Define a estrutura lógica entre tabelas, relacionamentos e atributos do banco de dados.
Size: 126.25 KB
Language: pt
Added: Aug 29, 2022
Slides: 12 pages
Slide Content
Modelagem Lógica
Define a estrutura lógica entre tabelas, relacionamentos e atributos do banco de dados. É nesta modelagem que serão definidas os padrões e nomenclaturas, chaves primárias e chaves estrangeiras, sempre levando em conta o modelo conceitual criado anteriormente.
Chaves e Índices Elemento fundamental para identificar um registro e são empregados nas buscas de registros. Citamos dois principais tipos de chaves Chaves primárias Chaves estrangeiras Índices: são recursos utilizados por campos “não chaves” que otimizam a busca ou recuperação de registros “Toda chave é um índice, mas nem todo índice é uma chave”
Chave Primária ( Primary Key) Atributo ou conjunto de atributos que diferenciam um registro dos demais dentro de uma tabela. A coluna matrícula é a chave primária da tabela ALUNO uma vez que através dela podemos distinguir de maneira única um registro dos demais.
Chave Estrangeira ( Foreign Key) Indica o relacionamento entre as tabelas. Normalmente será a chave primária de uma das tabelas do relacionamento.
Restrições de Integridade Chave Primária: não pode conter valores nulos (vazios) e não podem se repetir Chave Estrangeira: Os valores que estão na chave estrangeira devem estar primeiramente na chave primária da tabela referenciada.
Regras de Negócio Definidas como restrições, são situações que devem ser implementadas pelo programador. Ex : Campos que serão chave primária deverão ter até 7 dígitos
Generalização / Especialização Quando somos generalista falamos de todos Quando somos especialistas separamos um determinado grupo CLIENTE PESSOA JURÍDICA PESSOA FÍSICA É 1 1 1
Generalização / Especialização
Como identificar a chave primária? Você deve encontrar em seu modelo de negócios um campo que deva ter preenchimento obrigatório (não pode ser nulo), não possa conter valores iguais (repetidos) e de até 7 dígitos.
Como identificar a chave estrangeira? Deve-se analisar o grau do relacionamento: 1:N – Tabela lado N recebe a chave estrangeira que virá da tabela lado 1 N:N – O relacionamento recebe as chaves estrangeiras que virão das tabelas relacionadas com ele 1:1 – Tabela especialista recebe a chave primária da tabela generalista e esta passa a ser chave primária e estrangeira ao mesmo tempo.