[Psicologia] Fenômeno cognitivo no qual os indivíduos têm a tendência de formar ou reconhecer conexões a partir de dados aleatórios, estabelecendo conclusões a partir de dados inconclusivos.
Mito 1: Você parece tenso “95 pessoas com dor lombar e 94 com dor no pescoço, desses apenas 64,8% (61) e 58,5% (55) tiveram a tensão identificada pelos experientes examinadores. Nossos resultados sugerem que a palpação pode detectar aumento da tensão muscular em uma proporção limitada de casos”.
Mito 2: Massagem aumenta a circulação “A pele fica vermelha e quente , é claro. Isso é apenas hiperemia cutânea superficial: os capilares da pele respondem à estimulação mecânica dilatando (o que provavelmente é uma função imune : o corpo transporta o sangue para o local de possível ruptura da pele ). O sangue é quente , então a pele fica bem quentinha ! Mas é apenas clinicamente trivial e superficial, e não tem nada a ver com a intenção da alegação de que a massagem funciona aumentando a circulação ”.
Mito 3: A Massagem desintoxica “Há toxinas no mundo, mas a massagem não é apenas capaz de ‘liberar ’ qualquer coisa do corpo, como também produz um estado levemente tóxico conhecido como rabdomiólise”. Peça que alguém cite uma toxina que está sendo expulsa! Na verdade, em um estudo de 2010, identificou-se que a massagem prejudica a remoção do ácido lático (este que só está presente no corpo +/- 1h depois do exercício físico).
Mito 4: A Massagem trata a dor muscular de início tardio Um pesquisa de 2015 chegou a seguinte conclusão : “A massagem mostrou -se levemente eficaz no alívio dos sintomas e sinais de lesão muscular induzida pelo exercício . Portanto , seu efeito médio foi pequeno demais para ter relevância clínica . Faltam evidências para apoiar o uso de crioterapia , alongamentos e exercícios de baixa intensidade ”.
Mito 5: A fáscia importa Um estudo atualíssimo de 1992, mostrou que é necessária uma força muito grande para deformar a fáscia e outros tecidos conjuntivos. Ainda que possível, o momento em que há mudança e dano é muito pequeno, não valendo a pena a tentativa. Os tecidos fasciais deslizam sem restrições pelos músculos que circundam, invalidando a falácia da liberação miofascial. Deslocamento articular (mm) Carga (N) Teste clínico Carga fisiológica DANO Micro falha Falha completa
Mito 6: Massagem reduz a inflamação “Massagem forte é realmente levemente prejudicial, como um grande treino. É comum as pessoas ficarem muito, muito doloridas por um dia ou dois após a massagem”.
Mito 7: Massagem aumenta a endorfina Um estudo de 1987, chegou a seguinte conclusão : “ Os resultados indicam que a massagem não alterou significativamente os níveis séricos medidos de beta- endorfina ou beta- lipotropina em indivíduos saudáveis sem dor. Recomenda -se um estudo de acompanhamento com pacientes com dor nas costas aguda ou crônica ”.
Mito 8: Massagem reduz o cortisol Uma pesquisa de 2010 conclui : “O efeito no cortisol é geralmente muito pequeno e, na maioria dos casos , não é estatisticamente distinguível de zero. Como tal , não pode ser a causa dos efeitos benéficos estatisticamente maiores na ansiedade , depressão e dor. Concluímos que outros mecanismos causais , que ainda precisam ser identificados , devem ser responsáveis pelos seus benefícios clínicos ”.
O Mito 9 é meio econômico-político: A massagem deve ser boa já que há “seleção e concurso” Algumas capitais (inclusive Fortaleza) e cidades brasileiras ofertam seleção e concurso para Massoterapeuta, isso não é garantia de que os serviços prestados e a narrativa dos profissionais estejam de acordo com o entendimento científico de se e como a Massagem funciona.
Como a Massagem funciona As terminações nervosas da pele captam o estímulo das mãos, direciona-o até o cérebro, o qual o avaliará como agradável ou não, podendo responder com ativação do sistema nervoso parassimpático (descanso e digestão). A música, o cheiro, a relação cliente-terapeuta etc podem influenciar o atendimento.