MESOPOTÂMIA, uma sociedade conhecida como o "berço da civilização".
KEILARFREITAS
1 views
20 slides
Sep 19, 2025
Slide 1 of 20
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
About This Presentation
O "berço da civilização"
Size: 4.44 MB
Language: pt
Added: Sep 19, 2025
Slides: 20 pages
Slide Content
MESOPOTÂMIA
O que significa CIVILIZAÇÃO?
Civilização equivale ao produto material e cultural do trabalho humano e às transformações da natureza. Refere-se especialmente às organizações sociais, políticas e simbólicas construídas pelo homem.
AS PRIMEIRAS CIDADES SURGIRAM ONDE? Nas proximidades de grandes rios, onde se iniciou a atividade agrícola. A união das pequenas aldeias provocou a formação das primeiras cidades que ficaram conhecidas como civilizações fluviais, pois ficavam em torno de importantes rios.
DOS GRUPOS NÔMADES ÀS CIDADES Desenvolvimento da agricultura; Sedentarismo; Surgimento de aldeias (perímetro definido, moradias permanentes, cemitérios, depósitos para guardar bens e alimentos). Estima-se que as aldeias do Neolítico tenham surgido há 11 mil anos. Nas cidades estavam as construções públicas (ruas, pontes, templos, praças), o comércio (mercados e portos) e a sede do governo (palácios). Para proteção, geralmente eram cercadas por muralhas, demarcando seus limites com o campo da agricultura e do pastoreio
CRESCENTE FÉRTIL A Mesopotâmia está situada no Oriente Médio, entre os rios Tigre e Eufrates, na região conhecida como Crescente Fértil . Região fértil, embora localizada em meio a montanhas e deserto. Por que a região destacada é chamada de crescente fértil? b)O crescente fértil é banhado por quais rios? c) Qual a importância dos rios para civilizações como a mesopotâmia?
MESOPOTÂMIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO… Mesopotâmia foi o nome da região localizada entre os rios Tigre e Eufrates , no Oriente Médio, principalmente onde hoje se concentra o Iraque. Essa região é considerada um dos berços da civilização, uma vez que as primeiras cidades do mundo surgiram lá. A palavra “Mesopotâmia” teve origem no idioma grego e significa “ terra entre rios ”, fazendo menção exatamente aos dois rios que banhavam seu território.
POVOS DA MESOPOTÂMIA A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os sumérios , os amoritas , os assírios e os caldeus . Outros povos que tiveram relevância na história mesopotâmica foram os acádios e os elamitas .
TERESINA: A MESOPOTÂMIA DO NORDESTE A Mesopotâmia do Nordeste - Chamada assim por estar situada entre os rios Poti e Parnaíba.
POVOS DA MESOPOTÂMICOS https://fatosdahistriamundial.wordpress.com/2016/02/02/povos-da-mesopotamia/
SUMÉRIOS Um dos primeiros povos a habitar a Mesopotâmia , os SUMÉRIOS inventaram várias coisas , entre elas, a escrita cuneiforme, sistemas de drenagem e irrigação, além de terem arquitetura avançada. Eles fundaram as primeiras cidades da região, das quais se destacam, por exemplo, Ur, Uruk e Eridu, sendo Uruk a maior delas. As cidades sumérias logo assumiram a condição de cidades-estados , ou seja, possuíam total autonomia e uma administração própria.
O QUE SIGNIFICA CIDADE-ESTADO?
CIDADES-ESTADOS Cidade-Estado se refere a um país geralmente pequeno e independente. Ele consiste em uma única cidade em que o governo exerce total controle ou soberania sobre si e os demais territórios dentro de suas fronteiras. Sua principal característica é o fato de serem autônomas , mas não isoladas. As cidades-estados da Mesopotâmia eram espaços de convivência entre as pessoas, cada uma com seu próprio governo e autonomia uma em relação as outras.
O COTIDIANO NAS CIDADES MESOPOTÂMICAS Assim como as cidades da mesopotâmia eram independentes no que diz respeito ao governo, também eram em relação a religião. É possível falar que cada uma tinha sua própria religião e acreditavam em vários deuses. Esse tipo de religião é chamado de Politeísta. Logo, para honrar suas divindades, construíam templos grandiosos conhecidos como ZIGURATES.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL Rei (imperador e também chefe político e religioso) e a família real: governavam e concentravam grande parte da riqueza. O rei era considerado uma espécie de representante divino na Terra. Sacerdotes: eram os responsáveis pelos rituais religiosos e desfrutavam de alguns privilégios na sociedade. Militares: possuíam uma boa posição social, principalmente os que ocupavam posições de comando. Como as guerras, tanto de defesa como de conquistas, eram importantes na sociedade mesopotâmica, os militares eram muito respeitados e necessários. Servos, Trabalhadores livres do Estado: cerca de metade da população era composta por servos estatais. Atuavam, principalmente, na construção de obras públicas: zigurates, canais de irrigação, armazéns, reservatórios de água, estradas, etc. Escravos: eram cerca de 10 a 15% da população. Geralmente, eram prisioneiros de guerra ou pessoas endividadas, transformados em escravos.
Escrita Cuneiforme Os sumérios criaram a primeira forma de escrita da humanidade , conhecida como escrita cuneiforme . A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios por volta de 3000 a.C. para manter um registro sobre a contabilidade do comércio, do palácio real e da produção agrícola . Os registros escritos eram realizados em blocos de argila a partir de um objeto pontiagudo conhecido como cunha.
Trabalho de História Tema - Oriente Médio Antigo: Uma Região de Diversidade e Intercâmbio Pesquisar sobre: Povos Egípcios, Persas, Fenícios e Hebreus – Localização, Politica, Economia, Organização Social, Religião, Legado Cultural, Guerras e Conflitos. PRAZOS: 1º DATA – 05.05.25 100% NOTA 2º DATA – 06.05.25 50% NOTA