Matriz Extracelular A matriz extracelular é formada por elementos fluidos e fibrosos. Os fluidos são as glicosaminoglicanas e proteoglicanas . Os fibrosos são proteínas estruturais ( colágeno, fibras elásticas ou fibras colágenas) e proteínas adesivas ( fibronectina e laminina ) .
Funções da Matriz Preencher os espaços não ocupados pelas células Conferir aos tecidos resistência à compressão e ao estriamento; Constituir um meio por onde cheguem os nutrientes e sejam eliminados dejetos celulares; Ser um veículo por onde migram células quando se deslocam de um ponto para o outro; Ser um meio pelo qual chegam as substâncias indutoras provenientes de outras células.
Proteoglicanas e Glicosaminoglicanas Proteoglicanas são constituídos por proteínas específicas ligadas covalentemente a glicosaminoglicanos – GAGs Função: -conferem resistência aos tecidos; regulam o tráfego de moléculas e proporcionam uma difusão mais rápida (funções que advêm das suas características de moléculas hidratadas); -participam em cascatas de sinalização
Fibras colágenos Os colágenos são proteínas que formam longas cadeias e se enrolam num hélice triplo, resultando em fibras com uma grande força tênsil ; Estão presentes em tendões, cartilagens, lâmina basal , ossos, sangue, além de manter as células unidas.
Fibras elásticas Responsáveis pela elasticidade dos tecidos conjuntivos. São fibras delgadas no tecido conjuntivo, mas podem formas feixes maiores como no ligamentos da coluna vertebral ou lâminas concêntricas nos vasos sanguíneos de alto calibre. São produzidas por fibroblastos e por células musculares lisas dos vasos sanguíneos. São formadas por elastina (eixo central) recoberto por microfibrilas de glicoproteínas .
Fibronectina e laminina Fibronectina é uma família de mais de 20 glicoproteínas que contêm locais de adesão às células, a outras moléculas de fibronectinas e componentes fibrosos da matriz. Laminina é uma proteína de ligação que adere ao colágeno, receptores celulares e serve de ligação entre a célula e a lâmina basal
Lâmina basal É um entrelançado de moléculas como colágeno, laminina e proteoglicanas formando uma malha filtrante em diferentes tipos de tecidos como o plasma sanguíneos, e formação da urina nos rins.
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular . 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. DE ROBERTIS. Bases da Biologia Celular e Molecular . 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. Referências Biblográficas