No grego Medusa era portadora de extrema beleza juntamente com suas duas irmãs, o deus do Oceano, Poseídon , une-se a medusa e gera os seus dois únicos filhos, mas estes só nascem no momento da morte de Medusa. A vida das três irmãs, vidas debochadas e dissolutas, aborrecia os demais deuses, principalmente à deusa Afrodite. Para castigá-las, Afrodite as transformou em monstros com serpentes em vez dos seus belos cabelos, presas pontiagudas, mãos de bronze, asas de ouro, e seu olhar petrificava quem olhasse diretamente em seus olhos.
Medusa embora monstro, é considerada pelos gregos uma das divindades primordiais, pertencente a geração pré - olímpica. Das três górgonas suas irmãs, Medusa é a única que é mortal e representava a pulsão evolutiva, a necessidade de crescer e evoluir, estagnada-mente. Seu templo diziam na porta existe um desenho do rosto da medusa feito de pedra e se alguem se aproximar do templo sairá um raio dos olhos do seu desenho e esse raio transforma tudo em pedra.
morte Uma das varias versões sua morte é que enquanto a Medusa esperava um filho de Poseidon, teria sido decapitada por Perseu , que havia a missão de trazer sua cabeça como presente. Com o auxílio de Atena, de Hermes, que lhe forneceu sandálias aladas, e de Hades, que lhe deu um elmo de invisibilidade, uma espada e um escudo espelhado, o herói cumpriu sua missão , após olhar apenas para seu inofensivo reflexo no escudo, evitando assim ser transformado em pedra Perseu separou a cabeça da Medusa de seu pescoço, duas criaturas nasceram: o cavalo alado Pégaso e o gigante dourado Crisaor.