Sistemas: Conjunto de elementos interdependentes e organizados , delimitado por uma fronteira . Interações entre os subsistemas Sistemas abertos – Trocam energia e matéria com o meio envolvente. Ex.: Tubo de ensaio aberto Sistemas fechados – Trocam energia mas não trocam matéria com o meio envolvente. Ex.: Planeta Terra (as trocas de matéria são muito reduzidas, se comparadas com a massa total)
Sistema Interações entre os subsistemas Sistemas fechados – Trocam energia mas não trocam matéria com o meio envolvente. (Imaginemos um aquário sem contacto com o exterior).
Subsistemas terrestres Interações entre os subsistemas Os subsistemas terrestres trocam matéria e energia entre si, sendo considerados abertos .
Atmosfera Componente gasosa do planeta, dividida em 5 camadas. A camada superior, a exosfera, faz a transição para o Espaço. Interações entre os subsistemas Troposfera – Camada mais próxima da superfície (em média 10 km de altitude), em que ocorre a maioria dos fenómenos atmosféricos. Estratosfera – Camada que contém a camada de ozono que filtra os raios UV. Termosfera – Camada com elevadas temperaturas e onde ocorrem as auroras boreais. Mesosfera – A maioria das partículas rochosas do Espaço converte-se em meteoros nesta camada.
Atmosfera Interações entre os subsistemas Muito rica em nitrogénio e oxigénio, contendo também vapor de água e dióxido de carbono. N 2 O 2 Ar CO 2 Composição da atmosfera terrestre
Hidrosfera Subsistema formado por toda a água no estado sólido e líquido. A maioria encontra-se nos oceanos ou armazenada nas calotas polares. Apenas uma pequena fração de água circula entre os subsistemas terrestres quando ocorre a evaporação, a condensação, a precipitação, a evapotranspiração e a percolação de água em profundidade. Interações entre os subsistemas
Biosfera Subsistema terrestre formado por todos os seres vivos e a matéria orgânica que produziram e que ainda não sofreu decomposição. Os seres vivos possuem uma elevada capacidade de adaptação aos ambientes mais extremos da Terra.
Geosfera Subsistema terrestre formado pelos materiais geológicos que constituem a Terra. A Terra é formada por camadas concêntricas com diferentes propriedades físico-químicas. A maioria das interações com os restantes subsistemas ocorre, principalmente, na litosfera. Interações entre os subsistemas Núcleo interno – Sólido e de natureza metálica. Núcleo externo – Líquido e de natureza metálica. Mesosfera – Sólida e muito viscosa. Pertence ao manto. Astenosfera – Sólida e viscosa. Pertence ao manto. Litosfera – Sólida e rígida. Inclui a crusta continental e oceânica e parte do manto.
Interações entre os subsistemas Interações entre os subsistemas O ciclo da matéria, como por exemplo do carbono, permite visualizar as interações entre os diferentes subsistemas terrestes.
Interações entre os subsistemas Estratosfera SO 2 → Aerossóis (permanecem longos períodos e refletem parte da radiação solar) Radiação solar Como pode uma erupção vulcânica influenciar os outros subsistemas da Terra?
Interações entre os subsistemas As cinzas refletem parte da radiação na troposfera mas, como são arrastadas pela precipitação, permanecem pouco tempo. Os aerossóis que atingem a estratosfera nas erupções mais intensas podem originar o arrefecimento global. O CO 2 libertado nas erupções tem um efeito contrário, provocando um aquecimento global. Troposfera H 2 O + SO 2 → chuvas ácidas Estratosfera SO 2 → Aerossóis (permanecem longos períodos e refletem parte da radiação solar) Radiação solar
Interações entre os subsistemas Como é que os seres vivos interagem com os subsistemas terrestres? 1. Os cientistas consideram as espécies como entidades dinâmicas em evolução desde que a vida teve origem no nosso planeta (há cerca de 3.800 MA. 2. É difícil dizer com exatidão o número de espécies que existem hoje na Terra. As estimativas vão de 8,7 a 30 milhões de espécies!
Interações entre os subsistemas Estratosfera SO 2 → Aerossóis (permanecem longos períodos e refletem parte da radiação solar) Radiação solar Como é que os seres vivos interagem com os subsistemas terrestres? O ser humano é a espécie dominante sobre a Terra. A sua influência sobre os ecossistemas é por demais evidente. Provoca alterações dos ecossistemas. Provoca extinções de espécies. Altera ambientes com agricultura, pecuária e atividade industrial.
Interações entre os subsistemas Estratosfera SO 2 → Aerossóis (permanecem longos períodos e refletem parte da radiação solar) Radiação solar Exemplos de interações antrópicas no ambiente e efeitos na biodiversidade: Degelo das calotas polares devido ao aquecimento global. Maior ilha de lixo do mundo (17x o tamanho de Portugal) Poluição atmosférica causada por industrialização. Pesticidas e herbicidas usados na agricultura poluem solo e aquíferos subterrâneos bem como polinizadores. Desflorestação destrói habitats naturais e reduz produção de O 2 Espécies invasoras competem com as nativas, reduzem a biodiversidade e desequilibram os ecossistemas.
Biosfera
Portanto, a Biosfera é: O subsistema terrestre formado por todos os seres vivos e a matéria orgânica que produziram e que ainda não sofreu decomposição.
Porque é importante preservar a Biosfera? Para que se possa assegurar o futuro de todas as espécies incluindo a humana. Para isso devemos: Estudar a Biosfera e procurar compreender a como é constituída e como funciona. A biosfera constitui, na realidade, o conjunto de todos os ecossistemas terrestres. E o que é isso de Ecossistema? Ecossistema é um conjunto formado pelos seres vivos (plantas, animais, microrganismos, incluindo nós) e pelo meio físico (ar, solo, água, luz, clima) que interagem entre si, trocando energia e matéria. Ou seja: é como uma grande comunidade onde cada elemento depende do outro para manter o equilíbrio. 🌱 🐦 💧
Ecossistema O termo “Ecossistema” abrange duas componentes: Componente abiótica (ou biótopo) : é a parte não viva do ecossistema – solo, água, ar, luz, temperatura. Componente biótica (ou biocenose) : é a parte viva – plantas, animais, fungos, microrganismos.
Estrutura de um ecossistema (deserto)
Exercício Página 10 do Manual
Relações nos Ecossistemas Comunidade biótica = conjunto dos seres vivos que interagem entre si. Papéis Alimentares: Produtores – produzem alimento (ex. algas, plantas terrestres e aquáticas) Macroconsumidores – consomem outros seres vivos (ex. raposa, tubarão, falcão) Decompositores/ microconsumidores – reciclam a matéria (ex. fungos, bactérias) Relações entre espécies, podem ser de dois tipos: Intraespecíficas (dentro da mesma espécie) Interespecíficas (entre espécies diferentes)
Relações nos Ecossistemas 1- Relações intraespecíficas: Reprodução Competição por alimento e parceiro Cooperação (sociedades e colónias) 2- Relações interespecíficas: Predação Parasitismo Competição Comensalismo Mutualismo e Simbiose
Resumindo, relações interespecíficas… Relações interespecíficas: Predação: um ser vivo caça e mata outro para se alimentar. Parasitismo: um vive à custa do outro, prejudicando-o (pulga, lombriga). Competição: espécies diferentes disputam recursos como alimento, água ou espaço. Comensalismo: um beneficia, o outro não é afetado (ave e árvore). Mutualismo: ambos ganham, mas conseguem viver separados (crocodilo e pluvial egípcio ). Simbiose: ambos ganham, mas não sobrevivem separados (cavalos e bactérias do intestino).