Método Francês Alunos: Matheus Alves, Juan Daniel, Marcos David, Raimundo Pontes, Nonato Faculdade Católica Rainha do Sertão
A ginastica francesa surgiu baseada na ciência e voltada a vida civil, mas tinha um forte espirito militar marcante.
Ela esteve ligada ao coronel Amorós que apresentava que além do caráter moral e patriótico, uma preocupação com o desenvolvimento social e também o desenvolvimento da força física, agilidade e resistência. ( Amorós 1814)
As ideias do Coronel se apoiavam nos pilares da ordem e disciplina, ele acreditava que a ginastica que atuava no corpo, formava a autodisciplina, que seria uma extensão do ser social e do ser humano, basicamente o seu desenvolvimento floresce em mais um receita destinada a melhoria da saúde e dos aprimoramentos morais dos indivíduos e da sociedade
Alguns anos depois a ginastica francesa foi totalmente renovada e redesenhada, ela se preparava para atender uma população que necessitava de melhorias de posturas e hábitos de vida considerados “saudáveis“.
Coronel Amorós também foi considerado precursor da ciência da análise e mecanismo do movimento. Outra característica importante além da eficiência também a beleza do movimento. Ganha-se destaque a questão da estética, ou seja, o “corpo belo”.
No seu desenvolvimento o Coronel focou nos seguintes pontos: A resistência, a força, o equilíbrio, agilidade, extensão dos músculos, capacidade de andar, correr e pular grandes alturas, tanto em locais fáceis como mais complicados.
Principais exercícios exercícios de marcha, corrida, salto, lançamentos, lutas, esgrima, utilização de pesos e halteres, ginástica de aparelhos, remo, ciclismo, natação e salvamento e desportos coletivos.