Slide Lição 5 - É necessário nascer de novo
Slide Lição 5 4 t - 2017 - betel
Size: 8.04 MB
Language: pt
Added: Oct 25, 2017
Slides: 33 pages
Slide Content
Lição 5 É necessário nascer de novo
Tema do Trimestre 4 º Trimestre Ano 2017 29 Outubro Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar no ensino dos apóstolos
Lições do Trimestre Lição 01 – O Deus Todo-Poderoso se revelou Lição 02 – Pecado: uma realidade humana Lição 03 – A maravilhosa e inefável graça de Deus Lição 04 – Conhecendo o arrependimento bíblico e frutífero Lição 05 – É necessário nascer de novo Lição 06 – A grande e perfeita salvação de Cristo Jesus Lição 07 – A ordenança do batismo em águas Lição 08 – A ordenança da Ceia do Senhor Lição 09 – A fé que nos une a Deus e nos torna produtivos Lição 10 – Santificação: vontade e chamado de Deus para nós Lição 11 – A importância da Bíblia como única regra de fé Lição 12 – A necessidade do batismo com o Espírito Santo Lição 13 – A atualidade dos dons espirituais Lição 14 – A bem-aventurança esperança da Igreja
Objetivos da Lição ❶ ❷ ❸ Explicar acerca da necessidade e importância do novo nascimento; Mostrar a maneira como se desenvolve o novo nascimento e como Deus o gera; Apresentar os meios e os resultados do novo nascimento.
Texto Áureo (João 3:3) “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus.”
Verdade Aplicada “O novo nascimento é a condição para entrar no Reino de Deus. É ação divina no ser humano, tornando-o participante da natureza divina e incluído na família de Deus”
Textos de Referência João 3:3-7 3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
Motivo de Oração Louve a Deus pelos 500 anos de reforma e ore para que a Igreja persevere no ensino dos apóstolos.
Introdução O novo nascimento produz no cristão uma vida que antes não existia . Uma vida mais consciente, respeitadora, produtiva e associada à pessoa de Deus. Pastor Norte Americano Teólogo e Autor
1. O Novo Nascimento e sua Essência
1. O Novo Nascimento e sua Essência Um termo sinônimo para novo nascimento é a regeneração . 1.2 – A importância do Novo Nascimento 1.3 – O poder do Novo Nascimento 1 .1 – A necessidade do Novo Nascimento A palavra regeneração significa: “voltar a criar”.
1.1. A necessidade do Novo Nascimento Jesus disse a Nicodemos que o novo nascimento era uma “necessidade”, sem a qual não havia possibilidade alguma de se fazer parte do Reino de Deus ( Jo 3.5). A regeneração causada pelo efeito do novo nascimento acontece individualmente, no interior de cada cristão (1Pe 1.23).
1.1. A necessidade do Novo Nascimento Regeneração ou Novo Nascimento é o ato pelo qual o pecador recebe a vida espiritual através da graça soberana de Deus e obra especial do Espírito Santo , passando a compreender e d iscernir as coisas espirituais. R egeneração é a operação de Deus “ mediante a ressurreição de Cristo” ( 1 Pe 1.3) aplicada pelo Espírito Santo ( Jo 3.5; 1.13). Teólogo Evangélico Missionário Batista
1.2. A importância do Novo Nascimento No início da criação, Deus fez o homem íntegro e em um estado de liberdade, mas quando Adão pecou, toda a raça humana foi afetada ( Rm 5.12, 19; Sl 51.5). O Pecado deteriora o ser humano, degenerando seu caráter, deformando nele a imagem divina.
1.2. A importância do Novo Nascimento O homem sem Deus está morto em delitos e pecados e vive SEM comunhão com Deus. Portanto, o Novo nascimento não se trata de uma opção, mas é uma questão absolutamente obrigatória . Ao aceitar Jesus como Salvador inicia-se o processo do “Novo Nascimento” restabelecendo a comunhão com Deus
1.3. O poder do Novo Nascimento O apóstolo Paulo diz : “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente ”. (1 Co 2:14) ? ? ? ? ? ? ? ?
1.3. O poder do Novo Nascimento Escrevendo aos efésios, o apóstolo Paulo descreve o novo nascimento como uma ressurreição de entre os mortos ( Ef 2.5-6). A primeira coisa que Deus realizou em nossa vida foi ressuscitarmos espiritualmente para que pudéssemos compreender, ver, ouvir e receber o espiritual para ter comunhão com Ele pela fé.
