Slide Lição 2 – O Fundamento e a Edificação da Igreja
Slide Licao 2 2 t - 2019 - betel
Size: 6.65 MB
Language: pt
Added: Apr 11, 2019
Slides: 37 pages
Slide Content
Lição 2 Jesu s O Fundamento e a Edificação da Igreja
Tema do Trimestre A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão. Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus 2 º Trimestre Ano 2019 14 de Abril
Lições do Trimestre Lição 1 – A Igreja e o Plano Divino Lição 2 – O Fundamento e a Edificação da Igreja Lição 3 – Conhecendo a Igreja a partir dos Títulos e Símbolos B íblicos Lição 4 – A história da Igreja até a Reforma Protestante Lição 5 – Avivamento e Missões na história da Igreja Lição 6 – A Igreja Atual e alguns desafios Lição 7 – O desafio das novas Teologias e Modismos Lição 8 – A Igreja e sua Influência na sociedade Lição 9 – A Igreja e sua Organização Lição 10 – O Culto Racional Lição 12 – A Igreja de Filadélfia, um Modelo para os nossos dias Lição 13 – A Igreja e as Últimas Coisas
Objetivo da Lição APRESENTAR as bênçãos atuais usufruídas pelos cristãos. EXPLICAR quem é a pedra fundamental da I greja. MOSTRAR que a Igreja teve seu início no Pentecostes.
Texto Áureo “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja , e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” ( Mt 16:18)
Verdade Prática A vida do cristão deve estar alicerçada na rocha que é Cristo Jesus . Ele é o alvo da nossa vida.
Textos de Referência 15 – Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? 16 – E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 – E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu Simão Barjonas , porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que estás nos céus. 18 – Pois também eu te digo que tu és Pedro, sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 – E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tu o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16.15-19
Motivo de Oração Ore pelo fortalecimento dos cristãos em todo o mundo.
Introdução Também veremos as bênçãos atuais que a Igreja usufrui. Veremos sobre qual fundamento a Igreja de Cristo está estabelecida, seu início histórico e as suas prerrogativas.
Somente através de uma interpretação correta das Escrituras poderemos entender a expressão : 1 – Cristo é a Rocha Jesu s “E sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” ( Mt 16.18)
O Título e o Conceito de Messias 1.1 – Jesus, o Messias Mashia Hebraico Grego Christos Ungido significado Jesus é o Messias e nEle todas as promessas de Deus são cumpridas.
1.2 – A afirmação de Pedro. “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” ( Mt 16.16) Jesus Nunca se Identificara como o Messias, Exceto para A mulher Samaritana ( Jo 4.26) Após ser indagado por Jesus sobre quem Ele era, Pedro declara:
1.2 – A afirmação de Pedro. Para reconhecer Jesus como o Messias, era necessário primeiramente um ato de fé e a revelação do Pai.
Não é a pessoa de Pedro que é a pedra fundamental da Igreja, mas o próprio Cristo. 1.3 – Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja Ele é a pedra de esquina, pedra a qual se colocava nas extremidades para a fundação de um edifício. Foto: Revista comunhão
Depois da morte e ressurreição de Jesus, um pequeno grupo de discípulos, de quase cento e vinte pessoas, esperava em Deus a direção divina e o recebimento da promessa do Pai. 2 – O Início da Igreja: Pentecostes
2 .1 – A Festa de Pentecostes Pentecostes é uma palavra grega que significa “quinquagésimo”, a festa celebra Cinquenta dias da Páscoa. É mencionada a primeira vez no Novo Testamento como sendo a ocasião do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos de Cristo.
2 .1 – A Festa de Pentecostes É no Pentecostes que a Igreja tem o seu marco de inauguração (At 2.1), o Senhor proveu o necessário para cumprir a missão de levar o evangelho. Atos 2.1-4
2.2 – A descida do Espírito Santo “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;” Quando o grupo experimentou o dom pentecostal, Pedro declarou que o evento era o cumprimento da profecia de Joel (At 2.16-17)
2.3 – Crescimento e Expansão A frase “Revestimento de Poder” tem como princípio catalisador o poder do Espírito. “Poder” no grego é :
2.3 – Crescimento e Expansão Deus através de Seu Santo Espírito capacita o cristão para a Sua obra. Esse derramamento é chamado de batismo com o Espírito (At 1.5) e de dom do Espírito Santo (At 2.38)
2.3 – Crescimento e Expansão Após a descida do Espírito Santo quase três mil almas se convertem em Jerusalém, mostrando que somente através da direção de Deus e atuação do Espírito Santo podemos ser bem-sucedidos na Sua obra.
3 – Bênçãos Atuais Como novo povo de Deus, a Igreja desfruta de benefícios que o próprio Deus estabeleceu para que ela vivesse na era atual.
Deus escolheu em Jesus Cristo para a salvação todos aqueles que de antemão Ele sabia que responderiam positivamente à ação do Espírito Santo. 3 .1 – Eleição
3 .1 – Eleição "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai , em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas." (I Pedro 1.2). Deus não nos escolhe por algum mérito nosso, mas, sim, através de um ato livre, espontâneo, gracioso e amoroso de Sua parte em concordância com a presciência.
3 .1 – Eleição A queda no Éden comprometeu o estado original do ser humano, mas não aniquilou totalmente a liberdade de Escolha. Embora a graça seja para todos, nem todos se salvam, pois ela não é irresistível (At 7.51).
3 .1 – Eleição Isso nos mostra que, como Igreja, apesar de não sermos merecedores, nós temos responsabilidade com nossas escolhas e em obedecer às Escrituras. Fonte: Mídia Gospel
3.2 – Regeneração Regeneração é a ação divina, em que Deus muda o coração do ser humano, tornando-o participante da natureza divina (2 Pe 1.4); é o novo nascimento. Conversão é o ato humano-divino em que o ser humano, através da fé, responde positivamente à ação do Espírito,
3.3 – Justificação Era o ato jurídico em que um juiz declarava um réu inocente. Ser justificado é ser livre da culpa e da condenação por parte da justiça.
Conclusão Xxxx A Igreja iniciou a sua história no dia de Pentecostes e continua até hoje criando e mudando histórias A Igreja foi planejada na Eternidade como mistério de Deus, através da ação do Espírito Santo.
❶ Pergunta Quem é a pedra fundamental da Igreja ? Jesus ( Mt 16.18)
❷ Pergunta Quem é a pedra espiritual da qual os israelitas no deserto saciaram a sua sede ? Jesus (1Co 10.4) Jesu s
❸ Pergunta Qual foi o marco de inauguração da Igreja ? A festa de Pentecostes (At 2.1)
❹ Pergunta Quem deve ter uma vida de acordo com os preceitos de Deus ? O verdadeiro discípulo de Jesus (Jr 31.33)
❺ Pergunta O que acontece quando confessamos o nosso pecado e recebemos o perdão de Deus ? Sentimos a paz de Deus que excede todo entendimento ( Fp 4.7)
Próxima Lição Lição 3 – Conhecendo a Igreja a partir dos Títulos e Símbolos Bíblicos
Fonte – Editora Betel Revista Betel Dominical Adultos Pr . Sergio Nascimento da Costa 2º Trimestre de 2019 Slide disponível em Ebd-Betel.blogspot.com