Neste material, disponho alguns conceitos-chave acerca do que é a literatura, esta cncebida como "a arte da palavra" ou "que imita pela palavra".
Size: 1.54 MB
Language: pt
Added: Apr 03, 2024
Slides: 22 pages
Slide Content
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO EDUCACIONAL SONHO E FANTASIA - CESF LITERATURA O que é e para que serve a Literatura?
O que é Literatura?
Concordam (ou não) com a Anne? Série “ Anne with an ‘e’ ” T2, E5 Em outras palavras... Já pensou como seria viver de um modo mecânico, certinho e programado o tempo todo? Em que medida errar pode ser algo positivo, proveitoso? Para vocês, o que significa viver?
É a arte da palavra, a qual “Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos.” (Carlos Drumond de Andrade) O que é Literatura?
“Arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV, a. C.) Literatura imita a realidade; É uma manifestação artística; Tem a palavra como matéria-prima; Manifesta a expressividade humana. A literatura, portanto, humaniza o ser. O que é Literatura?
ELEMENTOS DE SIGNIFICAÇÃO DA LITERATURA Literatura e comunicação – transmissão sociocultural de um povo. A literatura e sua plurissignificação – a linguagem é conotativa e possibilita muitas significações. Literatura e sociedade – ligação estabelecida pelo autor entre sua arte e seu meio. Literatura e imaginação – descreve a realidade, mas não se atem somente a ela. O leitor tem a liberdade de usar a imaginação para criar ou interpretar. Literatura e prazer – apreciação do que é belo representado na arte da palavra.
FUNÇÕES DA LITERATURA (RELEMBRANDO)...
“Engana-se quem pensa que a literatura serve apenas para nos fazer ‘viajar’ para outros universos.”
“Aristóteles foi o primeiro pensador que discutiu sobre as funções da literatura em sua obra ‘ A Poética ’”.
A função cognitiva A função estética A função catártica PARA ARISTÓTELES OS TEXTOS LITERÁRIOS POSSUEM TRÊS FUNÇÕES BÁSICAS :
I − Função político-social Consiste em apresentar um retrato da realidade de modo a descrever, criticar, ironizar ou satirizar problemas da nossa sociedade. Quando isso acontece, dizemos que a literatura é engajada. Retrata questões sociopolíticas como o racismo , a seca , a corrupção, a pobreza, o autoritarismo político etc.
I − Função político-social: realizar críticas sociais e políticas (arte engajada) José Ribamar Ferreira (1930, São Luís, MA – 2016, Rio de Janeiro, RJ), pseudônimo (Ferreira Gullar), foi um escritor, poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo
Tem como função provocar no(a) leitor(a) uma espécie de “explosão” de sentimento, fazendo aflorar do nosso interior sensações que podem ser de qualquer tipo, como tristeza, alegria, raia, realização. Literalmente, ocorre quando mexe profundamente com quem lê, gerando choro, sorrisos, ansiedade, calafrios etc. II − Função catártica Catarse Ca.tar.se Do grego kátharsis , significa purificação. Para Aristóteles é o “ fenômeno estético de efeito purificador, espécie de libertação ou serenidade, que a poesia e, em especial, o teatro e a música provocam no homem, proporcionando a descarga de conflitos de ordem emocional ou afetiva . ” Fonte: Dicionário Michaelis, disponível em: https://michaelis.uol.com.br/ busca?id = aqYj . Acesso em 08.03.2022. OBSERVAÇÃO : Os exemplos de textos que têm essa função como predominante vão depender da recepção de cada leitor, mas costuma-se associar poemas e textos mais poéticos à função cartática .
II − Função catártica: liberar emoções e sentimentos
II − Função catártica: liberar emoções e sentimentos Mario de Miranda Quintana, mais conhecido como Mario Quintana, nasceu na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 30 de julho de 1906 . Foi poeta, tradutor e jornalista da 2º geração do modernismo brasileiro.
III − Função Estética Esta função tem como objetivo é gerar admiração do leitor devido à sua perfeição artística, ou seja, perceber e valorizar a beleza da obra. Esse aspecto do “belo” na literatura pode estar ligado ao jogo de palavras e imagens criados pelo autor, pela perfeição da escrita, pela capacidade criativa única etc.
VIA LÁCTEA – XIII Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A via-láctea , como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: "Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?" E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas. Olavo Bilac Poesias (1888) Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1865 — Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 1918) foi um jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro, considerado o principal representante do parnasianismo no país.
IV − Função Cognitiva Nos textos literários que têm função cognitiva, o objetivo é também transmitir conhecimentos ao leitor, por exemplo, períodos da história, sentimentos variados, situações humanas diversas, características culturais etc.
IV − Função cognitiva – transmitir conhecimento A composição foi criada ainda durante o período da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). Na época, a censura cortava e apagava tudo o que poderia ser "subversivo" ou "perigoso" para o regime. Quintana escrevia para o jornal Correio do Povo e um dos seus textos foi censurado. Acredita-se que esta pode ter sido a motivação por trás do poema, que transmite ideias de esperança e liberdade. O poema foi escrito em 1966.
V − Função Lúdica Tem como função de simplesmente entreter o leitor, ou seja, divertir e proporcionar algum tipo de prazer, como relaxamento e diversão. Essa é a função mais básica da literatura, pois, na realidade, o leitor sempre está em busca de textos literários que possam envolvê-lo, ou seja, “prendê-lo”.
EM RESUMO... 1- Função político-social: realizar críticas sociais e políticas. 2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos. 3- Função estética: gerar admiração pelo belo. 4- Função cognitiva: transmitir conhecimento(s). 5 - Função lúdica: entreter, relaxar, envolver.
TAREFINHA PARA CASA: ATIVIDADE DO LIVRO (LITERATURA), PÁGINAS: