O que é maturidade? É levar a plenitude as potencialidades e capacidade humanas, espirituais e sociais. É processual e não se cristaliza Não está vinculada a idade mas sim a etapas Infancia: Egocentrismo Adolescencia: Vida Adulta Nós amadurecemos naturalmente ou precisamos educar os nossos afetos para conquistar a maturidade afetiva? Não! Muita coisa pode atrapalhar ou até mesmo travar esse processo de amadurecimento humano. Ex.: Sindrome de Peter pan Fixação na adolescencia Infantilização da vida adulta
Etapas Infancia – Puberdade – Vida adulta Não necessariamente tem haver com a idade cronologica. A pessoa pode ter um alto nivel intelectual e um analfabetismo afetivo. Jung fala de duas etapas: 1- encontra sua identidade, é capaz de enfrentar o mundo, e fortalece o self. 2- Relativisa a pessoa, reconhece e aceita suas sombras, integra dentro de si Anima e animus, desapega-se de seu ego e reconhece que apenas um estabulo onde Deus nasce.
Recebe amor 100% Recebe amor e doa de si Doa de si
Maturidade no amor Como nós sentimos realizados? Quanto mas nosso amor estiver distante do utilitarismo, do egoísmo, e proximo da comunhão, e da verdadeira entrega como dom de si para o outro. Como amadurecer o amor: Construir sua vida afetiva sob bases solidas Capacidade de olhar o outro de forma realista sem idealizações Considera os afetos como dinamicos e as pessas com ser humano em contrução
Educar os afetos Educar ou reeducar? Liberdade e autonomia “O homem só se torna maduro quando enfrenta sua própria solidão!” (Bento XVI). Os relacionamento sem maturidade são destrutivos. A maturidade afetiva integra a razão e a emoção e as coloca a serviço da felicidade da pessoa. Capacidade de lidar bem consigo mesma e com as outras pessoas. É um reconciliado com a vida e com sua felicidade, portanto, apresenta um semblante confiante e sereno.
Caracteristica da maturidade Discernimento Liberdade e responsabilidade Damos as coisas a importancia que elas tem. Percebe a presença de Deus na corporeidade e no mundo. Admiti suas necessidades e decide livremente satisfazer ou se quer renunciar. Se orienta por sua escala de valores e não pelas expectativas dos outros. Aceitação de si mesmo com todas as suas fragilidades. Otimismo com sua historia pessoal e famíliar. Não tem medo de pedir perdão. Ama o que tem agora e não fica esperando algo para aí sim se realizar. Capacidade de vivencias momentos de solidão.
Imaturo Coloca facilmente sua felicidade e suas escolhas na mão dos outros. Medo da intimidade Caracteristicas da família, dos grupos, podem proporcionar verdadeiras alavancas de maturidade ou atrasos nesse processo. Coloca culpa sempre fora de si. Foge sempre para um mundo imaginario. Vive muito preso ao passado. Tem comportamentos rigidos e dificuldade de adaptar-se as mudanças . Desconhecimento de si mesmo Instabilidade emocional Não gosta de assumir responsabilidades Visão distorcida da realidade.
Co-dependecia afetiva Adoecimento afetivo que forma um ciclo viciante onde de um lado está uma personalidade dominadora e do outro o dependente. A personalidade Dependente A personalidade agressiva Cortar o “cordão umbilical” -> diferenciar-se Alteridade e autonomia Como se livrar da co-dependência Admitir Abrir jogo Oração e cura interior Sacramentos Acompanhamento e orientação
Debates finais “O homem é uma sintese de infinito e finito, temporal e eterno, de liberdade e necessidade, é em resumo, uma sintese” (Kierkegaard). "A verdadeira maturidade é atingir a seriedade de uma criança brincando." (Søren Kierkegaard ) Mudança acontece quando alguém se torna o que é, e não quando tenta ser como não é, mas acha que deveria ser. Somente deixando de querer mudar algo, entregando-nos plenamente à nossa situação real atual, uma mudança ordenada e coerente torna-se possível. A maturidade pode ser contatada nos frutos do Espírito Gl 5,22 Rir de si mesmo é um grande sinal de maturidade. Jonas e lição da mamoreira (Jn 4,1-11) O amadurecimento requer ambos o reconhecimento da realidade de alguém, de seus verdadeiros dons e talentos e dos seus limites.