Louvor & Adoração: Aprendendo com as Escrituras.pptx
SamuelANunes
59 views
46 slides
Jun 17, 2024
Slide 1 of 46
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
About This Presentation
Louvor e Adoração
Size: 20.93 MB
Language: pt
Added: Jun 17, 2024
Slides: 46 pages
Slide Content
ADORAÇÃO & LOUVOR A Excelência e o Propósito de uma vida Inteiramente Dedicada a Deus. EBD - 4º Trimestre de 2016
1. ENTENDENDO O QUE É ADORAÇÃO E LOUVOR Significado de louvor e adoração Elementos vitais de louvor Por que devemos louvar a Deus 2. A CENTRALIDADE DA ADORAÇÃO 3. A MÚSICA E A ADORAÇÃO A música no louvor e adoração Louvor: bençãos e barreiras 4. O CULTO CRISTÃO 5. A VERDADEIRA ADORAÇÃO A DEUS SUMÁRIO 6. LEVITAS? Aspectos do sacerdócio no A.T Aspectos do sacerdócio no N.T 7. ADORAR COM O CORPO PODE ARNALDO? O antropocentrismo x adoração Expressões físicas de louvor e adoração 8. MARCAS DE UM VERDADEIRO ADORADOR 9. O CULTO CONTEMPORÂNEO E A FALSA ADORAÇÃO 10. CONCLUSÃO.
O propósito desse estudo não é confrontar pensamentos e nem se colocar como verdade absoluta, mas sim expor teologicamente o que a bíblia diz sobre louvor e adoração. Sendo o assunto (principalmente a questão musical e artística), não queremos polemizar ou ditar como cada um deve cultuar ou uma regra para adorar. Entendemos que cada igreja adota um postura (que pode ser questionada a luz da bíblia) e prática de adorar ou louvar. Sabendo da importância da música nas igrejas modernas e como as artes cênicas (teatro, danças, jograis, coreografia...) fazem parte dos cultos evangélicos, sabemos que pisaremos num terreno perigoso, porém necessário a ser falado e principalmente expor o pensamento bíblico sobre o tema. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". JOÃO 4.24 – VERSÃO NVI
Não existem cultos áridos, e sim crentes áridos. Tommy tenney Pregador e escritor Norte-americano e fundador do ministério GodChasers.network , ENTENDENDO O QUE É ADORAÇÃO
O SIGNIFICADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO 6 ISFAT-SP (INSTITUTO SILOÉ DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO TEOLÓGICO) Louvor é uma expressão de admiração, elogio, cumprimento e aprovação. Também é uma expressão de graças e gratidão por favores recebidos.
O SIGNIFICADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO Adoração é a forma mais elevada do louvor. 7 Adoração é a exaltação da pessoa de Deus, seu caráter, atributos e perfeição independentemente de seus favores.
O SIGNIFICADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO A adoração é: Em geral começamos com o louvor e depois entramos na adoração.
O SIGNIFICADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO É o sabor de admiração por Deus 9 Atitude : A adoração é uma atitude do coração. Começa com uma contemplação interior do coração sobre a grandeza e dignidade de Deus.
O SIGNIFICADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO 10 Extravasamento : Dos pensamentos e emoções do interior do homem. Os pensamentos e emoções não devem ser forçados a sairem, e sim devem sair espontaneamente. Derramamento da alma em profundas expressões de reverência, admiração, maravilhamento e adoração.
O SIGNIFICADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO 11 A primeira menção da palavra adoração está em Gênesis 22:5. A palavra usada é shachah que significa “prostrar-se”, “inclinar-se com respeito e reverência”.
O SIGNIFICADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO 12 DEUS ORDENA A ADORAÇÃO O louvor e a adoração não são uma opção (Gn 22:2). Todo e qualquer filho de Deus deve ser um adorador de Deus.
O SIGNIFICADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO 13 A ADORAÇÃO É ALGO CARO A adoração exige tudo o que somos e temos (Rm 12:1-2). No caso de Abraão custaria o seu maior tesouro, Isaque. Davi também entendia que a adoração tinha que custar algo (2Sm 24:24). A ADORAÇÃO É UM ATO DE FÉ Cada passo dado por Abraão foi dado com fé. Abraão sabia que ele e seu filho voltariam juntos (Gn 22:5).
O SIGNIFICADO DE LOUVOR E ADORAÇÃO RENDIÇÃO DO EGO Abraão ao se dispor a oferecer seu filho estava também oferecendo seus sonhos, planos, desejos e projetos para o futuro. Abraão estava oferecendo a si mesmo. O LOUVOR GLORIFICA A DEUS O alto preço de adoração de Abraão glorificou a Deus (Sl 50:23).
ELEMENTOS VITAIS DE LOUVOR No antigo testamento existem algumas palavras traduzidas por louvor. 1 – Hallal: ocorre cerca de 88 vezes é a palavra mais utilizada no Antigo Testamento. Seu significado é “produzir um som claro”, “gabar-se”, “celebrar”, “elogiar com grande entusiasmo”.
ELEMENTOS VITAIS DE LOUVOR 16 2 – Hilluwi: é uma celebração de ações de graças pelo término da colheita após longos meses de trabalho. O regozijo é uma expressão de ações de graça e louvor. 3 – Tehillah: a ênfase é cantar o nosso hallal (louvor) a Deus de forma clara e inconfundível tanto na letra, quanto na música 4 – Shabach: significa “gritar com alta voz”, “grito de triunfo”, “gloriar-se na vitória”. O louvor nem sempre tem que ser alto, nem sempre precisamos gritar. Entretanto, as vezes um grito é a única maneira de louvar a Deus (Sl 47:1). 5 – Zamar: significa “dedilhar ou tocar as cordas”. É cantar louvores com acompanhamento de instrumentos musicais.
ELEMENTOS VITAIS DE LOUVOR 17 6 – Yadah: o significado básico é “expressar uma confissão de agradecimento”. A palavra também transmite a ideia de “estender as mãos”. 7 – Towdah: é parecida com yadah e significa “a extensão das mãos em adoração a Deus”. 8 – Barak: significa “ajoelhar-se em adoração”. É uma posição de humildade e demonstração de superioridade de Deus.
ELEMENTOS VITAIS DE LOUVOR Os louvores são compostos por: Expressão física: ocorre quando há uma revelação de Deus no interior do homem e acaba por ser exteriorizado através das atitudes. Som audível : embora Deus possa ser louvado em silêncio, a igreja deve cantar e demonstrar Deus através dos cânticos. Liberação emocional : louvar é uma atitude espiritual, contudo é necessário que haja uma liberação emocional. Muitos cristãos têm medo de expressões emocionais por pensarem que são carnais. Expressões bíblicas de louvor requerem uma liberação emocional positiva e controlada .
PORQUE DEVEMOS LOUVAR A DEUS? 1.Reconhecimento do poder de Deus - Deuteronômio 10:21. 2. Fomos criados para louvor de Deus - Salmos 150:6. 3. O Senhor nos ordena a adorá-lo – 1º Crônicas 16:29 4. Através do louvor entramos na presença de Deus – Salmos 100.4 5. O louvor e a adoração glorificam Deus - Salmos 50:23 6. Deus é digno de louvor – 1º Crônicas 16:25 7. O louvor é arma de guerra espiritual – 2º Crônicas 20:19-23 / Juízes 5:1 a 22 8. Através do louvor agradecemos os feitos de Deus – 2º Crônicas 7:3. 9. Demonstramos alegria - Tiago 5:13 10. Por gratidão ao que Ele fez - Deuteronômio 8:10
A CENTRALIDADE DA ADORAÇÃO A adoração é a atividade mais alta e nobre pela qual o homem é capacitado por Deus a realizar. Ela possui implicações escatológicas, pois, ela será central na vida no céu ( Ap 4.8-11; 5.9-14; 7.9-17; 11.15-18; 15.2-4 e 19.1-10). A nossa conduta cristã, o que cremos, certamente será influenciado pela nossa forma de adoração, assim, teologia e adoração caminham juntas. Pessoas escolhem o local de adoração, assim como escolhem o local para assistirem a um filme, ou para fazerem suas compras. Isto revela que em nosso tempo, a adoração deixou de ter princípios sólidos que a determinam. QUEM É O CENTRO DA SUA ADORAÇÃO? É normal no meio cristãos a expressão “hoje não gostei do culto”, como que se o culto fosse para a pessoa e não pra Deus. Isso mostra que para alguns, há muito tempo Deus foi tirado do centro da adoração e o objeto a ser adorado é o seu próprio ego.
