Slide Lição 7 - O Altar sempre Aceso
Slide Lição 7 1 t - 2018 - betel
Size: 9.44 MB
Language: pt
Added: Feb 14, 2018
Slides: 38 pages
Slide Content
Lição 7 O Altar sempre Aceso
Tema do Trimestre 1 º Trimestre Ano 2018 18 fevereiro Levítico O ministério sacerdotal levítico e sua relevância para a Igreja
Lições do Trimestre Lição 01 - O Livro de Levítico Lição 02 – O Sacrifício da Expiação Lição 03 - A Oferta de Manjares Lição 04 - O Sacrifício Pacífico Lição 05 - O Sacrifício pelo Pecado Lição 06 - O Sacrifício pela Culpa Lição 07 - O Altar sempre Aceso Lição 08 - A Consagração do Sacerdote Lição 09 - A Purificação da Lepra Lição 10 - O Dia da Expiação Lição 11 - As Festas de Israel e o Ano do Jubileu Lição 12 - Voto e Dízimo
Objetivos da Lição ❶ ❷ ❸ Ensinar que no altar tudo é oferecido a Deus; Mostrar que o homem foi criado com o propósito maior de ser um adorador; Demonstrar que a alegria faz parte do caráter do cristão.
Texto Áureo (Levítico 6:13) “O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará”.
Verdade Aplicada A vida do salvo deve ser como um altar continuamente aceso , sempre pronto para oferecer sacrifícios a Deus.
Textos de Referência Levítico 6:9-10; 12 9 Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: O holocausto será queimado sobre o altar toda a noite até pela manhã, e o fogo do altar arderá nele. 10 E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne, e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar. 12 O fogo, pois, sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.
Motivo de Oração Ore para que os jovens cresçam no conhecimento da Palavra e em oração.
Introdução O altar sempre aceso significa que tudo deve ser colocado sobre ele. Não pode existir na vida do cristão nada tão valioso que não possa ser colocado sobre o altar para ser queimado em oferta ao Senhor .
Localização do altar de bronze ou altar de holocausto no tabernáculo
O altar é uma figura da cruz, onde Jesus passou pelo fogo do juízo divino. Esses sacrifícios repetitivos sobre o altar aceso são tipos do sacrifício único feito por Jesus Cristo.
1. O altar é lugar de entrega
1.1 – Entregar no altar o que tem valor O Senhor instruiu que o altar ficasse sempre aceso. 1. O altar é lugar de entrega 1.2 – Altar aceso é a lei do holocausto 1.3 – No altar Deus cheira o suave cheiro O altar é um lugar de entrega de um animal sem defeito e do derramamento de sangue; o lugar onde algo valioso é entregue ao Senhor para ser queimado em adoração a Ele.
1.1. Entregar no altar o que tem valor A exigência de Deus para que a oferta fosse sem mancha demonstra que devemos trazer para o altar de Deus o que é melhor, isto é, algo de valor.
1.1. Entregar no altar o que tem valor Ao exigir que Isaque fosse oferecido em sacrifício e não Ismael, Deus exige de Abraão o filho que lhe era mais querido. Todos que desejam agradar a Deus no altar devem aprender com Abraão que fez a vontade do Senhor e recebeu a provisão divina.
1.2. Altar aceso é a lei do holocausto Deus estabelece que o fogo sobre o altar deveria arder durante todo o dia e toda a noite ( Lv 6.12). O fogo aceso representava a presença de Deus e por isso não poderia se apagar jamais , n o deserto este cuidado era tomado, manter o altar aceso, ainda que em baixa intensidade.
A intensidade desse fogo em nossas vidas é ativada pelas lenhas da comunhão diária através da vida de santificação, adoração, meditação na palavra, jejum e oração.
1.3. No altar Deus cheira o suave cheiro Esse bom cheiro hoje é oferecido a Deus por uma Igreja separada deste mundo , consagrada ao Senhor e santificada pelo sangue de Jesus, pela ação da Palavra de Deus e pelo Espírito Santo. O holocausto era uma oferta de cheiro suave ao Senhor
2 . O altar é lugar de adoração Levítico Êxodo Números Deuteronômio
2 .1 – O altar de bronze Deus criou o homem para que O adorasse. Jesus disse que Deus procura verdadeiros adoradores ( Jo 4.23). 2 . O altar é lugar de adoração 2 .2 – Uma oferta de fé 2 .3 – Um altar de adoração Assim, se aproximou de Jesus e O adorou: “E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.” ( Mt 8.2).
