Mercantilismo colonial

mutisseanchaveronica 283 views 11 slides Dec 29, 2017
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Ancha Mutisse


Slide Content

O MERCANTILISMO E A PILHAGEM COLONIAL

O Mercantilismo

O Mercantilismo Mercantilismo é conhecido como um conjunto de ideias e práticas econômicas executadas pelos Estados absolutistas europeus durante a Idade Moderna, posterior ao período do Feudalismo.

Espanha: metalismo ou bulionismo O bulionismo ou metalismo é caracterizado pela quantidade de riqueza obtida através de metais ou materiais preciosos. Os espanhóis eram os praticantes que possuíam colônias produtoras de metais na América, e isso lhes condicionava a importação de produtos manufaturados. Tipos de mercantilismo

Inglaterra: mercantilismo comercial  Inicialmente o mercantilismo na Inglaterra foi considerado comercial, e por fim considerado como industrial. Os ingleses possuíam uma completa marinha mercante e de guerra, além de contarem com o apoio de corsários, devido a esses excelentes provimentos a Inglaterra conseguiu ampliar as suas riquezas através do comércio internacional de mercadorias. 

França: colbertismo (mercantilismo industrial)   Eram baseadas na produção agrícola, e em artigos luxuosos destinados à exportação. É denominado Colbertismo porque foi considerado um mercatilismo industrial.

As relações da metropole e colonia O pacto colonial é um conjunto de relações e regras de normatização. Destacavam-se o exclusivo, que era o monopólio metropolitano do comércio e navegação   coloniais, e o monopólio estatal de determinados produtos coloniais. como por exemplo; sal, diamantes e outros. O exclusivo ou monopólio do comércio colonial era o seu elemento essencial, sendo o definidor das relações metrópole-colônia.

As relações da metrópole e colonia

Produção colonial O sistema produtor na América, tinha muitos recursos naturais, a terra. O capital, era escasso e a mão-de obra era até abundante em alguns países europeus, como França, Suíça, Inglaterra, por onde tinham muitos mendigos. A servidão era a solução para o problema da mão-de-obra  nas colônias inglesas da América do Norte, a mita. A mita era a forma de servidão praticada pelos incas e aproveitada pelos espanhóis na região do Peru, com objectivo de acumulação de capitais.

O escravismo mercantilista Um dos principais factores de aceleração da acumulação primitiva de capital é a escravidão africana. O negro escravo vincula-se a um duplo aspecto do sistema escravista moderno como: Produtor   de mercadorias, barateando enormemente o seu custo de produção. A própria mer­cadoria, destaca-se a importância do tráfico negreiro, uma das atividades comerciais mais lucrativas que a burguesia europeia desenvolveu durante a Época Moderna.

FIM OBRIGADA
Tags