Lição 2 – O Fundamento e a Edificação da Igreja

126,153 views 37 slides Apr 11, 2019
Slide 1
Slide 1 of 37
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37

About This Presentation

Slide Lição 2 – O Fundamento e a Edificação da Igreja
Slide Licao 2 2 t - 2019 - betel


Slide Content

Lição 2 Jesu s O Fundamento e a Edificação da Igreja

Tema do Trimestre A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão. Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus 2 º Trimestre Ano 2019 14 de Abril

Lições do Trimestre Lição 1   – A Igreja e o Plano Divino Lição 2   – O Fundamento e a Edificação da Igreja Lição 3   – Conhecendo a Igreja a partir dos Títulos e Símbolos B íblicos Lição 4   – A história da Igreja até a Reforma Protestante Lição 5   – Avivamento e Missões na história da Igreja Lição 6   – A Igreja Atual e alguns desafios Lição 7   – O desafio das novas Teologias e Modismos Lição 8 – A Igreja e sua Influência na sociedade Lição 9   – A Igreja e sua Organização Lição 10  – O Culto Racional Lição 12 – A Igreja de Filadélfia, um Modelo para os nossos dias Lição 13 – A Igreja e as Últimas Coisas

Objetivo da Lição APRESENTAR   as bênçãos atuais usufruídas pelos cristãos. EXPLICAR   quem é a pedra fundamental da I greja. MOSTRAR   que a Igreja teve seu início no Pentecostes.

Texto Áureo “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja , e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” ( Mt 16:18)

Verdade Prática A vida do cristão deve estar alicerçada na rocha que é Cristo Jesus . Ele é o alvo da nossa vida.                                                          

Textos de Referência 15 – Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? 16 – E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 – E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu Simão Barjonas , porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que estás nos céus. 18 – Pois também eu te digo que tu és Pedro, sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 – E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tu o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16.15-19

Motivo de Oração Ore pelo fortalecimento dos cristãos em todo o mundo.

Introdução Também veremos as bênçãos atuais que a Igreja usufrui. Veremos sobre qual fundamento a Igreja de Cristo está estabelecida, seu início histórico e as suas prerrogativas.

Somente através de uma interpretação correta das Escrituras poderemos entender a expressão : 1 – Cristo é a Rocha Jesu s “E sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” ( Mt 16.18)

O Título e o Conceito de Messias 1.1 – Jesus, o Messias Mashia Hebraico Grego Christos Ungido significado Jesus é o Messias e nEle todas as promessas de Deus são cumpridas.

1.2 – A afirmação de Pedro. “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” ( Mt 16.16) Jesus Nunca se Identificara como o Messias, Exceto para A mulher Samaritana ( Jo 4.26) Após ser indagado por Jesus sobre quem Ele era, Pedro declara:

1.2 – A afirmação de Pedro. Para reconhecer Jesus como o Messias, era necessário primeiramente um ato de fé e a revelação do Pai.

Não é a pessoa de Pedro que é a pedra fundamental da Igreja, mas o próprio Cristo. 1.3 – Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja Ele é a pedra de esquina, pedra a qual se colocava nas extremidades para a fundação de um edifício. Foto: Revista comunhão

Depois da morte e ressurreição de Jesus, um pequeno grupo de discípulos, de quase cento e vinte pessoas, esperava em Deus a direção divina e o recebimento da promessa do Pai. 2 – O Início da Igreja: Pentecostes

2 .1 – A Festa de Pentecostes Pentecostes é uma palavra grega que significa “quinquagésimo”, a festa celebra Cinquenta dias da Páscoa. É mencionada a primeira vez no Novo Testamento como sendo a ocasião do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos de Cristo.

2 .1 – A Festa de Pentecostes É no Pentecostes que a Igreja tem o seu marco de inauguração (At 2.1), o Senhor proveu o necessário para cumprir a missão de levar o evangelho. Atos 2.1-4

2.2 – A descida do Espírito Santo “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos;” Quando o grupo experimentou o dom pentecostal, Pedro declarou que o evento era o cumprimento da profecia de Joel (At 2.16-17)

2.3 – Crescimento e Expansão A frase “Revestimento de Poder” tem como princípio catalisador o poder do Espírito. “Poder” no grego é :

2.3 – Crescimento e Expansão Deus através de Seu Santo Espírito capacita o cristão para a Sua obra. Esse derramamento é chamado de batismo com o Espírito (At 1.5) e de dom do Espírito Santo (At 2.38)

2.3 – Crescimento e Expansão Após a descida do Espírito Santo quase três mil almas se convertem em Jerusalém, mostrando que somente através da direção de Deus e atuação do Espírito Santo podemos ser bem-sucedidos na Sua obra.

3 – Bênçãos Atuais Como novo povo de Deus, a Igreja desfruta de benefícios que o próprio Deus estabeleceu para que ela vivesse na era atual.

Deus escolheu em Jesus Cristo para a salvação todos aqueles que de antemão Ele sabia que responderiam positivamente à ação do Espírito Santo. 3 .1 – Eleição

3 .1 – Eleição "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai , em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas." (I Pedro 1.2). Deus não nos escolhe por algum mérito nosso, mas, sim, através de um ato livre, espontâneo, gracioso e amoroso de Sua parte em concordância com a presciência.

3 .1 – Eleição A queda no Éden comprometeu o estado original do ser humano, mas não aniquilou totalmente a liberdade de Escolha. Embora a graça seja para todos, nem todos se salvam, pois ela não é irresistível (At 7.51).

3 .1 – Eleição Isso nos mostra que, como Igreja, apesar de não sermos merecedores, nós temos responsabilidade com nossas escolhas e em obedecer às Escrituras. Fonte: Mídia Gospel

3.2 – Regeneração Regeneração é a ação divina, em que Deus muda o coração do ser humano, tornando-o participante da natureza divina (2 Pe 1.4); é o novo nascimento. Conversão é o ato humano-divino em que o ser humano, através da fé, responde positivamente à ação do Espírito,

3.3 – Justificação Era o ato jurídico em que um juiz declarava um réu inocente. Ser justificado é ser livre da culpa e da condenação por parte da justiça.

Conclusão Xxxx A Igreja iniciou a sua história no dia de Pentecostes e continua até hoje criando e mudando histórias A Igreja foi planejada na Eternidade como mistério de Deus, através da ação do Espírito Santo.

❶ Pergunta Quem é a pedra fundamental da Igreja ? Jesus ( Mt 16.18)

❷ Pergunta Quem é a pedra espiritual da qual os israelitas no deserto saciaram a sua sede ? Jesus (1Co 10.4) Jesu s

❸ Pergunta Qual foi o marco de inauguração da Igreja ? A festa de Pentecostes (At 2.1)

❹ Pergunta Quem deve ter uma vida de acordo com os preceitos de Deus ? O verdadeiro discípulo de Jesus (Jr 31.33)

❺ Pergunta O que acontece quando confessamos o nosso pecado e recebemos o perdão de Deus ? Sentimos a paz de Deus que excede todo entendimento ( Fp 4.7)

Próxima Lição Lição 3 – Conhecendo a Igreja a partir dos Títulos e Símbolos Bíblicos

Fonte – Editora Betel Revista Betel Dominical Adultos Pr . Sergio Nascimento da Costa 2º Trimestre de 2019 Slide disponível em Ebd-Betel.blogspot.com

Deus Abençoe !