Integrantes C a r o l i n e Avinte - Tomatec E l a y z a Da Gama - Samsung F e r n a n d a Santos - Samsung F l á v i a Letícia – Samsung J o a q u i m Phillip – Vitoria Regia J h o s ep h Duarte - Tomatec I g o r Lima – Nippon Carbide K e i l a n e Vidal - Samsung L a i z a Lira - Samsung M a i c o n Souza - Samsung
Sumário Introdução História Conceito Uso Grandezas & Unidades Funções Referências
Introdução A metrologia é a ciência das medições e está presente em todos os aspectos da nossa vida. Seja na indústria, no comércio ou na vida cotidiana, as medições são fundamentais para garantir a qualidade e a precisão dos produtos e serviços. Para entendermos melhor, é importante dividir a metrologia em três áreas principais de conhecimento: metrologia científica, metrologia industrial e metrologia legal.
O que é Metrologia Científica? A metrologia científica é a base da metrologia e se concentra na pesquisa e no desenvolvimento de técnicas avançadas de medição e no desenvolvimento e aprimoramento dos métodos de medição, bem como por estabelecer padrões que são utilizados como referência para as outras áreas.
História A Origem da Metrologia Tudo teve início com a necessidade humana de medir e mensurar as coisas, isto remete a origem das primeiras civilizações. Foi assim, que cada povo começou a criar seus procedimentos de medição e suas unidades de medidas padronizando seu próprio sistema, que era estabelecido a partir de unidades aleatória e imprecisas como, por exemplo, o corpo humano (palmo, pé, polegada, braça, côvado, entre outros).
O método de cada país medir e registrar esses resultados de forma individual prejudicou muito a exportação e o comércio mundial, isso porque ao comprar algo do comércio exterior, aquele produto poderia chegar com proporções divergentes do desejado, justamente por cada país entender as unidades de medidas de uma maneira diferente. A partir daí, começaram a surgir meios para padronizar os resultados metrológicos. No início, esses métodos não foram muito precisos, mas foram evoluindo incessantemente até chegar ao que temos atualmente , o chamado “Sistema Internacional de Unidades”.
Metrologia Científica: trata das pesquisas de sistemas, equipamentos e métodos de medição, bem como do desenvolvimento de padrões de medida e sua manutenção nos níveis mais elevados. A metrologia científica está centralizada nas pesquisas, realização das unidades e conservação dos padrões, além de prover rastreabilidade aos padrões de medição usados na indústria em geral.
Quando Surgiu No final do século 19, Kelvin já trazia a importância da medição e como ela abre caminho para novas descobertas e formação de conhecimento. O termo metrologia vem do grego metron que significa medida, e logos que significa ciência, assim podemos afirmar que metrologia é a ciência da medição e suas aplicações.
Funções de Metrologia Científica Uma das principais funções da metrologia científica é desenvolver e aprimorar os métodos de medição , como a medição de comprimentos, massas, tempo e corrente elétrica. Isso é feito através de pesquisas e experimentos, com o objetivo de tornar as medições mais precisas e confiáveis. A metrologia científica também é responsável por estabelecer padrões fundamentais, como os padrões de comprimento e massa , que são utilizados como referência para as outras áreas da metrologia.
Grandezas e Unidades de Bases do Sistema Internacional O Sistema Internacional define um grupo de sete grandezas independentes denominadas de grandezas de base. A partir delas, as demais grandezas são definidas e têm suas unidades de medida estabelecidas. Essas grandezas definidas a partir das básicas são denominadas de grandezas derivadas.