MaiaraNascimentoGome
172 views
10 slides
Dec 12, 2022
Slide 1 of 10
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
About This Presentation
Apresentação sobre alguns conceitos de Magnetismo e Eletromagnetismo
Size: 524.39 KB
Language: pt
Added: Dec 12, 2022
Slides: 10 pages
Slide Content
Magnetismo e Eletromagnetismo By : Diogo Miranda Felipe Henrique Júlia Bitarães Marcelo Nascimento Maria Eduarda
O que é o Magnetismo? Conceito na física: O magnetismo é o fenômeno físico que explica a atração entre metais e ímãs, por exemplo. Esses materiais são capazes de se atraírem mutuamente graças à disposição espacial dos vetores de momento de dipolo magnético (μ) que se encontram no interior desses materiais.
Onde o Magnetismo é usado? Navegação por meio da bússola: a bússola é uma pequena agulha ferromagnética que gira em razão do campo magnético da Terra; Atração de pequenos pedaços de metal por ímãs: os ímãs atraem com grande intensidade os metais em razão do seu comportamento ferromagnético; Atração e repulsão entre ímãs: os polos de mesmo nome dos ímãs repelem-se, uma vez que os vetores de dipolo magnético de seus domínios estão dispostos em sentidos contrários; Campo magnético terrestre: o campo magnético terrestre existe em razão da rotação relativa entre o núcleo da Terra e as suas camadas externas, que giram com velocidades diferentes
Momento de Dipolo Magnético O momento de dipolo magnético é um vetor que aponta em direção ao polo norte de um campo magnético. Alguns materiais podem se sentir atraídos ou até mesmo repelidos por outros de acordo com a forma como os seus momentos de dipolo magnético encontram-se alinhados em seu interior. Essa configuração de momentos de dipolo magnético é o que chamamos de estado de magnetização.
Domínio Magnético Quando tratamos de materiais que apresentam propriedades magnéticas, é comum falarmos de domínios magnéticos, que são pequenos pedaços do material onde todas as moléculas que estão próximas umas das outras têm os seus momentos magnéticos alinhados em uma única direção. Quando expostos a uma fonte de campo magnético externa, como um ímã, esses materiais reagem de maneiras diferentes. Materiais ferromagnéticos Materiais antiferromagnéticos Materiais diamagnéticos Materiais paramagnéticos:
Para que serve? O magnetismo tem inúmeras aplicações tecnológicas. Diversos circuitos elétricos, como os transformadores, fazem uso das propriedades magnéticas dos materiais para funcionarem corretamente. No caso dos transformadores, por exemplo, tira-se vantagem da propriedade ferromagnética do ferro: quando se aplica um campo magnético nesse material, ele reforça-o, adicionando-lhe um campo magnético induzido. O magnetismo também é fundamental para o funcionamento dos motores elétricos, para gravação de informações em discos rígidos, como fitas cassete e VHS, cartões magnéticos, entre outros.
O que é o Eletromagnetismo? Conceito: O eletromagnetismo é a parte da Física que estuda a eletricidade e o magnetismo, bem como as relações estabelecidas entre eles. O eletromagnetismo se baseia nos princípios de cargas elétricas e variação de fluxo magnético. As cargas elétricas em movimento geram campo magnético e a variação do fluxo magnético produz campo elétrico. O campo magnético surge a partir do movimento de carga elétrica, pois ele é resultado da corrente elétrica.
Eletromagnetismo Fenômenos Magnéticos; Substâncias Magnéticas; Substâncias não Magnéticas; Campo Magnético; Força e Fluxo Magnético; Indução Magnética.
Magnetismo X Eletromagnetismo O principal fator de diferença entre a eletricidade e magnetismo é que a eletricidade é o resultado da presença e do movimento das cargas de elétrons, enquanto o magnetismo só existe quando as cargas de elétrons estão em movimento.