A CENTRALIDADE DA ADORAÇÃO DEUS É O CENTRO DE TUDO? ELE É O OBJETO DA SUA ADORAÇÃO? TUDO É FEITO PRA A GLÓRIA D’ELE? “Se temos Deus no centro de nossas vidas, temos tudo o que necessitamos”, não é ter o que se quer, mas o que se precisa, depois de um tempo descobrimos que é melhor ter o que se precisa do que ter o que se quer. Quando essa atitude é tomada, tudo em nossas vidas gira em torno de Deus e sua vontade, pensaremos como Paulo, “já não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim” e assim quer comendo, bebendo ou fazendo qualquer outra coisa, faremos para a glória de Deus e tendo sempre ele no centro de nossa vida.
A CENTRALIDADE DA ADORAÇÃO Por que devemos louvar a Deus???
* Por quem Ele é A igreja deve oferecer louvores com entendimento (Sl 47:7) por que Ele é o Senhor (Sl 48:1; Sl 96:4). A CENTRALIDADE DA ADORAÇÃO * Por que o louvor glorifica a Deus O louvor glorifica a Deus e exalta seu nome entre as nações (Sl 50:23; Sl 69:30).
A CENTRALIDADE DA ADORAÇÃO * Por que o Senhor é bom A igreja deve bendizer por todos os beneficios (Sl 103:1-3), pela sua bondade (Sl 107:21) e por seus atos (Sl 150:2). * Deus habita nos louvores Deus não resiste aos louvores de Seu povo. Davi sabia que se sua vida estivesse cheia de louvores também estaria cheia da presença de Deus (Sl 22:3).
O louvor precede a vitória As batalhas não são vencidas com guerras e armas, e sim com louvores. As armas da igreja não são espadas ou escudos, e sim cânticos e instrumentos musicais (2Cr 20:21-22). A CENTRALIDADE DA ADORAÇÃO
A MÚSICA NO LOUVOR E ADORAÇÃO A música sempre teve um papel importante na adoração a Deus. Na própria criação já era possível ouvir cânticos (Jó 38:7). Todas as vezes que haviam acontecimentos importantes era comum a celebração com cânticos (Ex 15:1-21; Jz 5:1-3; 1Sm 18:6-7; 2Cr 30:21). A música ajuda a criar uma atmosfera espiritual que possibilita a operação espiritual na igreja.
A MÚSICA NO LOUVOR E ADORAÇÃO Eliseu solicitou um músico para que ele pudesse exercer o ministério profético (2Rs 3:11, 15-16); Davi separou 4.000 músicos para profetizarem com seus instrumentos musicais (1Cr 25:1); e A música ungida de Davi libertava Saul da opressão maligna (1Sm 16:23). CÂNTICOS ESPIRITUAIS Também chamados de cânticos espontâneos (Ef 5:18-19; Cl 3:16; 1Co 14:15) são dados diretamente pelo Espírito Santo que fornece tanto a letra quanto a melodia.
