Mitologia é a história de personagens sobrenaturais, cercados de simbologia e venerados sob a forma de deuses, semideuses e heróis, que regiam as forças da natureza, comandavam raios, ventos, rios, céus e terras, sol e lua. É o conjunto de fábulas que explicam a origem dos mitos, das divindades mitológicas, que tinham nas mãos o destino dos homens e regiam o mundo.
Ao escutarmos a palavra " mitologia", quase automaticamente a associamos à palavra "grega". De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pela própria influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para se ter uma ideia dessa influência, basta lembrar que a filosofia e a matemática, por exemplo, são "invenções" gregas.
Mitologia Grega
Mitologia Grega Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. P ara buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral pelos homens que eram chamados aedos e rapsodos . Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas diversas.
Algumas figuras mitológicas que estavam bem presentes na mitologia grega, e que marcaram como uma das principais características presentes na mitologia grega foram:
Semideuses: seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Hércules e Aquiles
Ninfas: seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
Sátiros: figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
Sereias: mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa, Euryle .
E eles ainda acreditavam na existência de doze deuses que viviam no monte Olimpo, e governavam todos os seres da terra. Dentre os quais se destacavam: Zeus, Hades e Poseidon.
Zeus: cuidava dos Céus, ele era rei de todos os deuses . Hades : Foi o responsável de cuidar do mundo inferior onde todos os mortos eram levados Poseidon: ficou com o reinado dos mares e tudo que nele se continham .
Valores Humanos na mitologia grega s Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo . Eles seguiam uma vida regrada, de modo que se eles fizessem algo que desagradasse os deuses, eles seriam severamente punidos, então a moral dos gregos durante um bom período era focada no temor as divindades olimpianas, eles procuravam agradá-las de todas as formas, com rituais, sacrifícios, cerimônias em honra a estes mesmos.
Na Ilíada é contada a história da guerra de Tróia, com a participação de vários heróis como Aquiles, Odisseu, Ajax e outros. Nessa obra é contada como começou a guerra e o seu término.
Já na Odisseia é contado o retorno de um dos participantes da guerra, Odisseu, à ilha de Ítaca , onde ele passa por vários desafios, nos mares de toda a Grécia para chegar a sua amada casa.
Influência da Mitologia Grega na cultura Ocidental : A mitologia grega foi a inspiração e influência para o ocidente desde muito tempo atrás, quando a sociedade ainda estava nos seus primeiros moldes. Ela influenciou nas artes com esculturas e pinturas, na produção de filmes que se destacaram nas bilheterias como :
E não fica só nisso, recentemente foi feita uma série de livros pelo escritor norte-americano Rick Riordan , que faz adaptações da mitologia grega para o século 21, tratando de um semideus moderno, onde os deuses olimpianos ainda existem. Estes livros são best-sellers mundialmente . Percy Jackson e os Olimpianos ; Heróis do Olimpo.