Os inseticidas são substâncias químicas ou biológicas que tem como objetivo neutralizar ou controlar populações de insetos. Eles podem ser classificados de diversas formas, dentre elas: Classificação ambiental, toxicológica, quanto ao modo de ação, mecanismo de ação e seletividade.
Esse...
Os inseticidas são substâncias químicas ou biológicas que tem como objetivo neutralizar ou controlar populações de insetos. Eles podem ser classificados de diversas formas, dentre elas: Classificação ambiental, toxicológica, quanto ao modo de ação, mecanismo de ação e seletividade.
Esses defensivos possuem um ingrediente ativo (substância principal) que pertence a um determinado grupo químico e atua de uma determinada forma. Por exemplo: um produto é a base de acetato que pertence ao grupo químico dos organofosforados, atuando na inibição da acetilcolinesterase.
Dentre os diversos grupos químicos, destaco o funcionamento de 4:
Piretróides: atuam como moduladores dos canais de sódio, deixando-os abertos o que acaba fazendo com que haja um excesso de impulsos elétricos dentro dos axônios ocasionando hiperexcitação e morte do inseto;
Organofosforados: atuam na inibição da enzima acetilcolinesterase. Ela é responsável por degradar o excesso de acetilcolina no processo de sinapse. A inibição desta enzima ocasiona um acúmulo de ACh, fazendo com que os sinais elétricos perdurem no processo. Como consequência, há a morte por hiperexcitação.
Neonicotinoides: As moléculas do inseticida se ligam aos receptores nicotínicos do neurônio pós sinaptico fazendo com que haja estímulo constante da acetilcolina. O resultado disso é a hiperexcitação, seguida por paralisia e morte.
Benzoilureias: Atuam inibindo a biossíntese de quitina. Esta substância compõe exoesqueleto dos insetos e sua ausência impossibilita a muda, freando o desenvolvimento do indivíduo.
Size: 16.47 MB
Language: pt
Added: Aug 23, 2022
Slides: 37 pages
Slide Content
FÉLIX HENRIQUE RODRIGUES OLIVEIRA MECANISMOS DE AÇÃO DE INSETICIDAS
2 Classificações dos inseticidas; Inseticida e ingrediente ativo; Mecanismo e modo de ação; Funcionamento básico do sistema nervoso; Organofosforados; Piretróides ; Neonicotinoides ; Benzoilureias . SUMÁRIO
6 O que é a seletividade? Qual sua importância? CLASSIFICAÇÃO QUANTO A SELETIVIDADE Fonte: Embrapa, 2018.
7 CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MECANISMO DE AÇÃO Fonte: IRAC, 2022.
8 CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MECANISMO DE AÇÃO Fonte: IRAC, 2022.
9 O que são? Inseticida: substância química ou biológica capaz de neutralizar insetos-praga; Ingrediente ativo: substância principal presente em um defensivo. INSETICIDA E INGREDIENTE ATIVO
10 Modo de ação: como o produto causa a mortalidade. Ingestão; Contato; Profundidade; Sistêmico; Fumigação; Fisiológico. Mecanismo de ação: onde a molécula atua. Inibidores de acetilcolinesterase; Moduladores de canais de sódio. MODO DE AÇÃO X MECANISMO DE AÇÃO
11 MODO DE AÇÃO Fonte: Agropos , adaptado de J. Cooper e H.Dobson , 2007.
12 FUNCIONAMENTO BÁSICO DO SISTEMA NERVOSO Esquematizado por Félix Henrique, 2022.
13 SINAPSE Esquematizado por Félix Henrique, 2022.
14 ORGANOFOSFORADOS GRUPO 1B INIBIDORES DA ACETILCOLINESTERASE
15 Contato e ingestão; Efeito de choque; São mais tóxicos aos vertebrados; Uso reduzido. CARACTERÍSTICAS DOS ORGANOFOSFORADOS Fonte: IRAC, 2022.
16 Liberação da acetilcolinesterase ( AChE ) para degradação da acetilcolina; Objetivo de cessar a passagem de informações; A molécula de um inseticida OF irá se ligar a AChE , alterando sua conformação; Quebra do processo de degradação da acetilcolina; Passagem constante de impulsos elétricos = hiperexcotação e morte. FUNCIONAMENTO DA MOLÉCULA
18 Profenofós e Cipermetrina ; POLYTRIN Fonte: Syngenta, acesso em 2022. Fonte: Chibagro , 2020. Fonte: Blogaegro , 2021.
19 PIRETRÓIDES GRUPO 3A MODULADORES DOS CANAIS DE SÓDIO
20 Contato e ingestão; Baixa mobilidade no solo; Efeito de choque; Baixa solubilidade em água. CARACTERÍSTICAS DOS PIRETRÓIDES Fonte: IRAC, 2022.
21 Os impulsos elétricos são conduzidos nos axônios através de um potencial elétrico positivo gerado pela entrada de Na+ nos canais de sódio; Após a passagem do impulso elétrico o Na+ retorna ao meio externo impossibilitando um novo impulso neste momento; O piretróides atuam modulando os canais de sódio, deixando-os abertos; Como consequência há a passagem contínua de informação, resultando em hiperexcitação e morte. FUNCIONAMENTO DA MOLÉCULA
24 NEONICOTINÓIDES GRUPO 4A MODULADORES ALOSTÉRICOS DE RECEPTORES NICOTINICOS DA ACETILCOLINA
25 Sistêmico; Translocam por toda a planta; Insetos sugadores; Doses mais baixas. CARACTERÍSTICAS DOS NEONICOTINOIDES Fonte: IRAC, 2022.
26 As moléculas dos neonicotinoides atuam como agonistas da acetilcolina; Se ligam aos receptores nicotínicos, deixando-os abertos para a entrada de neurotransmissores; Como consequência há passagem contínua de informação, resultando em hiperexcitação , paralisia e morte. FUNCIONAMENTO DA MOLÉCULA
28 Tiametoxan e lambda- cialotrina ; ENGEO PLENO S Fonte: Syngenta, acesso em 2022. Fonte: Pragas.com, 2020.
29 CONSEQUÊNCIA DA AÇÃO DA MOLÉCULA Fonte: Youtube , Thomaz Tuler , 2020.
30 BENZOILURÉIAS GRUPO 15 INIBIDORES DA BIOSSINTESE DE QUITINA TIPO 0
31 Fisiológicos; Baixa toxicidade aos mamíferos; Baixa solubilidade em água; Podem perdurar no ambiente. Inibem CARACTERÍSTICAS DAS BENZOILUREIAS Fonte: IRAC, 2022.
32 PROCESSO DE ECDISE Fonte: Basf, acesso em 2022.
33 Inseticidas que compõe o grupo químico das benzoilureias atuam inibindo a síntese de quitina tipo 0; Quitina tipo 0 é presente nos Lepidopteros , como substância principal da composição do exoesqueleto; Com a ausência desta substância, o processo de muda fica insustentável ocasionando a morte do inseto. FUNCIONAMENTO DA MOLÉCULA
34 Novalurom ; GALLAXY 100 EC Fonte: ADAPAR, acesso em 2022. Fonte: Revista cultivar, 2018. Fonte: Agrolink , acesso em 2022.
35 Indoxacarb e novalurom ; PLETHORA BR Fonte: ADAPAR, acesso em 2022. Fonte: Mais soja, 2019.
36 CONSEQUÊNCIA DA AÇÃO DA MOLÉCULA Fonte: Youtube , Thomaz Tuler , 2020.