LOUVOR: BENÇÃOS E BARREIRAS A MÚSICA NO LOUVOR E ADORAÇÃO 1 – Pecado: o pecado que não foi confessado inibe a presença de Deus (Sl 66:18). O pecado e a iniquidade separa os crentes da comunhão com Deus (Is 59:2). A solução consiste em confessar os pecados à Deus (1Jo 1:9). 2 – Condenação: mesmo após o perdão de Deus, muitos crentes não conseguem perdoar a si mesmos. A sensação da presença de Deus tende a fazê-los mais conscientes de sua indignidade do que da misercórida e a graça.
A MÚSICA NO LOUVOR E ADORAÇÃO 3 – Mundanismo: mundanismo é o oposto de espiritualidade. É a condição predominante quando as mentes e pensamentos estão centralizados nas coisas “seculares”, ao invés das coisas de Deus. 4 – Conceito errado a respeito de Deus: muitos imaginam que Deus é um ser carrasco que está pronto a castigar. Pensam que há pouca esperança de agradá-Lo e de usufruir de Sua aprovação. A conscientização de quem e o que Ele é certamente nos conduzirá ao louvor e adoração 5 – Orgulho: a preocupação com a auto-imagem e o desejo de uma boa reputação é uma barreira ao louvor (2Sm 6:16).
O CULTO CRISTÃO AS BASES BÍBLICAS DO CULTO CRISTÃO A NECESSIDADE E ESSÊNCIA DO CULTO A REVERÊNCIA NO CULTO. Quantos cristãos realmente conseguem distinguir entre a verdadeira e a falsa adoração? ( Jo 4.23-24). Será que nós temos cultuado de um modo que agrade a Deus? ( Hb 11.5). A base da nossa adoração é o ensino bíblico ou a experiência humana? A Palavra de Deus delineia as bases de uma adoração segura e definitiva. A maneira como estudamos as Sagradas Escrituras já demonstra se somos ou não adoradores. O Eterno Senhor Deus nos chamou para adorá-Lo! O culto cristão deve ser puro, santo e agradável a Deus – Rm 12 O adorador deve estar em santidade O culto deve ser para a glória de Deus No culto devemos ter nossa mente e coração conectados com Deus Cultuamos por que fomos criados para adorar a Deus e louva-lo pra sempre
Infelizmente, em muitos lugares, raramente é possível ir a uma reunião cuja atração seja somente Deus. Sendo assim, só se pode concluir que os filhos de Deus estão entediados dEle , pois é preciso mimá-los com pirulitos e balinhas na forma de filmes religiosos, jogos e refrescos. Vejamos e aprendamos com os exemplos de Lucas 5.25; 13.13; 17.15; 18.43; 1 Coríntios 12.3 e 2 Coríntios 1.22. O culto é útil. Ele tem utilidade didática, sociológica e psicológica. No ato do culto, aprendemos a ser cristãos, integração e comunhão pessoal (1Co 10.17; At 2.42-47). Por fim o culto traz paz, descanso e cura a alma dos fiéis. O CULTO CRISTÃO
A Verdadeira Adoração a Deus Adoração verdadeira é uma questão do coração A verdadeira adoração está alinhada com a Palavra de Deus 1. A verdadeira adoração é prestada a Deus somente por aqueles que nasceram do Espírito de Deus. “Aquele que é nascido da carne, é carne”, disse Jesus, e, portanto, toda assim chamada adoração feita por pecadores não regenerados é carnal. Somente um coração regenerado pode cantar a nova canção (Salmo 40:3). 2. A verdadeira adoração só pode ser realizada através do Espírito Santo, “Os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito”, disse Jesus, e, portanto, unicamente através da iluminação que o Espírito concede a nossas mentes, e os sentimentos dela produzidos em nossos corações é que a nossa adoração pode ser edificante para nós e agradável a Deus. Os dons de liderança concedidos pelo Espírito a pastores e mestres são uma parte essencial da adoração pública. 3. A verdadeira adoração é estruturada pelas Escrituras. “Os verdadeiros adoradores adoram...em verdade”, disse Jesus. A Bíblia nos revela o Deus a Quem devemos adorar e como devemos fazê-lo: “com reverência e santo temor”. As Escrituras produzem a atmosfera e fornecem os temas, as orações, os louvores e a pregação. Dessa forma, possuímos um padrão para conhecer o que é certo e o que é errado em tudo o que é falado e cantado. Desfrutamos, também, uma maravilhosa liberdade de todas as tradições e artefatos que são introduzidos por homens não espirituais, na inútil tentativa de “tornar” a adoração mais importante e “significativa”. A verdadeira adoração é essencialmente simples.
