Modelo de projeto em Diversidade

963 views 26 slides Jul 13, 2017
Slide 1
Slide 1 of 26
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26

About This Presentation

Projeto em diversidade para oficina com professores de 6º ao 9º ano dos ensino fundamental.


Slide Content

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Alunas: Daniele Silva, Fernanda Marques, Maura Rodrigues e Juliana Rebelo Profª : Edméa Santos Disciplina: Didática Curso: Pedagogia Projeto de Trabalho Didático “Diversidade” Trabalho apresentado como requisito para conclusão da disciplina Didática

Tema: “Diversidade” Título: Povos indígenas e afro-brasileiros, diversidade, memória e permanência

Problemática / Justificativa Superar a cultura do silenciamento no que tange expressões preconceituosas na sala, como apelidos, piadinhas e provocações que terminam sendo vistos como brincadeiras. Portanto, contribuir para a construção de uma educação que desenvolva o respeito humano no que se refere ao convívio social a partir de reflexões do cotidiano.

Objetivo Geral Respeitar as diferenças, contribuindo para o exercício da cidadania.

Objetivos Específicos Perceber e valorizar semelhanças e diferenças; respeitar as diversidades; consolidar positivamente a identidade e a auto-estima da criança; Compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos distintos, com cultura e história próprias; Reconhecer a ação humana sobre o meio ambiente, em diferentes épocas, como fator responsável pelas transformações no cotidiano vivido; Problematizar elementos que compõem o dinamismo do tempo histórico; Reconhecer o outro também como agente construtor de espaços e de relações pessoais e sociais que podem ser estabelecidos no ambiente.

Conteúdos Matemática Número: ordenação, Adição, Subtração, Multiplicação até 9, divisão até 9; Expressões numéricas; Linha, ponto e reta; Figuras geométricas; Perímetro: Conceito sobre unidades de medidas padronizados: massa, capacidade, comprimento; Medida de tempo: hora, dia, mês, ano, século. História Regras de convivência e organização; Semelhanças e diferenças entre grupos sociais (dos mais próximos para os mais distantes): classe social, etnia, gênero, religiosidade, sexualidade entre outras marcas dentitárias ; Valorização e respeito às semelhanças e diferenças entre os grupos sociais; A continuidade do tempo: Noções de ordem ou sucessão, de duração e de simultaneidade; Coordenação da duração com sucessão; Do passado recente para um passado mais distante; As transformações sociais em diferentes épocas. Língua Português Língua oral - usos e formas: atividades de fala, escuta e reflexão; Língua escrita (Ortografia e aspectos gramaticais): Atividades que proporcionem uma postura de preocupação com adequação do texto. Prática de literatura e tratamento didático: Desenvolver a leitura de diferentes gêneros discursivos, fazendo uso das estratégias de leitura (como o texto se organiza, a informação principal, inferir informações implícitas em um texto, relacionar textos etc. Geografia Diferenças sociais e culturais; Alfabetização cartográfica. MATEMÁTICA HISTÓRIA GEOGRAFIA PORTUGUÊS

Metodologias A exposição oral; O trabalho em grupo; Grupo de Verbalização e Grupo de Observação (GV e GO); Discussão circular; Dinâmica de grupo; Dramatização; Culinária Excursão

Atividades Atividade 1 – Dinâmica: Diferentes, mas unidos. - O primeiro passo é fazer com que as crianças percebam que são diferentes dos coleguinhas, mas que todos são igualmente importantes. Desenhar vários bonequinhos (só a silhueta) e recortar; Entregar para cada aluno e pedir pra desenharem suas características; Quando estiverem prontos, misture-os e distribua-os entre os alunos, que deverão descobrir de quem é o boneco que pegou; Depois cada criança deve falar um pouco sobre si e de seus gostos: cor preferida, prato que mais gosta, brincadeira predileta etc.

Atividade 2 – Montagem de painéis - Montar painéis – com a turma – com fotos das crianças, usando títulos como: “Somos todos diferentes, cada um é cada um”; “Quem sou eu, como sou”; “Ser diferente não quer dizer ser separado”.

Atividade 3 – Poema “Identidade” (Pedro Bandeira) - Leitura e interpretação do poema “Identidade” de Pedro Bandeira, buscando o significado das expressões; explorando as palavras desconhecidas; identificando a finalidade do gênero lido; inferindo informações do texto. - Propor aos alunos a criação de um texto, descrevendo “sua identidade”.

Atividade 4 – Minha 1ª identidade - Solicitar a xerox da Certidão de Nascimento e trabalhar: O reconhecimento da data de nascimento como um marco comum de referência temporal; O reconhecimento da utilização da data de nascimento para a contagem da idade das pessoas como um traço de permanência entre gerações.

Atividade 5 – Livro dos nomes Pesquisar a história do próprio nome, valendo-se de várias fontes: relatos orais, fotografias, etc ; Confeccionar o livro da turma com nomes e seus significados.

Atividade 6 – Influência indígena e africana na língua portuguesa Pesquisar sobre as diferentes palavras de origem africana e indígena que são comuns em nosso idioma, confeccionando um dicionário contendo esses termos, refletindo acerca da participação africana e indígena na formação cultural brasileira; Fontes de pesquisa: internet e os livros “Aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro” e “África e Brasil Africano”; Para a palavra carioca – de origem tupi , nome de um rio e de uma aldeia que segundo alguns especialistas, significa: morada dos índios Carijós – diferenciaremos traços culturais de grupos, tais como, indígenas e negros. Explicitando o que é um município, suas possíveis divisões, como campo, cidade e as diversas atividades humanas nele presentes.

