Método cientifico

JosyBraga1 1,795 views 24 slides Apr 30, 2015
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

Slide produzido por alunas do curso de pós gradução em psicopedagogia. Professor Vilmar.


Slide Content

Método Científico

Faculdade NOVA Metodologia de Pesquisa Científica

Alunas: Josiane da Silva Braga Leilane Queiroz Martins Pâmela Santos Ferreira de Oliveira Taynara Tayane Ferreira Teresa Magali Oliveira Cardoso Professor : Vilmar Vilaça

O que é Método?

Maneira de dizer, de fazer, de ensinar uma coisa, segundo certos princípios e em determinada ordem.

O método científico é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequência lógica e organizada, para estudar os fenômenos.  Método Científico

Pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir.

Principais etapas do método científico :

Diante de algum sistema ou alguma situação que ocorre na natureza, o cientista é levado pela curiosidade e pela necessidade a buscar formas de entender o que leva aquilo a acontecer. Assim, a partir da observação, que pode ser a olho nu ou com a utilização de instrumentos, como o microscópio, o cientista começa a formular questões. Vejamos em que consiste basicamente cada uma delas:

Observação : observa-se que a maioria das folhas é verde. Então, a seguinte questão poderia ser levantada: “Porque as plantas são verdes?”

Hipótese: Na tentativa de responder à questão ou às questões levantadas, o cientista passa a tentar dar uma possível resposta que explique o fenômeno observado. Essa é a hipótese, ou seja, afirmações prévias para explicar os fenômenos.

Por exemplo, para responder à pergunta  “Por que as folhas são verdes?”,  o cientista poderia levantar a seguinte hipótese:  “Alguma substância está presente em todas as folhas verdes e é responsável por lhes conferir essa cor.” .

Experiências:  Para verificar que a hipótese levantada é realmente verdadeira, o cientista ou a equipe de cientistas realiza vários experimentos controlados, cujos dados são medidos cuidadosamente e anotados. As experiências podem confirmar a hipótese ou mostrar que ela não é verdadeira e deve ser descartada. Assim, outra hipótese poderá ser levantada e outros experimentos serão realizados.

Lei :  Depois de analisar cuidadosamente os resultados obtidos com os experimentos, o cientista tira algumas conclusões. Se comprovar que determinado fenômeno repete-se após certo número de experiências, ele pode formular uma lei. Isso significa que ele descreverá os eventos que ocorrem de modo uniforme e invariável, mas não explicará por que eles ocorrem.

“Todas as folhas verdes possuem a substância clorofila”.

Teoria:   É a explicação para a lei. A teoria explica não só a questão levantada no início, mas também todas as que surgiram durante as experiências e até mesmo prevê possíveis situações relacionadas.

O tom esverdeado das folhas ocorre porque elas produzem grande quantidade do pigmento clorofila. A estrutura da clorofila possui o   íon Mn 2+ , que é o responsável pela cor verde, pois ele absorve bem os comprimentos de ondas das cores vermelha, laranja, azul e violeta, mas reflete grande parte da luz verde, que é a cor que nós enxergamos.”

Referências: http://www.escolakids.com/metodo-cientifico.htm https://evolucaoenergiaeolica.wordpress.com/metodo-cientifico/ http://www.dicio.com.br/metodo/ http://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/
Tags