2.1. O altar de bronze O altar de bronze (holocausto) ficava no pátio do tabernáculo ( Êx 27:2; 40:6) onde o fogo deveria arder continuamente. O altar de ouro (incenso) ficava dentro do santuário ( Êx 30:1,6).
2.1. O altar de bronze eram oferecidos o s sacrifícios cruentos era queimado o incenso aromático pela manhã e tarde. Em ambos altares o cheiro era agradável a Deus, isto é, Deus aceitava a adoração. O altar de bronze (holocausto) O altar de ouro (incenso)
2.2. Uma oferta de fé A fé é essencial para a adoração do ofertante no altar . Se aproximar do altar sem fé é apenas formalismo; é procurar encontrar o Senhor Deus e entendê-lo pela razão humana.
2.2. Uma oferta de fé Foi também pela fé que Abraão ofereceu Isaque ( Hb 11.17). Não basta apenas ofertar ( Hb 11.6). O autor aos Hebreus enfatiza que Abel foi movido pela fé ( Hb 11.4).
2.2. Uma oferta de fé Aprendemos pela Palavra de Deus a importância de ofertarmos ao Senhor não simplesmente para cumprir uma ordenança ou liturgia, ou um mero formalismo ritual mas movidos pela confiança, convicção, certeza concreta ( Hb 11.1), que se expressa em ação, como demonstrado por Abel, Abraão e outros.
2.3. Um altar de adoração Quando uma oferta é trazida ao altar do Senhor tem também o sentido da adoração. Quando o profeta Elias restaurou o altar de Israel e Deus enviou fogo do céu para consumir a oferta ( 1Rs 18.38), o povo adorou ao Senhor ( 1Rs 18.39).
2.3. Um altar de adoração Um altar aceso continuamente significa uma adoração continuada, uma adoração que não pára e que não esteja sujeita a situações que o adorador venha passar. A adoração da Igreja não é afetada pelas crises desta vida, pelas enfermidades ou pelas tempestades que possam advir.
3 . O altar é lugar de alegria
3 .1 – Alegria pelo perdão A alegria é uma das características do fruto do Espírito ( Gl 5.22). 3 .2 – Alegria pela presença de Deus 3 .3 – Alegria por ser o altar de Deus A morte e ressurreição de Cristo nos deu esta alegria por termos comunhão com Deus e pelas gloriosas promessas a todos os que permanecerem fiéis, perseverando até o fim ( Mt 24.13). 3 . O altar é lugar de alegria
3 .1. Alegria pelo perdão Essa alegria só é alcançada quando contemplamos Cristo, que foi sacrificado por nós. O perdão só pode ser dado por Jesus, porque com Ele está o perdão ( Sl 130.4 ) O perdão concede ao penitente: alegria imediata , alívio da consciência culpada e restauração da comunhão com Deus .
3 .1. Alegria pelo perdão O Homem sem Deus procura de muitas maneiras se justificar perante o Senhor, mas nenhuma delas consegue conceder alegria ao homem, pois não lhe dá a certeza de ter alcançado o perdão. Obras Meritórias meditação transcendental praticar a mendicância
3.2. Alegria pela presença de Deus O altar é lugar de encontro entre Deus e o homem. O pecador, ao ouvir a voz de Deus, teme e se esconde ( Gn 3.10), mas no altar tem uma vítima que toma o lugar do pecador, que muda o medo em alegria ( Nm 10.10).
3.3. Alegria por ser o altar de Deus Em uma tradução livre o salmista está dizendo que, quando vai ao altar de Deus, ele encontra uma alegria que alegra a alegria dele. “ Então irei ao altar de Deus, do Deus que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.” ( Sl 43.4).
Seja no calor do dia, ou no frio da noite, que esta chama esteja sempre acesa. Conclusão Temos de empreender todos os esforços para que o altar esteja aceso continuamente, para que a qualquer momento possamos oferecer a nossa oferta de cheiro suave ao Senhor.
Próxima Lição Lição 8 - A Consagração do Sacerdote
Fonte Revista Betel Dominical Adultos 1º Trimestre de 2018 Editora BETEL Slide disponível em ebd-betel.blogspot.com.br