Atividade 7 – Cinema e pipoca Filme – “Vista minha pele” - Após o filme com Grupo de Verbalização e Grupo de Observação (GV e GO) levantaremos questões como: Maria é hostilizada por sua cor ou por sua condição social? Qual o padrão de beleza imposto pela mídia no filme?

Atividade 8 – Leitura do livro “O grande dilema de um pequeno Jesus” Discussão circular sobre o livro e sobre os mais diferentes tipos de preconceitos que os alunos sofrem no dia-a-dia refletindo o porquê disso; Solicitar uma redação sobre os mais diferentes tipos de preconceitos que os alunos sofrem no dia-a-dia.

Atividade 9 – Música, literatura e diversidade - Trabalho literário fazendo contraposição de formas e textos musicais, com o objetivo de deliberar sobre a dinâmica das relações sociais: “Aquarela do Brasil” de Ari Barroso, em contrapartida ao “Canto das três raças” de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro.

Atividade 10 - Narrativas e sambas: outra visão à criação do mundo Narrativas do livro “Te mandei um passarinho”; Narrativa “A criadora do mundo” (p.20) com a letra de samba – “Das trevas ao sol, uma odisseia dos Karajás ” (Estácio de Sá – 1979); Narrativa “No princípio só existia água” (p.23) com as letras dos sambas – “Pará, o mundo místico dos Caruanas nas águas do Patu-Anu ” (Beija-Flor - 1998) e com “A criação do mundo na tradição Nagô (Beija-Flor – 1978). Esclarecer as expressões desconhecidas; Identificar o local de origem dos povos citados nas narrativas, nos sambas e nos livros: “Aldeamentos indígenas no Rio de Janeiro”; “Te mandei um passarinho” e “África e Brasil Africano”; Escolher uma das narrativas e montar uma representação teatral para a culminância.

Atividade 11 – Culinária: interação entre comunidade escolar – crianças – pais - Pesquisar a história de alimentos de origem africana e/ou indígena é uma forma de se valorizar a cultura. Esses momentos são ricos para enfocar heranças culturais dos vários grupos que compõem a sociedade brasileira.   Preparar uma receita, bolo de milho, por exemplo, juntamente com os funcionários responsáveis pela cozinha da escola; Organizar um lanche coletivo, com um convite extensivo aos pais.

Atividade 12 – Arte e matemática: ampliação de desenhos usando escala - Identificar figuras geométricas compostas nos símbolos indígenas e africanos, utilizando coordenadas geográficas para a multiplicação e ampliação dos desenhos, desenvolvendo, então, conceitos topológicos fundamentais, trabalhando medidas, geometria, perímetro e etc.

Atividade 13 – Memória do povo negro e indígena no espaço - Incursão por locais de memória que tenham sido produzidos a partir de uma participação histórica indígena e negra pela internet e excursão ao Centro da Cidade e no Museu do Índio em Botafogo. O Campo de Santana e a Praça Tiradentes eram locais de reuniões festivas com músicas; O Senado Federal (a atual Faculdade de Direito da UFRJ), a Casa de Fundição (Paço Imperial) e o Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa), foram construídos por indígenas; A história da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (na Uruguaiana), que já abrigou o museu do negro; Museu do Índio em Botafogo.

Atividade 14 – Laboratório de Informática Pela internet, pesquisar os sites:   www.museudoindio.org.br www.museuafrobrasil.com.br www.memóriaviva.com.br www.pacoimperial.com.br   Montagem de murais com anotações e produções de textos com dados coletados. Produzir um clipe no Movie Maker, associando imagens e anotações, descrições, conclusões, relacionadas à trilha realizada na excursão.

Culminância “Semana da Consciência Negra” Feira Cultural com todo material produzido no decorrer do projeto e a representação teatral de alguma narrativa estudada, com a participação de toda a comunidade escolar e os pais.

Recursos ou Materiais Didáticos Livros Te mandei um passarinho... Prosas e versos de índio no Brasil; Aldeamentos indígenas no Rio de Janeiro – José Ribamar Bessa Freire e Márcia Fernandes Malheiros; África e Brasil Africano – Marina de Mello e Souza; O grande dilema de um pequeno Jesus – Júlio Emílio Braz. Poema Identidade de Pedro Bandeira. Filme Vista minha pele – 2003. 50 min. - Joelzito Ceert.

Músicas Aquarela do Brasil – Ari Barroso; Canto da três raças – Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro; Das trevas ao sol, uma odisseia dos Karajás – Estácio de Sá - 1979; Pará, o mundo místico dos Caruanasnas água do Patu-Anu – Beija-Flor - 1998; A criação do mundo na tradição Nagô – Beija-Flor - 1978.   Espaços   Laboratório de Informática; Sala de Leitura; Sala de Artes; Sala de Música; Sala de Vídeo; Sala de aula convencional; Cozinha; Teatro ou Quadra de esportes (culminância)  

Avaliação A observação formal com o critério da participação; A observação informal; A auto-avaliação; A prova operatória.

Referências Bibliográficas MEC. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnicas – Raciais . Brasília:SECAD, 2006. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª). Brasília : SEF, 1997. NAKAHATA, Érika. Minha Caixa de Memórias. Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I . Ano 7, nº 78, p. 12-14, Set., 2010. SME. Orientações Curriculares: Áreas Específicas. Rio de Janeiro, 2010. VIVEIROS, Mariana. A África é aqui. Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I. Ano 8, nº 80, p. 12-14, Nov., 2010. SANTOS, Ana Lúcia Cardoso; GRUMBACH, Gilda. Didática. V.2, 3 . ed Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.