Linguagem e o pensamento

profmarcela 1,110 views 7 slides Sep 20, 2015
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

-


Slide Content

Linguagem e o pensamento

A importância da linguagem “ A palavra distingue os homens e os animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde o homem é antes que tenha falado ”. Rousseau

Origem das línguas Língua adâmica: Tradição religiosa judaico-cristã . A capacidade de nomear coisas teria vindo de Deus. No início dos tempos havia uma única língua. Torre de Babel – diversidade entre dos povos e das línguas. Bíblia – todas as línguas teriam surgido de uma só.

Grito da natureza: Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). A primeira forma de linguagem dos seres humanos – grito da natureza – usado pelos primeiros humanos em situação de perigo ou de muita dor física. Aumento do contato entre seres humanos – necessidade de exprimir outros sentimentos. Sinais e gestos . Evolução gradual da linguagem.

Perguntar pela origem da linguagem levou a quatro tipos de respostas: 1ª a linguagem nasce por imitação. 2ª a linguagem nasce por imitação dos gestos. 3ª a linguagem nasce da necessidade: a fome, a sede, a necessidade de abrigar e se proteger etc. 4º a linguagem nasce das emoções, particularmente do grito (medo, surpresa ou alegria), do choro (dor, medo, compaixão) e do riso (prazer, bem-estar, felicidade)

Relação palavras e coisas Os nomes que damos as coisas são mera convenções ou uma suposta natureza eterna e essencial ? CONVENÇÕES - NATUREZA ETERNA E ESSENCIAL Convencionalista naturalista Algo estipulado pelos membros de uma comunidade. A palavra é a expressão perfeita de uma coisa, ou apenas um mero som articulado.

Para Platão, a linguagem é as duas coisas: convencional e natural. Mesmo variando de uma língua para outra, cada palavra deve representar a essência daquilo que nomeia. Exemplo: A palavra “mesa” – ideia essencial . Tipos de mesa: Redonda Oval Quadrada Retangular Lúdica Bancada
Tags