Slide Lição 5 betel - 2 t - 2017
Slide Lição 5 - Atributos indispensáveis de um profeta
Size: 9.86 MB
Language: pt
Added: Apr 24, 2017
Slides: 36 pages
Slide Content
Lição 5 Atributos indispensáveis de um profeta
Tema do Trimestre Deus convoca Seu Povo ao A rrependimento Jeremias 30 Abril 2º Trimestre Ano 2017
Lições deste Trimestre Lição 01 – O chamado de um profeta Lição 02 – A intensidade das profecias de Jeremias Lição 03 – A postura profética de Jeremias Lição 04 – Jeremias: suas crises e solidão Lição 05 – Atributos indispensáveis de um profeta Lição 06 – O Senhor, justiça Nossa Lição 07 – A coragem de um profeta levantado por Deus Lição 08 – O perigo de ser enganado por falsos profetas Lição 09 – O Senhor é soberano entre as nações Lição 10 – O profeta desce à casa do Oleiro Lição 11 – A soberba precede a ruína Lição 12 – Judá é levantado para o cativeiro da Babilônia Lição 13 – Deus estabelecerá governo justo e eterno
Texto Áureo “Não tomarás para ti mulher, n em terás filhos nem filhas n este lugar.” (Jeremias 16:2)
Verdade Aplicada O cerco a Jerusalém causou u ma carnificina, eliminando f amílias inteiras. Jeremias foi poupado da dor d e perder a esposa e os filhos.
Texto de Referências 2 – Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar. 5 – Porque assim diz o Senhor: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeça deles; porque deste povo, diz o Senhor, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia. 8 – Nem entres na casa do banquete, para te assentares com eles a comer e a beber. 14 – Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito. Jeremias 16:2,5,8,14
Motivo de Oração Clame a Deus para que se dissipe qualquer obstáculo que impeça a pregação do Evangelho
Objetivos da Lição Aceitar os planos de Deus p ara as nossas vidas; ❶ ❷ ❸ Conscientizar-se a assumir n ossas responsabilidades diante d e Deus; Compreender que devemos f alar a verdade sempre.
r Introdução Seja qual for a palavra pronunciada por Deus, ela jamais cairá por terra e se cumprirá fielmente ( Nm 23:19) Nesta Lição, veremos que o profeta Jeremias só teve uma opção: falar a verdade
1. Coragem: atributo indispensável Jeremias foi preso covardemente após se recusar a profetizar o que o Senhor não lhe havia mandado
1. Coragem: atributo indispensável Após ser solto pelo rei, é posto em uma cisterna, onde não havia água, senão lama e Jeremias se atolou na lama (Jr 38:6) Para cumprir bem a missão transmitida por Deus, é necessário passar por alguns sofrimentos e aflições
1.1. Vai e fale aos ouvidos de Jerusalém Em cada juízo que Deus transmitiu a Jeremias, percebemos que tinham como objetivo fazer com que o povo obedecesse e voltasse seu coração a Ele
1.1. Vai e fale aos ouvidos de Jerusalém Jeremias é conhecido como o profeta que chorava , pois sofria profundamente ao ver a angústia do povo, mesmo sabendo que o castigo era merecido A rebeldia, ingratidão e autossuficiência do povo levou-o a passos largos para a destruição. Jeremias não teve prazer nestas mensagens.
Pessoas comuns dizem o que você quer ouvir , o verdadeiro profeta diz o que você precisa ouvir.
1.2. Uma genuína submissão As narrativas históricas indicam que Jeremias foi submisso à vontade de Deus em tudo. Jeremias sabia que para se ter comunhão autêntica com Deus ele precisaria se submeter à sua vontade. O Senhor deu algumas ordens árduas ao profeta, como: 1 – Não casar (Jr 16:1-4) 2 – Não entrar em funeral (Jr 16:5-7) 3 – Não entrar numa festa (Jr 16:8-9) 4 – Pregar no portão da cidade (Jr 17:19,21) 5 – Ir à casa de um oleiro para vê-lo trabalhando (Jr 18:1,6) 6 – Comprar uma botija e fazer uma representação (Jr 19:1,3)
“E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo” ( Lc 14:27) Submeter-se ao senhorio de Jesus Cristo é um dos ensinamentos centrais do cristianismo.
