Dubai , 20 / 04/2014 Estudo de O Livro dos Espíritos e do Evangelho Segundo o Espiritismo L.E. – Questão 233 A Páscoa
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA 233. Os Espíritos já purificados descem aos mundos inferiores ? “ Fazem -no freqüentemente , com o fim de auxiliar-lhes o progresso . A não ser assim , esses mundos estariam entregues a si mesmos , sem guias para dirigi -los. ”
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA O grande amor de Deus pelas Suas criaturas se mostra pelo trânsito de Seus filhos puros em todos os mundos , levando a presença benfazeja , mostrando a todas as criaturas que existe a felicidade , e acendendo em seus corações a esperança . O progresso , em todas as latitudes, é prova de que os mensageiros da verdade estão comandando as inteligências , mesmo que seja nas limitações que o respeito ao livre-arbítrio impõe . Mas, mesmo assim , muito tem sido aproveitado , e o mundo está às portas da transformação . ( Livro Filosofia Espirita ) Muitos são chamados para esse labor da caridade que dá vida , porém , poucos são os escolhidos , no dizer do Evangelho , porque nem todos persistem , despertando as faculdades de servir até ao fim . Mas, os que ficam sentem o conforto nos sentimentos e o apoio da consciência .
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA Exemplos : Cap I - A GÊNESE PLANETÁRIA - A Comunidade dos Espíritos Puros . X - A GRÉCIA E A MISSÃO DE SÓCRATES - Nas vésperas da maioridade terrestre . Cap. XIX - AS CRUZADAS E O FIM DA IDADE MÉDIA - O esforço dos emissários do Cristo. “ Nossa contribuição será à tese religiosa , elucidando a influência sagrada da fé e o ascendente espiritual , no curso de todas as civilizações terrestres . O livro do irmão Humberto (1 ) foi a revelação da missão coletiva de um país ; nosso esforço consistirá , tão-somente , em apontamentos à margem da tarefa de grandes missionários do mundo e de povos que já desapareceram , esclarecendo a grandeza e a misericórdia do Divino Mestre ” Emmanuel
JESUS ESPIRITO CRISTICO na Terra a exemplificar o seu Amor desvelado aos homens . Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 6 verbo pasah , quer dizer “ passar por cima ” ( Êxodo , 23: 14-17), outro, traz raiz etimológica de pessach (ou pasha, do grego) indica apenas “passagem”. Trata -se de uma festa religiosa tradicionalmente celebrada por judeus e por católicos das igrejas romana e ortodoxa , cujo significado é distinto entre esses dois grupos religiosos .
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 7 Para os JUDEUS , a Páscoa comemora dois gloriosos eventos históricos : os judeus são libertados da escravidão egípcia , assinalada a partir da travessia no Mar Vermelho . O segundo evento caracteriza a vida em liberdade do povo judeu , a formação da nação judaica e a sua organização religiosa , culminada com o recebimento dos Dez Mandamentos da Lei de Deus. As festividades da Páscoa judaica duram sete dias , sendo proibida a ingestão de alimentos e bebidas fermentadas durante o período . Os pães asmos sao fabricados sem fermento , e a carne de cordeiro são os alimentos básicos .
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 8 A Páscoa católica , festejada pelas igrejas romana e ortodoxa , refere -se à ressurreição de Jesus, após a sua morte na cruz . Os cristãos adeptos da igreja reformada , em especial a luterana , não seguem os ritos dos católicos romanos e ortodoxos , pois não fazem vinculações da Páscoa com a ressurreição do Cristo. Adotam a orientação mais ampla de que há , com efeito , apenas uma ceia pascoal , uma reunião familiar, instituída pelo próprio Jesus ( Mateus 26:17-19; Marcos 14:12-16; Lucas 22:7-13) no dia da Páscoa judaica .
