Liquens

3,236 views 13 slides Oct 19, 2016
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

Tudo ou quase tudo sobre líquens resumido em uma apresentação com 13 páginas/slides.


Slide Content

Liquens Victor Hugo b. santos

INTRODUÇÃO Os líquens são seres vivos muito simples que constituem uma simbiose (interação) de um organismo formado por um fungo e uma alga . Podem ser observados em vários lugares na natureza, como em caules de arvores, em muros, pedras, paredes, em telhados, etc.

estrutura Os líquens são formados por uma simbiose, que consiste em uma relação de mutualismo entre dois organismos onde há vantagens para ambos indivíduos. A massa fundamental do líquen é constituída por hifas do fungo. Entre essas estruturas, encontram-se as células isoladas da alga ( unicelular). Nos líquens, a associação entre a alga e o fungo é tão íntima, que a reprodução assexuada ocorre em conjunto. Grande parte do corpo do líquen é formado pelo fungo.

Relação simbiótica Nesta relação simbiótica a alga é responsável pela produção de alimento orgânico e realização da fotossíntese. O fungo , por sua vez, garante a proteção e um ambiente adequado. Os líquen que contém cianobactérias são de extrema importância na fixação de nitrogênio no solo.

classificação Os líquens são divididos de acordo com algumas características, entre elas, a forma como se aderem ao substrato, o talo e os órgãos reprodutivos. No geral, existem 7 classificações, e são essas: Líquens Crostosos . Líquens Crostoso Esquamuloso . Líquens Crostoso Leproso . Líquens Foliosos. Líquens Fruticulosos . Líquens Gelatinosos . Líquens Dimórficos .

LÍQUEN CROSTOSO O talo é semelhante a uma crosta e encontra-se fortemente aderido ao substrato. Na forma como se aderem, apresentam pequenas escamas em sua estrutura .

Líquen folioso O talo é parecido com folhas. Não se prende ao substrato por toda a superfície.

LÍQUEN FRUTICULOSO O talo é parecido com um arbusto e tem posição ereta. São ramificados, cilíndrico ou achatados.

LÍQUEN GELATINOSO Variação do folhoso, com consistência gelatinosa, apresenta uma estrutura pastosa, lembrando folhas umedecidas.

REPRODUÇÃO Os liquens se reproduzem de forma assexuada, a partir de propágulos chamados sorédios, que são compostos de células da alga e do fungo. Ao desprenderem-se do líquen, os sorédios são carregados pelo vento. Depois se fixam em outro lugar, onde se desenvolvem.

HABITAT Os líquens possuem ampla distribuição e habitam as mais diferentes regiões. Normalmente os liquens são organismos pioneiros em um local, pois sobrevivem em locais de grande estresse ecológico. Podem viver em locais como superfícies de rochas, folhas, no solo, nos troncos de árvores, picos alpinos, etc .

IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA Líquens  são extremamente sensíveis à poluição, sendo considerados  bioindicadores de poluição. Eles contribuem para o desgaste das rochas e a formação dos solos , tornando possível a sucessão posterior de plantas.
Tags