreus 11:4)
Verdade Prática O cristão deve viver de Forma que agrade a Deus, ainda que sofra por causa disso .
Ponto Central Abel é um exemplo de caráter justo que agrade a Deus .
Leitura Bíblica em Classe 8 - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou. 9 - E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? 10 - E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. 11 - E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. 12 - Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra. Gênesis 4:8-16
Leitura Bíblica em Classe 13 - Então, disse Caim ao Senhor: É Maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. 14 - Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará 15 - O Senhor, porém, disse-lhes: Portanto qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse. 16 - E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden. Gênesis 4:8-16
Introdução Abel tinha um caráter espiritual e digno. D emonstrando ter um relacionamento saudável com Deus e um coração bondoso. Por isso, sua oferta foi aceita pelo Senhor.
I – A Oferta de Abel 1 . Uma oferta agradável a Deus Deus não atenta para o valor da oferta, mas para o coração do ofertante, sua real intenção. A oferta de Abel foi aceita pelo Senhor porque seu coração era sincero e cheio de amor. Suas obras eram justas ( Hb 11:4). Ele era um homem íntegro e fiel. Lembra do caso da Oferta da viúva ?
I – A Oferta de Abel 2 . Uma oferta profética Talvez a oferta de Abel tenha sido o primeiro sacrifício de animal a ser oferecido a Deus em forma de gratidão ao Senhor A morte do cordeiro ou de uma ovelha, dos primogênitos do rebanho de Abel, sem dúvida prefigurava o sacrifício de Cristo, que se ofereceu a si mesmo imaculado em nosso lugar ( Hb 9:14).
I – A Oferta de Abel 3 . Uma oferta valiosa Foi tão grande o valor da oferta de Abel que “por ela, depois de morto, ainda fala”! Jesus deu testemunho de Abel, considerando-o “o justo” ( Mt 23:35). Jesus demonstrou quão elevado era o caráter santo de Abel. Somente o sangue de Cristo foi considerado o que “fala melhor que” o de Abel ( Hb 12:4).
Síntese do Tópico I Deus se agradou da oferta de Abel
II – A Injustiça contra Abel 1. Abel era um homem justo Abel, demonstrou ser homem de bem, que andava em retidão, de caráter ilibado e reconhecido por Deus. Caim, representa a parte má da humanidade. Abel - Representa as pessoas Que se voltam para Deus Caim - Representa as pessoas q ue dá as costas para Deus
II – A Injustiça contra Abel 2 . Abel, o primeiro mártir Abel foi o primeiro pastor de ovelhas; o primeiro a oferecer sacrifícios de animais no culto a Deus; foi o primeiro homem justo e também o primeiro mártir. Ele foi o primeiro a entrar para a galeria dos mártires por causa da sua fé e também o primeiro a ter seu nome registrado na galeria dos heróis da fé ( Hb 11:4)
II – A Injustiça contra Abel 2 . Abel, o primeiro mártir Abel foi morto por inveja. Caim seu irmão o matou ( Gn 4:8) Jesus foi morto por inveja. Os principais sacerdotes o tinham entregado (Mc 15:10)
II – A Injustiça contra Abel 3 . O sangue de Abel Quando Caim matou Abel, o enterrou para não ter seu crime descoberto. Mas, para Deus que tudo vê ( Gn 16:23), nada pode ficar em oculto. O sangue de Abel clamava por justiça e por vingança, diferente do sangue de Cristo, que clamava por perdão.
Síntese do Tópico II É através de suas ações Que o cristão evidencia o caráter de Cristo em sua vida.
III – Um homem que agradou a Deus 1 . Abel soube agradar a Deus O episódio envolvendo Caim e Abel é o mais destacado, na história de Adão depois da Queda Adão e Eva criaram seus filhos, na perspectiva de serem servos de Deus. Eles tiveram outros filhos e filhas (Gn 5.1-5 ) .
III – Um homem que agradou a Deus 2 . Abel, buscou a Deus Abel buscou a Deus com mais afinco e amor. E entendeu que seu sacrifício deveria ser do melhor do que possuía Que Deus nos dê sabedoria e amor para oferecermos sempre "sacrifício de louvor" (Sl 50.14). Um louvor que custe devoção, sinceridade, santidade, no altar da adoração a Deus.
III – Um homem que agradou a Deus 3 . Caim agradou ao Diabo O caráter de Caim foi deformado porque ele deu lugar ao Diabo. Encheu-se de inveja, quando percebeu que Deus aceit ou o sacrifício do irmão e não o seu . A ira se transforma em ódio, agressão e crime . A inveja é tão prejudicial que provoca "podridão dos ossos" (Pv 14.30 ).
Síntese do Tópico III Abel foi um Homem que Agradou a Deus
Conclusão Toda a tragédia humana decorre daquele primeiro gesto de desobediência de Adão e Eva. Caim, o primogênito, preferiu desobedecer ao Criador. Seu irmão, Abel, pelo contrário, optou dedicar-se a adorar a Deus, oferecendo o melhor do seu trabalho.
Próxima Lição Lição 3 - Melquisedeque , o Rei de Justiça