MODERN ENGLISH

868 views 18 slides Dec 11, 2017
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

HISTÓRIA DA LÍNGUA INGLÊS - INGLÊS MODERNO


Slide Content

MODERN ENGLISH: UM PERCURSO HISTÓRICO DENTRE O SURGIMENTO E ASCENSÃO, AO STATUS DE LÍNGUA FRANCA EM UM MUNDO GLOBALIZADO. Nazaré da Mata, 28/11/2017.

Período marcado pela Monarquia Tudor e a Monarquia de Stuart

Crescimento da população Mudanças na pronuncia e gramática Aumento do vocabulário Uso para a comercialização Período em que o inglês começou a expandir:

Maiores mudanças: Pronúncia: The Great Vowel Shift

Gramática Houveram grandes mudanças na gramática, algumas das maiores foram: A mudança do Thou para You A necessidade de usar o Do

A linguagem literária de S heakspeare como forma de inserção de novos vocábulos na língua inglesa É imprescindível falar do surgimento de novas palavras na língua inglesa sem citar o poeta, maior dramaturgo de todos os tempos e ator inglês Willian Sheakspeare (1564-1616). O grande legado deixado por Sheakspeare foi extenso e bastante abrangente, de imenso impacto linguístico no inglês que temos hoje: “Na sua melhor escrita, vemos como fazer um trabalho de linguagem para transmitir os efeitos que queremos. Acima de tudo, Shakespeare nos mostra como ele se atreve a fazer coisas com a linguagem. (...) observamos uma lição de objeto na flexão e ruptura das regras.” (CRYSTAL, s.d , p. 11)

Algumas palavras criadas por Sheakspeare . ARCH-VILLAIN ASSASSINATION BEDAZZLED BELONGINGS COLD-BLOODED DISHEARTENING EVENTFUL EYEBALL FASHIONABLE FASHIONABLE INAUDIBLE MANAGER MULTITUDINOUS UNCOMFORTABLE

A inserção de novas palavras e o enriquecimento vocabular a partir do século XIX Michael Faraday (1791-1867) Willian Whewell (1794-1866) A inserção de novos vocábulos no Inglês Moderno a partir do século XVIII, dar-se início por Willian Whewell que mais adiante se juntou a Michael Faraday no processo de cunho de termos científicos.

Diversas nomenclaturas do ramo da ciência, medicina e tecnologia foram cunhadas por Whewell e Faraday : ESCAIODE DEXIOIDE ELETRÓLISE ELETRÓLIDO HIPOTÉTICO - DEDUTIVO CATASTROFISMO ÂNODO CÁTODO ÍON CIENTISTA FÍSICO BALÃO RADAR UNIDADE DÍNAMO

Para a sociedade inglesa do século XIX1 a linguagem era um veículo que refletia o contexto social da época. Jonathan Swift propôs uma “melhoria” a linguagem . O conde de Oxford encarrega a Samuel Johnson a proposta de publicar um dicionário a fim de atingir os objetivos de Swift. “Quando vemos os homens envelhecerem e morrerem em certo momento um após o outro... rimos do elixir que promete prolongar a vida por mil anos; E, com justiça igualitária, o lexicógrafo pode ser ridicularizado, que não pode produzir nenhum exemplo de uma nação que preservou suas palavras e frases da mutabilidade, deve imaginar que seu dicionário pode embalsamar sua língua e protegê-la da corrupção e da decadência.” ( Johson , 1755, p. 7 ). “Não é tarefa do fabricante escolher as boas palavras de um idioma. Se ele imagina que é assim, e começa a escolher e escolher, ele se desviará da sua função. O negócio que ele empreende é colecionar e organizar todas as palavras, sejam elas boas ou ruins, ou se ele as recomendam ou não” (TRENCH, 1860, p. 4-5) Novas palavras para um novo contexto de novas ideias.

