Auuaudjbejzbd also on bzhokr zkziidbwbksid kdkdkdkdnbe
Size: 2.34 MB
Language: pt
Added: Oct 09, 2025
Slides: 26 pages
Slide Content
MANEJO FRENTE AO ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO Trabalho apresentado como requisito avaliativo à disciplina de Biossegurança, ministrada pela docente Geru z a Souza aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem. Discentes : José Gabriel, Eduarda e Alane Pereira ITAPETINGA-BA 2025
INTRODUÇÃO: Historicamente, os trabalhadores da área da saúde nunca foram considerados uma categoria profissional de alto risco para acidentes de trabalho; O risco ocupacional com agentes infecciosos é conhecido desde o início dos anos 40 do século XX; Porém, as medidas profiláticas só foram desenvolvidos a partir da epidemia de infecção pelo HIV/aids, no início da década de 80.
DEFINIÇÃO: Definição de Acidente de Risco com Material Biológico: Todo caso de acidente de trabalho ocorrido com quaisquer categorias profissionais, envolvendo exposição direta ou indireta do trabalhador a material biológico
INTRODUÇÃO: Os acidentes de trabalho com sangue e outros fluidos devem ser tratados como casos de emergência médica; É importante ressaltar que as profilaxias pós-exposição não são totalmente eficazes; Portanto, ações educativas permanentes e medidas de proteção individual e coletiva são fundamentais.
PROFISSIONAIS DE SAÚDE E TIPOS DE EXPOSIÇÕES As exposições que podem trazer riscos de transmissão ocupacional do HIV e dos vírus das hepatites B (HBV) e C (HCV) são definidas como: Exposições percutâneas; Exposições em mucosas; Exposições cutâneas.
RISCOS DE TRANSMISSÃO: Materiais biológicos e risco de transmissão do HIV: Sangue, outros materiais contendo sangue, sêmen e secreções vaginais são considerados materiais biológicos envolvidos na transmissão do HIV.
RISCOS DE TRANSMISSÃO: Materiais biológicos e risco de transmissão do HIV: Líquidos de serosas (peritoneal, pleural, pericárdico), líquido amniótico, líquor e líquido articular são fluidos e secreções corporais potencialmente infectantes. Estas exposições devem ser avaliadas de forma individual.
RISCOS DE TRANSMISSÃO: Materiais biológicos e risco de transmissão do HIV: Suor, lágrima, fezes, urina, vômitos, secreções nasais e saliva (exceto em ambientes odontológicos) são líquidos biológicos sem risco de transmissão ocupacional. A presença de sangue nestes líquidos torna-os materiais infectantes.
RISCOS DE TRANSMISSÃO: Risco de transmissão do vírus da Hepatite B: O risco de contaminação pelo vírus da Hepatite B (HBV) está relacionado, principalmente, ao grau de exposição ao sangue e também à presença ou não do antígeno HBeAg no paciente-fonte.
PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO A MATERIAIS BIOLÓGICOS Recomenda-se o uso rotineiro de barreiras de proteção quando o contato mucocutâneo com sangue ou outros materiais biológicos puder ser previsto. Incluem-se ainda as precauções necessárias na manipulação de agulhas ou outros materiais cortantes, para prevenir exposições percutâneas.
PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO A MATERIAIS BIOLÓGICOS Entre as recomendações específicas que devem ser seguidas, durante a realização de procedimentos que envolvam a manipulação de material perfurocortante , destacam-se a importância de: Ter a máxima atenção durante a realização dos procedimentos;
PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS NOS CASOS DE EXPOSIÇÃO AOS MATERIAIS BIOLÓGICOS C uidados imediatos com a área de exposição: Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas; Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamente com água ou com solução salina fisiológica.
PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS NOS CASOS DE EXPOSIÇÃO AOS MATERIAIS BIOLÓGICOS A indicação ou não de PEP (Fluxograma 1) requer a avaliação do risco da exposição, o que inclui: A definição do tipo de material biológico envolvido; A gravidade e o tipo da exposição; A identificação ou não do paciente-fonte e de sua condição sorológica anti-HIV ;
Fonte: Google.
REGISTRO DE OCORRÊNCIA DO ACIDENTE DE TRABALHO Os acidentes de trabalho deverão ter um protocolo de registro com informações sobre avaliação, aconselhamento, tratamento e acompanhamento de exposições ocupacionais que envolvam patógenos de transmissão sanguínea. Condições do acidente Data e horário da ocorrência Avaliação do tipo de exposição e gravidade Área corporal do profissional atingida no acidente Tipo, quantidade de material biológico e tempo de contato envolvidos na Exposição.
EXPOSIÇAO NÃO OCUPACIONAL A MATERIAL BIOLÓGICO, EXCETO SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA SEXUAL Eventualmente, os serviços de saúde serão procurados por indivíduos que não são profissionais de saúde, inclusive crianças, para lidar com situações de exposição a material biológico; Nos casos de exposição por violência sexual consultar a Norma Técnica nº 131 de Violência Intrafamiliar – Orientações para a prática em serviço - Ministério da Saúde - 2002.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Ministério da Saúde – Brasil – Manual dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais – 2001. Ministério da Saúde – Brasil - Recomendações para Profilaxia da Transmissão Vertical do HIV e Terapia Anti-retroviral em Gestantes - 2004. Ministério da Saúde – Brasil - Recomendações para Terapia ARV em adultos e adolescentes - 2004. Public Health Service Task Force Recommendations for Use of Antiretroviral Drugs in Pregnant HIV-1-Infected Women for Maternal Health and Interventions to Reduce Perinatal HIV-1 Transmission in the United States - November 26, 2003 - Supplement: Safety and Toxicity of Individual Antiretroviral Agents in Pregnancy – disponível em (http://www.aidsinfo.nih.gov).