Metabolismo celular 2

Jorgelgl 3,346 views 17 slides Nov 28, 2010
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

METABOLISMO CELULAR

O que é Metabolismo? Metabolismo é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo.

Tipos  Catabolismo (quebra de uma substância para obter energia) Anabolismo (capacidade que o organismo possui de transformar uma substância em outra que sirva para seu desenvolvimento e reparação).

O metabolismo implica nos métodos da célula para obtenção de energia . Podem ser de duas maneiras: Aerobiose (Respiração Celular) que usa oxigênio; Anaerobiose (Fermentação) que não utiliza oxigênio.

Funções metabólicas Um bom exemplo de função metabólica é o processo de respiração celular que ocorre nos organismos aeróbicos, onde a mitocôndria quebra a glicose introduzindo oxigênio no carbono, retirando, assim, sua energia.

Fig. 1 - Esquema da respiração celular.

Fig. 2 – Esquema da Fermentação

São as macromoléculas mais importantes das células e constituem mais da metade do peso seco de muitos seres vivos. São enormes moléculas orgânicas, constituídas de "pequenos pedaços" chamados aminoácidos. PROTEÍNAS

Fig. 3 - Exemplo de proteínas

Fig. 4 – Alimentos ricos em proteínas

Os animais e os vegetais possuem (sintetizam) grupos de substâncias, insolúveis em água, que são via de regra denominadas de lipídios, sendo os mais conhecidos as gorduras. Assim como os aminoácidos são os componentes das proteínas, os lipídios são a união de diversos ácidos graxos. Lipídios

Fig. 6 – Estrutura de lipídios Fig. 5 – Alimentos ricos em lipídios

Carboidratos O grupo de nutrientes denominado carboidratos inclui os açúcares, amido, celulose, gomas e substâncias correlatas.

Fig. 7 – Alimentos ricos em lipídios

Minerais Os animais necessitam receber na dieta vários elementos químicos para manter adequadamente seu crescimento e suas funções biológicas. Estes elementos podem ser agrupados em duas classes: macroelementos e microelementos .

Os macroelementos incluem cálcio, magnésio, sódio, potássio, fósforo, enxofre, cloro e são necessários em quantidades relativamente grandes, da ordem de gramas por dia.

Fig. 8 – Alimentos ricos em sais minerais
Tags