O processo de padronização da língua inglesa iniciou em princípios do século XIX com o advento da litografia e acabou fixando-se nas presentes formas ao longo do século XIX com os seguintes marcos: Estandardização: a padronização e a unificação linguística Publicação do dicionário de Samuel Johnson em 1755

Publicação do dicionário de Thomas Sheridan (1780) Publicação do dicionário de John Walker (1791)

Outro marco foi o advento da imprensa, com o surgimento da BBC que surge a partir de então como radiofusora , propagadora da voz nacional, que instituiu manuais a serem seguidos pelos radialistas que utilizavam a RP – Received Pronunciation . “O termo ' Received Pronunciation ” ('RP') no decorrer deste século veio designar - pelo menos entre linguistas e professores EFL – o Inglês britânico de pronúncia que traz o mais alto prestígio. (...) Como tal, o termo é freqüentemente usado sinônimo de “pronúncia padrão” ou, de qualquer forma, levado para representam algum tipo de padrão, pelo menos para o inglês britânico, em casa e no exterior.” (PARSON, 1998, p. 1). “Em 1921, o Relatório Newbolt sobre o ensino do inglês nas escolas estaduais criou “enfaticamente a questão da escola primária ensinar a todos os alunos a” falar o inglês padrão “. E continuou: A grande dificuldade dos professores da escola primária em muitos distritos é que eles têm que lutar contra a poderosa influência dos maus hábitos de fala contraídos no lar e nas ruas. A luta do professor não é assim com a ignorância, mas com a perversão.” (HOLLAND, 2003, p. 243)

O status de língua franca e a influência num mundo globalizado. Língua falada por mais não-nativos; Inglês está perdendo sua identidade? Globish e língua franca = sinônimos; Ausência de cultura e poesia/literatura;

Exemplos de frases usando o globish : EVERYDAY ENGLISH : Globish is a gateway to international conversation . GLOBISH : Globish helps you to talk to people from other countries. EVERYDAY ENGLISH : When Thomas let me know we had won a trip , I was on cloud nine. GLOBISH : I was very happy when Thomas told me we won the trip .

Cloud nine = very happy . “ Falling from cloud nine” Katy Perry – Wide Wake

TIMELINE : MODERN ENGLISH

1500 até hoje  - Período correspondente ao  Modern English . 1516  - Henrique VIII cria o primeiro sistema postal da Inglaterra. 1558  - Início do reinado de Elizabeth I (filha de Henrique VIII) e da era elisabetana, período caracterizado por um substancial aumento do vocabulário do inglês e pelas monumentais obras literárias de Spenser , Shakespeare e Jonson . 1564  - Nascimento de William Shakespeare. 1603  - Morte de Elizabeth I e fim do período elisabetano. 1611  - A Igreja da Inglaterra publica a  King James Bible ,  que exerceu grande influência na linguagem de então. 1616  - Falecimento de William Shakespeare. 1620  - Os Pilgrims chegam à America do Norte e estabelecem a Colônia de Plymouth. 1755  - Samuel Johnson publica  A Dictionary of the English Language ,  trazendo estabilidade à língua inglesa. 1762  - Bishop Robert Lowth publica  Short Introduction to English Grammar ,  a primeira gramática influente da língua inglesa. 1776  - Declaração da independência dos Estados Unidos. 1700 - 1900  - Revolução Industrial, a qual alavancou o poderio econômico da Inglaterra, permitindo a expansão do colonialismo britânico e consequentemente da língua inglesa no século 19. 1806  - Ano de publicação do primeiro dicionário de Noah Webster :  A Compendious Dictionary of the English Language . 1890 - 1920  - Apogeu do Império Britânico. 1928  - Ano de publicação da primeira edição do  Oxford English Dictionary (OED) , em 12 volumes e contendo cerca de 415 mil entradas. 1945  - Fim da segunda guerra mundial, marca o início de um período de influência político-militar dos EUA e uma consequente influência econômica e cultural decisiva para o papel do inglês como língua internacional nos dias de hoje. 1989  - Ano de publicação da segunda edição do  Oxford English Dictionary (OED) , em 20 volumes e em CD-ROM, contendo mais de 500 mil entradas. 1985 - 1995  - Surgimento da Internet.