Memórias

aandrelopes 9,424 views 15 slides Sep 13, 2012
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Memórias O que é uma memória Tipologia da Memória Chips de Memória Tipos de memórias e suas aplicações Evolução das memória RAM Memória ROM Memória Cache Memória Virtual

O que é uma memória Memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. É usada para armazenar os arquivos e programas que estão sendo processados. A quantidade de memória RAM disponível tem um grande efeito sobre o desempenho, já que sem memória RAM suficiente o sistema passa a usar memória swap, que é muito mais lenta. A principal característica da memória RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o micro. É por isso que ao ligar é necessário sempre refazer todo o processo de carregamento, em que o sistema operacional e aplicativos usados são transferidos do HD para a memória, onde podem ser executados pelo processador.

Tipologia da Memória Memória principal: também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache . Memória secundária: memórias que não podem ser endereçadas diretamente, a informação precisa ser carregada em memória principal antes de poder ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São geralmente não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.

MEMÓRIA PRINCIPAL Existem dois tipos de memória primária: RAM ( Randon Access Memory), onde pode-se armazenar dados em qualquer momento e lê-los novamente quando quiser. ROM (Read Only Memory), onde os dados podem ser armazenados em EPROM na sua fabricação. O computador pode ler os dados, mas não pode alterá-los.

A MEMÓRIA DO COMPUTADOR É DIVIDIDA EM DUAS CATEGORIAS: Principal: de acesso mais rápido, mas de capacidade mais restrita . Exemplo memória RAM. Secundária: de acesso mais lento, mas de capacidade bem maior. Exemplo Disco Rígido.

Memória RAM Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório, em inglês, e esta nomenclatura se deve ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não-sequencial , ao contrário de outros tipos de memória. A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido.

Chips de Memória Os chips de memória são vendidos na forma de pentes de memória. Existem pentes de várias capacidades, e normalmente as placas possuem dois ou três encaixes disponíveis. Você pode instalar um pente de 512 MB junto com o de 256 MB que veio no micro para ter um total de 768 MB, por exemplo.

Tipo de memória Aplicação no PC CD-ROM, CD-R e CD-RW Por meio de um acionador (drive) apropriado de CD é possível armazenar (gravar) e/ou recuperar (ler) dados em CDs. DVD e DVD-RW Ler e/ou gravar dados em DVD por meio de um drive apropriado. RAM A memoria principal do PC (RAM) é formada por chips RAM Flash Pendrive Disquete Armazenamento de dados Disco Rígido Armazenamento de dados Tipos de Memórias e suas aplicações

Sim 30 Vias Sim 72 Vias Evolução das memórias Memória SIM

Memória dimm pc -133 256mb dimm 168 vias dimm 184 vias dimm 240 vias Memória DIMM

Memórias DDR A nova memória DDR3 da Samsung permite pentes de até 16 GB. Fonte: hardware.com

O sistema seja de 64bits e a placa mãe possua 4 slots de memórias ddr3, neste caso; este pc suportaria até 32Gb de ram !, claro que consideramos também o padrão atual de kd ram , que no máximo chega à 8Gb por pente. Para melhor desempenho do computador é preciso um conjunto de componentes para uma maquina equilibrada, pois nada adianta um computador com muita memória com placa e processador com baixo desempenho.

Memórias ROM A memória ROM é um tipo de circuito integrado contendo um programa em seu interior. Este programa não pode ser modificado durante o seu uso, daí o seu nome “somente leitura ”. Outra característica é que o seu conteúdo não é apagado ´quando a sua alimentação é cortada, ao contrario do que ocorre com as memórias RAM. No PC, a memória armazena a BIOS, e Setup. Convencionou-se a chama a memória ROM de “BIOS”, enquanto que na realidade o BIOS é um dos programas que há gravado no interior da ROM.

MEMÓRIA CACHE : VOLÁTIL Memória Cache É uma espécie de atalho para que o processamento seja executado mais rápido. Ela diminui o tempo de espera que ocorre quando o processador busca informações na memória RAM. É como se fosse uma memória auxiliar no computador, onde ficam armazenadas as coisas mais recentes feitas no pc , exemplo abrir jogo, programas e outros, pagina de internet. A memória Cache, fica junto ao processador e agiliza o processamento.

MEMÓRIA VIRTUAL OU ARQUIVO DE PAGINAÇÃO: O arquivo de paginação ou memória vital: É uma área criada no disco rígido pelo sistema operacional para usar como se fosse memória Ram. Quem gerência, cria e controla a memória virtual é o sistema operacional . logo o computador trabalhará mais lento, porque estará utilizando a memória virtual no HD, ou seja , com a mesma velocidade do Disco Rígido. E também é uma memória volátil com capacidade flexível definida pelo espaço livre do HD . Memória Virtual
Tags