1.3. Assumindo a responsabilidade Jamais desista de sua chamada. Jeremias em certo momento pensou em gerenciar uma pousada no deserto em vez de cumprir sua chamada (Jr 9:2)
Em 2015, o estudo da LifeWay Research fez um levantamento sobre abandono de pastorado A pesquisa estima que um total de 29.000 pastores evangélicos deixaram o pastorado na última década, uma média de 250 por mês.
Jamais desista d e sua chamada
1.3. Assumindo a responsabilidade A relutância à verdade varia largamente ... Alguns escutaram os profetas que falaram a verdade e deixaram seus maus caminhos. (Exemplo: rei Davi)
1.3. Assumindo a responsabilidade A relutância à verdade varia largamente ... Outros com seus corações endurecidos pela ação enganadora do pecado, não deixa o mau caminho. (Exemplo: rei Saul) Saul não ouvia os profetas de Deus Mas consultava
1.3. Assumindo a responsabilidade Jeremias nos ensinou que a nossa missão é clara. Não devemos abrir mão da verdade. O profeta Samuel, Natã, Jeremias e João Batista são alguns exemplos desta missão.
2 . Uma única missão: falar a verdade A verdadeira missão de um profeta é falar a verdade (Jr 26:3) A mensagem de Jeremias era: Abandonem seus pecados e se convertam ao Senhor, deixem de ser apenas religiosos.
2.1. Abandonado pelos próprios amigos Diante de suas profecias até os amigos se afastaram (Jr 12:6) Jeremias era um homem solitário e abandonado, mas isso não impediu que seu ministério tivesse êxito.
Assim como nos dias de Jeremias, nos dias atuais existe uma geração cruel, q ue não sabe ouvir a voz do Senhor. Os Profetas são alvos de escárnio por c onfrontarem a mentira com a verdade.
2.2. Como Jeremias levava a vida A Mensagem de Jeremias incomodava muita gente. Muitos davam risadas (Jr 20:7) Outros perseguiam (Jr 11:21) Vivia como um estranho (Jr 23:9)
2.2. Como Jeremias levava a vida Jeremias realizou várias ações simbólicas: Compra um pote e Quebra logo em seguida (Jr 19:1,15) Anda com uma canga n as costas pelas ruas d e Jerusalém (Jr 27:2, 28:10, 14) Compra um cinto e esconde até apodrecê-lo (Jr 13:1,11)
2.3. Contaminados pelo adultério A imaginação do povo de Judá estava pautada em adultérios generalizados. A fantasia sexual afastava o reino de Judá do Senhor com seus pensamentos Lascivos (Jr 5:7-8 ; 13:27; 23:10,14; 29:23) Sensualidade Luxuria Prostituição Fornicação Adultério O Senhor é vingador de todas estas coisas A Vingança Virá do Norte
2.3. Contaminados pelo adultério Sensualidade Luxuria Prostituição Fornicação Adultério Para os ímpios tudo é lícito na área sexual de uma pessoa ! A Bíblia condena o sexo fora do casamento. Vigiai ! Ficai atento às ciladas do nosso adversário.
3. Assumindo os riscos Por quarenta anos, Jeremias teve a responsabilidade de profetizar como porta voz do Senhor. Em um tempo de idolatria, impureza e luxúria, Jeremias deveria servir de exemplo na vida e no caráter.
3.1. Deus está no controle Os sacerdotes, profetas e a população furiosa pela mensagem de destruição de Jerusalém, levaram Jeremias na presença dos príncipes para ser morto (Jr 26:8) Os príncipes não viram nada de mal com Jeremias (Jr 26:16) O povo de Judá não percebeu que Jeremias era um profeta de Deus
3.2. O valor de um sábio conselho Jeremias alertava ao povo de Judá a admitir suas responsabilidades pelos seus pecados e assim evitar a destruição de Judá. O povo obstinado por seus pecados, não ouviu os seus conselhos. Então futuramente sofreriam uma derrota da Babilônia.
3.3. A destruição de Judá era uma questão de tempo A destruição deste povo para Deus era uma questão de tempo. Jeremias critica o povo por seus pecados, enumerando cada um deles. Todavia, a população ainda via os pecados com bons olhos... o s pecados não eram normais aos olhos de Deus. JUDÁ
Conclusão A mensagem do profeta Jeremias é impregnada de palavras árduas ao povo de Judá. Suas pregação foram rejeitadas por um povo rebelde Que insistiu em caminhar para o castigo divino: a destruição pelas mãos dos babilônios. Exército dos Babilônios a Caminho de Judá !