MODELO AMOSTRA - Lição 08 Uma Igreja que enfrenta os seus problemas.pptx

ArquimedesCesar 8 views 16 slides Sep 21, 2025
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Lição 08 Uma Igreja que enfrenta os seus problemas


Slide Content

TEXTO ÁUREO “ Escolhei , pois, irmãos , dentre vós , sete varões de boa reputação , cheios do Espírito Santo e de sabedoria , aos quais constituamos sobre este importante negócio .” (At 6.3).

VERDADE PRÁTICA Uma igreja cheia da sabedoria do Espírito age sabiamente para resolver conflitos de relacionamentos.

LEITURA DIÁRIA 1 Segunda – At 6.1,2 Identificando a natureza dos conflitos 2 Terça – 1Co 6.5 Resolvendo conflitos na esfera da igreja 3 Quarta – Mt 5.9 Pacificando todos os tipos de conflitos 4 Quinta – 2Tm 2.24 Gentileza, paciência e habilidades para evitar os conflitos 5 Sexta – Gl 5.13 Servindo uns aos outros para prevenir os conflitos 6 Sábado – Pv 13.10 O valor de sábios conselhos na resolução de conflitos

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Atos 6.1-7. 1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.

4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro , e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia ; 6 e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. 7 E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

INTRODUÇÃO

Nesta lição , exploraremos a diaconia bíblica , um ministério essencial de serviço na igreja , que nos ensina sobre o serviço ao próximo . A Bíblia nos mostra que a Igreja , mesmo em seus primórdios , enfrentava desafios , mas a busca por soluções em Deus era fundamental. A criação do ministério dos diáconos não foi para estabelecer uma hierarquia , mas para organizar o serviço social na Igreja , mostrando que todos os líderes são chamados a servir . O que realmente importa no Reino de Deus é a disposição em servir , independentemente do cargo ou tarefa , pois o serviço é a essência do trabalho na igreja .

Palavra-Chave:

I- A IDENTIFICAÇÃO DOS CONFLITOS

1- Conflito de natureza cultural.

Lucas cita um conflito entre os “gregos” e “ hebreus ” (At 6.1a). A referência neste texto aos “gregos” está relacionada aos judeus helenistas , isto é, que haviam emigrado para outros países e que, por conta disso , falavam somente a língua grega . Por outro lado , o termo “ hebreus ” era uma referência aos judeus de Jerusalém que se comunicavam principalmente em hebraico ( aramaico ). Havia, portanto , uma barreira de natureza cultural por conta da língua .

Essa barreira cultural trouxe um conflito de relacionamento entre os crentes da primeira igreja . Isso fez com que os apóstolos , logo após tomarem conhecimento do problema , buscassem uma solução . Eles não podiam deixar a igreja de Jerusalém se desintegrar por conta da barreira de natureza cultural. A unidade da igreja não pode ser ameaçada por conflitos de qualquer natureza .

REVISANDO O CONTEÚDO

1- Quais são as referências de “gregos” e “ hebreus ”?

“Gregos” refere-se aos judeus helenistas, que falavam grego e tinham influência da cultura grega, enquanto “hebreus” eram judeus de fala aramaica, ligados à tradição judaica de Jerusalém.
Tags