Lição 4 - Disciplina e o processo educacional de Deus
EderTome
103,823 views
38 slides
Apr 19, 2018
Slide 1 of 38
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
About This Presentation
Slide Lição 4 - Disciplina e o processo educacional de Deus
Slide Licao 4 2 t - 2018 - betel
Size: 5.75 MB
Language: pt
Added: Apr 19, 2018
Slides: 38 pages
Slide Content
e bd-betel.blogspot.com.br Lição 4 Disciplina e o processo educacional de Deus
Tema do Trimestre 1 º Trimestre Ano 2018 Propósito de Deus para o discípulo de Cristo Aperfeiçoamento Cristão 2º Trimestre Ano 2018 22 de Abril
Lições do Trimestre Lição 1 – Discernindo as bênçãos de Deus Lição 2 – Deus cuida dos que se dedicam a Ele Lição 3 - Usando as lentes da fé e dos propósitos de Deus Lição 4 - Disciplina e o processo educacional de Deus Lição 5 - A responsabilidade de cuidar uns dos outros Lição 6 - O temor a Deus e as atitudes corretas Lição 7 - Deus espera de nós uma respostas Lição 8 - Os propósitos de Deus nos milagres Lição 9 - É preciso buscar crescimento espiritual Lição 10 - Vivendo neste presente século Lição 11 - O discipulado de Jesus e o serviço cristão Lição 12 - Nossas atitudes diante da Palavra de Deus Lição 13 - Em Cristo somos mais do que vencedores
e bd-betel.blogspot.com.br Objetivos da Lição ❶ ❷ ❸ Explicar o que é disciplina à luz da Bíblia; Mostrar a autoridade bíblica para a aplicação de disciplina por parte da igreja; Ensinar que a vida do povo de Deus é uma vida que envolve disciplina.
e bd-betel.blogspot.com.br Texto Áureo (Hebreus 12:6) “ Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.”
e bd-betel.blogspot.com.br Verdade Aplicada A disciplina faz parte do processo de aperfeiçoamento do discípulo de Cristo, enquanto estiver na terra.
Textos de Referência Hebreus 12.7,8,10,11 7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque , que filho há a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
Motivo de Oração Ore a Deus pelo seu pastor e por tantos outros que contribuíram com a sua vida cristã.
Introdução Trata-se de uma ação com propósitos bem definidos ( Hb 12.10). É feliz aquele que se submete à disciplina do Senhor. A disciplina faz parte do processo de crescimento, amadurecimento e aperfeiçoamento do discípulo de Cristo.
1. Disciplina - O que é isto ?
Apesar de ser bíblico, disciplina é um dos assuntos pouco enfatizados nos dias de hoje . 1.1 – Disciplina e a sua necessidade 1.2 – Disciplina e os diferentes termos 1.3 – Disciplina e a santidade de Deus A questão é que, quando o púlpito da igreja silencia, muitos começam a agir de acordo com seus próprios pensamentos e como melhor convém a cada um. 1. Disciplina - O que é isto ?
Ça Nunca esqueça que a Bíblia Sagrada é a REVELAÇÃO DE DEUS para nós e a AUTORIDADE fundamental sobre a qual a IGREJA deve MOLDAR sua fé.
1.1. Disciplina e a sua necessidade A expressão “ deixemos ” indica um aspecto da vida disciplinada do discípulo do Senhor: a autodisciplina. S omos chamados para perseverarmos na jornada cristã, mantendo nosso foco em Jesus Cristo e removendo qualquer coisa que nos impeça ou atrapalhe na continuidade da caminhada como discípulos de Cristo.
1.2. Disciplina e os diferentes termos Somente no texto de Hebreus 12.5-11 encontramos dez vezes diversos termos correlatos: correção, repreensão, disciplina. A palavra grega é “ paideuõ ”, admitindo vários sentidos : Treinar crianças Ensinando Castigando D isciplina C orreção Educar para a vida
1.2. Disciplina e os diferentes termos O entendimento dos diversos sentidos do termo “disciplina” que são admitidos na Bíblia, nos ajuda a corrigirmos pensamentos equivocados e ideias que possam causar resistência a este instrumento utilizado no processo de aperfeiçoamento dos membros do corpo de Cristo.
