modelos dos átomos de rutherford

KarolineSena 346 views 14 slides May 29, 2018
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

Trabalho de quimica


Slide Content

Modelos dos átomos de Rutherford

Quem foi Rutherford O químico e físico, Ernest Rutherford, começou sua carreira conceituando a meia-vida radioativa, ele pesquisou o campo da radioatividade e descobriu as partículas, Alfa e Beta.

Experimento realizado por Rutherford O experimento realizado por Rutherford possuía a seguinte aparelhagem e organização: Componente a   - uma amostra de polônio (emissor de  radiação alfa) colocada em um bloco de chumbo. Nesse bloco havia um pequeno orifício por meio do qual ocorria a passagem da radiação; Componente b : lâmina finíssima de ouro posicionada à frente da caixa de chumbo; Componente c : Placa metálica recoberta com material fluorescente (sulfeto de zinco) posicionada atrás, ao lado e um pouco à frente da lâmina de ouro .

Região 1 :  área que recebeu grande parte da radiação alfa emitida pelo polônio, o que evidenciou que essas radiações atravessaram a lâmina de ouro sem sofrer desvios consideráveis; Região 2 :  áreas diversas, localizadas atrás da lâmina de ouro, que receberam uma pequena quantidade de radiação alfa, mas que não estavam na direção do orifício de saída da radiação na caixa de chumbo, o que evidenciou que essas radiações sofreram um grande desvio após a travessia da lâmina de ouro; Região 3 :  áreas localizadas à frente da lâmina de ouro que receberam uma quantidade extremamente pequena de radiação alfa, o que evidenciou que parte da radiação alfa chocou-se com a lâmina e foi rebatida.

Interpretações dos resultados do experimento de Rutherford I nterpretação sobre a região 1 : Como grande parte da radiação alfa atravessou a lâmina de ouro sem nenhum empecilho, isso quer dizer que os átomos apresentavam grandes espaços vazios (eletrosfera), ou seja, regiões que não possuíam nada capaz de influenciar a radiação alfa; Interpretação sobre a região 2 : A quantidade pequena de radiação alfa que sofreu desvios passou próximo de uma região positiva (núcleo) do átomo, provavelmente de tamanho pequeno, o que promoveu o desvio.

Interpretação sobre a região 3 : Como uma quantidade extremamente pequena de radiação alfa foi rebatida, isso quer dizer que elas se chocaram com uma região do átomo extremamente pequena que apresentava característica positiva

Rutherford concluiu que - o átomo é um enorme vazio; - o átomo tem um núcleo muito pequeno; - o átomo tem núcleo positivo (+), já que partículas alfa desviavam algumas vezes; - os elétrons estão ao redor do núcleo (na eletrosfera) para equilibrar as cargas positivas.

Falhas de Rutherford O átomo de Rutherford tem algumas falhas. Se o núcleo atômico é formado por partículas positivas, por que essas partículas não se repelem e o núcleo não desmorona? Se as partículas são de cargas opostas, por que elas não se atraem? Os elétrons iriam perder energia gradualmente percorrendo uma espiral em direção ao núcleo, e à medida que isso acontecesse, emitiriam energia na forma de luz. Mas como os elétrons ficam em movimento ao redor do núcleo sem que os átomos entrem em colapso?

PARTÍCULA MASSA CARGA ELÉTRICA p 1 +1 n 1 é 1/1836 -1

Estados de energia O estado de menor energia em que um elétron se encontra é denominado  estado fundamental . Esse elétron só poderá passar para um estado de maior energia, ou seja, para uma  órbita  mais externa ao núcleo, se ele receber a quantidade necessária de energia. Se isso ocorrer, ele estará no seu  estado excitado , que é muito mais instável. Quando esse elétron retorna ao estado de energia mais estável, que é o fundamental, ele emite certa quantidade de energia radiante, que pode ser vista na forma de luz.

Essas órbitas permitidas para os elétrons foram denominadas  órbitas, níveis ou camadas energéticas ou eletrônicas . E foram definidas como sendo no máximo sete, que podem também ser representadas, respectivamente, do mais interno para o mais externo, pelas letras:  K, L, M, N, O, P e Q .

Modelo do átomo de rutherford
Tags