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 9 Algumas festividades politeístas relacionados à chegada da primavera e à fertilidade passaram à posteridade e foram incorporados à simbologia da Páscoa . Por exemplo , entre países da Europa e Ásia Menor o hábito de pintar ovos cozidos com cores diferentes e decorá -los com figuras abstratas , substituídos , hoje , por ovos de chocolate. A figura do coelho da páscoa , tão comum no Ocidente , tem origem no culto à deusa nórdica da fertilidade Gefjun , representada por uma lebre . A palavra , em inglês , “Easter”, parece ser reminiscência de “Astarte”, a deusa-mãe da fertilidade , cujo culto era generalizado por todo o mundo antigo oriental e ocidental , e que na Bíblia é chamada de Astarote .
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 10 (…) Seguindo as leis e os costumes dos seus maiores , o virtuoso varão José , acompanhando a esposa de Deus, fez-se presente nas festas da Páscoa , instituídas pelo grande legislador Moisés , para comemorar o dia da passagem do povo hebreu das terras do cativeiro para as terras prometidas à sua liberdade . (…) Obedecendo , também , às necessidades de uma ordem de fatos que se iam desenrolar nos cenários da Palestina , Jesus, acompanhado dos seus primos -irmãos , sob a forma aparente de um menino de doze anos , compareceu às mesmas festas ; (…) (…) Findo o banquete ( Bodas de Cana), diz-nos o evangelista , o Divino Mestre dirige -se para Cafarnaum , mas, aproximando -se as festas da Páscoa , pouco aí se demora , seguindo com toda a comitiva para a cidade de Jerusalém . Do livro Jesus P erante a Cristandade . No Tempo de Jesus
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 11 “ Prevendo os acontecimentos que de futuro se iam dar , o Divino Mestre quer , pela última vez , comemorar a Páscoa com seus discípulos ; Do livro Jesus P erante a Cristandade . avizinhando -se o momento terrível das angústias , depois do qual devia subir ao Pai , ele busca , na solenidade dessa cerimônia que se realizava à aproximação da sua morte , fazer o seu testamento , repartindo com os seus amados discípulos os seus grandes tesouros de amor , até mesmo com o ingrato que , levado pela ambição , o devia entregar às mãos dos seus algozes (…)”
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 12 “ Amados é chegada a hora em que se cumprira a profecia da escritura …” e comeca entao Jesus a descorrer nas ultimas liçoes para nos ensinar ainda mais sobre o AMOR e assim , a nos transformarmos no homem de bem . http :// www.youtube.com / watch?v =Lm4B13bUgug
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 13 O Espiritismo respeita a Páscoa comemorada pelos judeus e cristãos, e compartilha o valor do simbolismo representado … A liberdade conquistada pelo povo judeu , ou a de qualquer outro povo no Planeta , merece ser lembrada e celebrada . Os Dez Mandamentos , o clímax da missão de Moisés , é um código ”(…) de todos os tempos e de todos os países , e tem, por isso mesmo , caráter divino . (…). ” A ressurreição do Cristo representa a vitória sobre a morte do corpo físico, e anuncia, sem sombra de dúvidas, a imortalidade e a sobrevivência do Espírito em outra dimensão da vida.
Parte 2ª. - Cap. VI – DA VIDA ESPÍRITA GECD - Grupo Espírita Cristão Despertar 14 E não sejam os vossos erros motivo de desânimo ; lembrai -vos que o Divino Jesus, à mesa da Ceia Pascoal , deu também a Judas, que o devia atraiçoar , o pão e o vinho que repartira com todos os seus discípulos ; lembrai-vos que aos seus pés ele se ajoelhou , também , para lavá -los! E do alto da cruz , invocando o perdão para todos os que o odiavam , ele estende o seu infinito amor , a sua divina misericórdia a todos aqueles que o buscam nas asas da prece fervorosa , enveredando-os pelo luminoso carreiro que os deve conduzir , puros e limpos das máculas do pecado , aos pés do seu e nosso Criador e Pai ! ( Frederico Pereira da Silva Júnior Pelo Espírito Francisco Leite Bittencourt Sampaio )