Alguns pensamentos equivocados de resistência a disciplina : “Só presto contas a Deus” “Deus conhece minhas fraquezas” “conheço pessoas vivendo em pecado” “Sou assim mesmo ”
1.3. Disciplina e a Santidade de Deus “Para sermos participantes da sua santidade” ( Hb 12.10). Este texto indica o propósito de Deus ao aplicar a correção em Seus filhos, visto que estamos propensos às práticas do velho homem Assim, por intermédio da correção e instrução, o processo educacional de Deus vai sendo aplicado em nós ( Hb 12.11).
2 . A Igreja e a Disciplina É bíblica a aplicação de disciplina por parte da Igreja.
2 . A Igreja e a Disciplina “Porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos” (Juízes 21.25) Sem disciplina na Igreja, a história abaixo se repetirá :
2 . A Igreja e a disciplina Muitos associam o uso da disciplina pela Igreja com ausência de amor e misericórdia . Há os que acreditam que somente Deus ou o próprio membro do Corpo de Cristo aplica a disciplina a si. 2 .1 – Igreja – origem e natureza 2 .2 – A Igreja e o uso da disciplina 2 .3 – Os cuidados e objetivos na aplicação da disciplina Assim, vemos que há necessidade de instrução bíblica sobre este tema: Disciplina
2 .1. Igreja – Origem e Natureza O verdadeiro significado de Igreja não está no ajuntamento mas em Cristo, que é o fundador e o fundamento (1Co 3.11), a cabeça ( Ef 1.22). A Igreja é de Deus (At 20.28; 1Pe 2.9-10). N ão basta entender Igreja como um grupo, um povo ou um ajuntamento, pois Igreja não é clube ou associação para irmos algumas vezes, aproveitando o tempo livre.
2.2. A Igreja e o uso da disciplina Foi o próprio Jesus Cristo quem primeiro tratou sobre a igreja lidar com a aplicação da disciplina ( Mt 18.15-19). Há casos de membros da igreja que são disciplinados diretamente por Deus ( 1Co 11.30-32). É bíblica a autoridade da igreja para aplicar disciplina ( Mt 18.15-19; Rm 16.17-18; 1Co 5; Gl 6.1; 2Ts 3.14-15; 1Tm 5.20; Tt 1.10-11).
2.2. A Igreja e o uso da disciplina Infelizmente, vivemos num tempo de muito individualismo e insubordinação. Além disso, em muitas igrejas locais não se exerce mais a autoridade concedida por Deus para aplicar a disciplina. Ninguém manda em mim!
2.2. A Igreja e o uso da disciplina Evidentemente, devemos, como Igreja, agir tendo em mente os princípios bíblicos que norteiam o uso da disciplina, evitando assim, tanto a negligência como o abuso.
“ Não disciplinar os errados significa correr o risco de cair na posição de confundir a igreja com o mundo e vice-versa. Mas a disciplina rigorosa incorre num perigo igualmente sério de cisma, dividindo irmãos e destruindo o ‘santuário de Deus ’ ”. teólogo evangélico e missionário da Missão Batista (1929-2016)
2.3. Os cuidados e objetivos na aplicação da disciplina O Senhor Jesus ao instruir sobre como lidar com o pecado de um irmão, retrata bem o objetivo da disciplina: “ganhaste a teu irmão” ( Mt 18.15). A Bíblia orienta a Igreja nas questões fundamentais da disciplina, é importante também conhecer os objetivos na aplicação da mesma.
