Modelos de Cor

AnaJoanaAIB 4,792 views 14 slides Feb 23, 2011
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Modelos de cor Trabalho elaborado por: Ana Cruz, nº14055 Joana Monteiro, nº14166 12ºCSE Escola Secundária de Cantanhede Aplicações Informáticas – B Ano lectivo: 2010-2011

O que é cor? P ercepção visual provocada pela acção de um feixe de luz sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência daquela cor.

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias ( amarelo, azul ciano e magenta), enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.

Modelo Subtractivo

Características & Aplicações No modelo subtractivo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos reflectidos. As impressoras e plotters utilizam modelos subtractivos para representar a cor.

Modelo Aditivo

Características & Aplicações Num modelo aditivo a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha ( Red ), verde ( Green ) e azul ( Blue ) indicam a presença da luz ou a cor branca. O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos da onda de qualquer luz emitida. Os monitores e televisores, utilizam o modelo aditivo para representar a cor.

Modelo RGB

Características RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho, Verde e Azul . O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática e no triângulo de cores . Aplicações O propósito principal deste sistema é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos, como monitores de TV e computador, scanners e câmaras digitais.

Profundidade da cor A profundidade da cor das imagens varia com o número de cores presentes na imagem. No modelo RGB, com a profundidade de 24 bits, existe a possibilidade de escolher 16,7 milhões de combinações de cor. Embora o olho humano não possa identificar estes 16,7 milhões de cores, este número de combinações permite variações ténues que dão a impressão de imagens com aspectos muito reais.

Cores primárias e secundárias As cores primárias do modelo RGB e as suas cores complementares são as seguintes:

Modelo Aditivo VS Modelo Subtractivo

O modelo subtractivo é o mais usado para impressão, enquanto que monitores e televisões usam o modelo aditivo, onde são usadas apenas três cores. Como o modelo subtractivo que se usa na indústria gráfica é baseado na mistura de tintas sobre o papel e o modelo subtractivo, usado nos sistemas de computador e que não passa de uma variação do modelo aditivo, nem todas as cores vistas no monitor podem ser conseguidas na impressão, uma vez que o espectro de cores modelo subtractivo é significativamente menor que o modelo aditivo.

Referências bibliográficas http://tvtel.pt/victorsarmento/teoriadacor.pdf http:// super.abril.com.br/revista/240a/materia_especial_261545.shtml?pagina=1 http://sabonetedepipino.blogspot.com/2010/02/modelo-aditivo-vs-subtractivo.html
Tags