4. A verdadeira adoração surge a partir de um contínuo andar com Deus. Um homem que dificilmente pensa em Deus durante os seis dias da semana, não está apto a adorá-lo corretamente no sétimo dia. Se tal pessoa fala quanto está se “regozijando” na adoração, alguma coisa está errada com ele! Ele está se entretendo ou está recebendo aquela vaga sensação de desafio que o homem natural desfruta. Por outro lado, em meio à verdadeira adoração, tal pessoa deveria sentir quanto está afastada de Deus e sentir uma tristeza santa por sua negligência para com a glória do Senhor. 5. A verdadeira adoração é sempre um produto e uma perspectiva da grandeza de Deus e da nossa pequenez. O profeta Isaías vê a grandeza de Deus e clama: “Ai de mim! Estou perdido! porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (Isaías 6:5). João, na ilha de Patmos , vê o Senhor e nos diz: “Quando O vi, caí a seus pés, como morto” (Apocalipse 1:17). Qualquer coisa de novo que introduzimos na adoração, que não tenha como objetivo exaltar a Deus, é simplesmente uma concessão ao desejo por novidade que, caracteriza todos os homens naturais. A Verdadeira Adoração a Deus
LEVITAS Deus no Antigo Testamento designou como tribo sacerdotal a tribo de Levi para representar o povo diante Dele. O sistema sacerdotal era muito complexo e simbolo da realidade espiritual. O sacerdócio do Antigo Testamento foi suplantado por Jesus na Nova Aliança e todos os crentes são chamados para serem sacerdotes Não oferecemos sacrificios de animais como faziam os sacerdotes no Antigo Testamento. Somos chamados à oferecer sacrificios agradáveis a Deus (1Pe 2:5). Um dos sacrificios espirituais que devemos oferecer é o fruto de nossos lábios (Hb 13:15).
ADORAR COM O CORPO PODE ARNALDO? Além das expressões verbais de louvor e adoração, também existem as expressões físicas Ficar em pé é um sinal de respeito. Geralmente levantamos quando alguém importante entra no recinto (Sl 33:8; Sl 134:1; Sl 135:2). FICAR EM PÉ
As mãos erguidas são um sinal universal de rendição. Levantar as mãos significa que estamos entregues a Deus e que não temos nenhuma arma contra Ele (Sl 134:2; Sl 28:2). ERGUER AS MÃOS ADORAR COM O CORPO PODE ARNALDO?
As palmas são resultado da admiração, reconhecimento e aprovação mediante os feitos de alguém (Sl 47:1). BATER PALMAS ADORAR COM O CORPO PODE ARNALDO?
A dança dentro da igreja encontra muitas criticas e oposições , em particular por não encontrar-mos tanto no AT como no NT danças dentro do espaço separado para culto. DANÇAR ADORAR COM O CORPO PODE ARNALDO?
A dança envolve todo o corpo para expressar alegria , louvor e adoração . As palavras hebraicas e gregas traduzidas como dança tem muitos significados como: saltar, pular, levantar os pés. DANÇAR ADORAR COM O CORPO PODE ARNALDO?
Libertação: Miriã dançou após o fim da escravidão egipcia (Ex 15:20). Vitória: a filha de Jefté dançou após a vitória sobre os amonitas (Jz 11:34). EXEMPLOS DE DANÇAS NA BÍBLIA ADORAR COM O CORPO PODE ARNALDO?