2.3. Os cuidados e objetivos na aplicação da disciplina Paulo escrevendo a Timóteo declara o objetivo do corretivo aplicado a dois homens: “para que aprendam” (1Tm 1.20). ❶ Agir com humildade e atenção consigo mesmo para não sermos tentados ( Gl 6.1); ❷ Amor , mansidão e capacitação para ensinar (2Tm 2.24-26); ❸ Tendo em mente que se trata não de um inimigo, mas um irmão (2Ts 3.15). É preciso também, atentarmos para alguns cuidados quando os membros da igreja estiverem envolvidos na aplicação da disciplina:
3 . É preciso lidar com a disciplina O povo de Deus por toda a Bíblia é alvo de atitudes de disciplina por parte de Deus , da própria pessoa e da comunidade.
3 .1 – A autodisciplina 3 .2 – Sendo disciplinado 3 .3 – A questão da tolerância Aprendemos que a vida do povo de Deus é uma vida que envolve disciplina, pois “Deus não é Deus de confusão” e se requer que tudo seja feito com ordem e decência (1Co 14.33, 40). 3 . É preciso lidar com a disciplina
3.1. A autodisciplina Não basta identificar os erros, é necessário agir para corrigir e prevenir. É um verdadeiro exercício espiritual (1Tm 4.7-8). Podemos praticar ações de autodisciplina com o objetivo de prevenção dos erros, tais como : ❶ Leitura bíblica ❷ O ração diárias ❸ F requência à Escola Bíblica Dominical ❹ Frequência aos cultos de ensino ❺ P articipação na Ceia do Senhor ❻ E nvolvimento nas atividades da igreja local ❼ C onstante vigilância ❽ P rática do jejum com propósitos específicos ❾ R enúncia
3.2. Sendo disciplinado Uma vez disciplinado devemos buscar no Senhor humildade para nos submetermos àqueles que têm sido constituídos por Deus. Normalmente, quando não priorizamos a autodisciplina, acarretando, assim, descuido conosco mesmo, se faz necessário sermos alvos de disciplina, seja diretamente da parte de Deus ou por intermédio da igreja.
3.3. A questão da tolerância Havia a tendência de admitir modos de pensar, agir e sentir que diferem da sã doutrina . Na mensagem enviada à igreja em Tiatira , um grande centro comercial na Ásia Menor, Jesus menciona: obras, amor, serviço, fé, paciência e crescimento ( Ap 2.18-29). Contudo, havia um porém: “toleras Jezabel ”. Tolerância a o pecado A igreja de Tiatira não estava exercendo a disciplina.
3.3. A questão da tolerância Uma das lições que podemos extrair dessa mensagem é que amar não significa aceitar tudo. vladimir maiakovski (Poeta) O amor não pode ser usado como escudo para esconder o mal e permitir o pecado.
Conclusão Disciplina faz parte do tratamento de Deus para com aquele que Ele ama e adotou como Seu filho. Não rejeitemos, pois, nem a autodisciplina, nem a disciplina de Deus, seja diretamente ou por intermédio da Igreja. É para o nosso bem e aperfeiçoamento.
Questionário 1. Por intermédio da correção e instrução, o que vai sendo aplicado em nós? R: O processo educacional de Deus (2Tm 3.16; Hb 12.11). 2. De quem é a Igreja? R: De Deus (At 20.28; 1Pe 2.9-10). 3. Quem primeiro tratou sobre a igreja lidar com a aplicação da disciplina? R: Jesus Cristo ( Mt 18.15-19). 4. Qual expressão Jesus usou ao instruir sobre como lidar com o pecado de um irmão, que retrata bem o objetivo da disciplina? R: “Ganhaste a teu irmão” ( Mt 18.15). 5. O que não pode ser usado como escudo para esconder o mal e permitir o pecado? R: O amor ( Ap 2.18-29).
e bd-betel.blogspot.com.br Próxima Lição Lição 5 – A responsabilidade de cuidar uns dos outros
Fonte Revista Betel Dominical Adultos 2º Trimestre de 2018 Editora BETEL Slide disponível em ebd-betel.blogspot.com.br