2. Os meios do Novo Nascimento Perdão
É evidente que não é possível conhecer plenamente o processo espiritual da regeneração ( Jo 3.8). 2 .2 – Ação da Palavra de Deus 2 .3 – Vontade de Deus e Ressurreição de Jesus 2 .1 – Ação do Espírito Santo 2. O processo do arrependimento Regeneração é um milagre.
2.1. Ação do Espírito Santo Assim como o Espírito Santo desempenhou um papel na criação ( Gn 1.2; Jó 33.4; Sl 33.6; 104.30), a regeneração é obra do Espírito Santo no íntimo das pessoas. O processo é secreto e invisível, embora os resultados sejam evidentes Como o Senhor Jesus Cristo foi gerado pelo Espírito Santo, assim, pela operação do mesmo Espírito, somos “feitos filhos de Deus” ( Jo 1.12).
2.2. Ação da Palavra de Deus A Palavra de Deus é um agente da regeneração ( Tg 1:18 ). Ela é identificada como semente que gera uma nova criatura (1Pe 1.23), produzindo uma nova vida, pois é “viva e eficaz” ( Hb 4.12).
2 .3. Vontade de Deus e Ressurreição de Jesus A regeneração é, pois, um ato soberano da vontade de Deus . “segundo a sua vontade, ele nos gerou...” (Tiago 1:18 ). A bíblia registra que a ressurreição de Jesus Cristo também está envolvida na obra de regeneração (1Pe 1.3).
3 . Os resultados do Novo Nascimento
Neste tópico, vamos refletir sobre os frutos de uma vida que passou por esta mudança tão radical: o novo nascimento. 3.2 – Vida Vitoriosa 3.3 – Nova Criatura 3 .1 – Filiação Divina 3 . O resultado do Novo Nascimento Quais os efeitos quando a comunhão com Deus é restabelecida?
3.1. Filiação Divina E a Palavra registra: “... AGORA somos filhos de Deus...” (1Jo 3.1-2). É sinal que, até um determinado momento, não éramos. É pela REGENERAÇÃO que somos recebidos na vida familiar de nosso Pai Celestial e recebemos o “Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos : Aba, Pai!” ( Rm 8.15).
3.2. Vida Vitoriosa Outro resultado do novo nascimento é a vitória sobre o mundo. Ficamos fora da esfera deste mundo que jaz no maligno. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé .” (1 João 5.4 ) Aqui, está no sentido de “ soma de todos os Poderes opostos a Deus , que dificultam um viver de acordo com a Palavra de Deus, Mau sistema, que está sob o domínio de Satanás, com padrões , valores e comportamentos contrários a Deus.
3.3. Nova Criatura Assim , em Cristo somos novas criaturas ( 2Co 5.17 ). N ão mais escravos do pecado ( Rm 6.6, 12, 14 ). V ivendo em novidade de vida ( Rm 6.4 ). O nascido de novo não vive na prática do pecado como antes. A regeneração envolve sermos participantes da natureza divina (2 Pedro 1.4).
3.3. Nova Criatura É possível vencer as tentações e nos despojarmos do “velho homem”, com suas condutas contrárias à vontade de Deus. Como nascemos de novo, em nós habita o Espírito Santo, que nos ensina, nos guia e nos capacita Estar no processo de santificação só é possível para aquele que passou pelo novo nascimento .
“ nossa união com Cristo não é apenas em Sua morte, mas também em Sua ressurreição. Assim, como Ele ressuscitou, também ressuscitamos nEle para vivermos em novidade de vida. O poder da ressurreição está em nós para vivermos uma vida de poder ”. Hernandes Dias Lopes Pastor Presbiteriano Conferencista e Escritor
Conclusão Teólogo Pastor Luterano Podemos resumir a história da humanidade, nos aspectos bíblico e espiritual, em três palavras: Regeneração 1Pedro 1:2 Degeneração Efésios 2:1-3 Geração Gênesis 1:27 Não é por meio da educação, reformas sociais ou moralidade, que se volta ao estado original de comunhão com Deus. Há apenas um caminho: o novo nascimento (regeneração).
Próxima Lição Lição 6 - A grande e perfeita salvação de Cristo Jesus
Fonte Revista Betel Dominical Adultos 4º Trimestre de 2017 Editora BETEL Slide disponível em ebd-betel.blogspot.com.br