Jubal foi o primeiro a construir instrumentos musicais (Gn 4:21). Os instrumentos musicais eram utilizados na Bíblia para expressar louvor e adoração (Sl 150:3-5). INSTRUMENTOS MUSICAIS Os músicos que desejam oferecer louvores através de seus instrumentos musicais devem buscar a excelência (Sl 33:3). Entretanto, não basta somente a habilidade técnica, mas é imprescindível a habilidade espiritual .
EXEMPLO DE TÉCNICA E UNÇÃO Através da harpa tocada com habilidade por Davi, os espíritos malignos eram expulsos (1Sm 16:23). Os músicos podem produzir um ambiente que conduza ao exercício de uma espiritualidade mais profunda INSTRUMENTOS MUSICAIS
MARCAS DE UM VERDADEIRO ADORADOR 1 - Um verdadeiro adorador tem uma vida de oração: Quando falamos em adorar, falamos em nos humilharmos na presença do Senhor, mas muitas vezes queremos isso sem ter uma vida de oração, em João 16:23-24, está escrito: 2- Um verdadeiro adorador tem uma vida de Submissão (ele se humilha diante de Deus) 2ºCronicas 7.14 “Se o meu povo, que se chama pelo o meu nome, se humilhar, e orar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” 3- Um verdadeiro adorador tem uma vida de testemunho que alegra ao Senhor: Muitas vezes queremos ser adoradores de púlpito, não adoramos além da porta da igreja, que tal mudarmos nossa visão de adoração e passar a sermos verdadeiros adoradores? Ficamos adorando a Deus como os Fariseus que faziam tudo para mostrar uma adoração que não tinham, oravam em pé nas sinagogas e nas esquinas afim de serem vistos, em Mateus 6:5 está escrito “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.” Jesus queria que fizéssemos a diferença como adoradores queria que realmente refletíssemos a Glória de Deus, Deus te ama e quer mais de você.
MARCAS DE UM VERDADEIRO ADORADOR 4 - Um verdadeiro adorador é conhecedor da palavra do Senhor (Bíblia): Você é conhecedor da Bíblia? Você tem buscado esse conhecimento? Ou tem feito uma vida de monólogo com Deus? Uma vez quando inquirido por alguns saduceus em Mateus 22, Jesus respondeu (V 29): “Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus.” O problema é que se realmente não conhecemos as escrituras, realmente nunca poderemos ter nem noção do poder de Deus, mas com um verdadeiro adorador isso não pode acontecer, pois, você só pode adorar a Deus por algo que ele fez ou por algo que a sua fé permite vê-lo fazendo, não só adorar por o que ele faz, mas pelo que ele é, sendo assim, compreendendo o poder de Deus. Quer ser um perfeito adorador? É um conhecedor da Bíblia? Quantas vezes você lê a Bíblia na semana? Ou será que sua Bíblia está empoeirada? Ou será que você não tem a Bíblia? Lembre-se você está em uma guerra que a Bíblia é uma das armas importante para se lutar nesta guerra, veja, em Mateus4 que Jesus venceu o inimigo com a palavra. 5 - Um verdadeiro adorador sempre busca a excelência na adoração: Em Ec . 7:12 está escrito: Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência da sabedoria é que ela preserva a vida de quem a possui. Ser adorador não é fácil, ser adorador é entregar nosso tempo, nossa disposição, nossa vida, tudo nosso a Deus
O CULTO CONTEMPORÂNEO E A FALSA ADORAÇÃO Falar do culto contemporâneo hoje está extremamente difícil, pois mexemos em terreno perigoso visto que contrastamos faixas etárias e gosto musical. Porém devemos ensinar o que a bíblia diz e aquilo que agrada a Deus. Vejamos o que pst . Paulo Junior pensa sobre o culto contemporâneo.
CONCLUSÃO Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” … (JOÃO 4.22-24)