MODERN ENGLISH: UM PERCURSO HISTÓRICO DENTRE O SURGIMENTO E ASCENSÃO, AO STATUS DE LÍNGUA FRANCA EM UM MUNDO GLOBALIZADO. Nazaré da Mata, 28/11/2017.
Período marcado pela Monarquia Tudor e a Monarquia de Stuart
Crescimento da população Mudanças na pronuncia e gramática Aumento do vocabulário Uso para a comercialização Período em que o inglês começou a expandir:
Maiores mudanças: Pronúncia: The Great Vowel Shift
Gramática Houveram grandes mudanças na gramática, algumas das maiores foram: A mudança do Thou para You A necessidade de usar o Do
A linguagem literária de S heakspeare como forma de inserção de novos vocábulos na língua inglesa É imprescindível falar do surgimento de novas palavras na língua inglesa sem citar o poeta, maior dramaturgo de todos os tempos e ator inglês Willian Sheakspeare (1564-1616). O grande legado deixado por Sheakspeare foi extenso e bastante abrangente, de imenso impacto linguístico no inglês que temos hoje: “Na sua melhor escrita, vemos como fazer um trabalho de linguagem para transmitir os efeitos que queremos. Acima de tudo, Shakespeare nos mostra como ele se atreve a fazer coisas com a linguagem. (...) observamos uma lição de objeto na flexão e ruptura das regras.” (CRYSTAL, s.d , p. 11)
Algumas palavras criadas por Sheakspeare . ARCH-VILLAIN ASSASSINATION BEDAZZLED BELONGINGS COLD-BLOODED DISHEARTENING EVENTFUL EYEBALL FASHIONABLE FASHIONABLE INAUDIBLE MANAGER MULTITUDINOUS UNCOMFORTABLE
A inserção de novas palavras e o enriquecimento vocabular a partir do século XIX Michael Faraday (1791-1867) Willian Whewell (1794-1866) A inserção de novos vocábulos no Inglês Moderno a partir do século XVIII, dar-se início por Willian Whewell que mais adiante se juntou a Michael Faraday no processo de cunho de termos científicos.
Diversas nomenclaturas do ramo da ciência, medicina e tecnologia foram cunhadas por Whewell e Faraday : ESCAIODE DEXIOIDE ELETRÓLISE ELETRÓLIDO HIPOTÉTICO - DEDUTIVO CATASTROFISMO ÂNODO CÁTODO ÍON CIENTISTA FÍSICO BALÃO RADAR UNIDADE DÍNAMO
Para a sociedade inglesa do século XIX1 a linguagem era um veículo que refletia o contexto social da época. Jonathan Swift propôs uma “melhoria” a linguagem . O conde de Oxford encarrega a Samuel Johnson a proposta de publicar um dicionário a fim de atingir os objetivos de Swift. “Quando vemos os homens envelhecerem e morrerem em certo momento um após o outro... rimos do elixir que promete prolongar a vida por mil anos; E, com justiça igualitária, o lexicógrafo pode ser ridicularizado, que não pode produzir nenhum exemplo de uma nação que preservou suas palavras e frases da mutabilidade, deve imaginar que seu dicionário pode embalsamar sua língua e protegê-la da corrupção e da decadência.” ( Johson , 1755, p. 7 ). “Não é tarefa do fabricante escolher as boas palavras de um idioma. Se ele imagina que é assim, e começa a escolher e escolher, ele se desviará da sua função. O negócio que ele empreende é colecionar e organizar todas as palavras, sejam elas boas ou ruins, ou se ele as recomendam ou não” (TRENCH, 1860, p. 4-5) Novas palavras para um novo contexto de novas ideias.
O processo de padronização da língua inglesa iniciou em princípios do século XIX com o advento da litografia e acabou fixando-se nas presentes formas ao longo do século XIX com os seguintes marcos: Estandardização: a padronização e a unificação linguística Publicação do dicionário de Samuel Johnson em 1755
Publicação do dicionário de Thomas Sheridan (1780) Publicação do dicionário de John Walker (1791)
Outro marco foi o advento da imprensa, com o surgimento da BBC que surge a partir de então como radiofusora , propagadora da voz nacional, que instituiu manuais a serem seguidos pelos radialistas que utilizavam a RP – Received Pronunciation . “O termo ' Received Pronunciation ” ('RP') no decorrer deste século veio designar - pelo menos entre linguistas e professores EFL – o Inglês britânico de pronúncia que traz o mais alto prestígio. (...) Como tal, o termo é freqüentemente usado sinônimo de “pronúncia padrão” ou, de qualquer forma, levado para representam algum tipo de padrão, pelo menos para o inglês britânico, em casa e no exterior.” (PARSON, 1998, p. 1). “Em 1921, o Relatório Newbolt sobre o ensino do inglês nas escolas estaduais criou “enfaticamente a questão da escola primária ensinar a todos os alunos a” falar o inglês padrão “. E continuou: A grande dificuldade dos professores da escola primária em muitos distritos é que eles têm que lutar contra a poderosa influência dos maus hábitos de fala contraídos no lar e nas ruas. A luta do professor não é assim com a ignorância, mas com a perversão.” (HOLLAND, 2003, p. 243)
O status de língua franca e a influência num mundo globalizado. Língua falada por mais não-nativos; Inglês está perdendo sua identidade? Globish e língua franca = sinônimos; Ausência de cultura e poesia/literatura;
Exemplos de frases usando o globish : EVERYDAY ENGLISH : Globish is a gateway to international conversation . GLOBISH : Globish helps you to talk to people from other countries. EVERYDAY ENGLISH : When Thomas let me know we had won a trip , I was on cloud nine. GLOBISH : I was very happy when Thomas told me we won the trip .
Cloud nine = very happy . “ Falling from cloud nine” Katy Perry – Wide Wake
TIMELINE : MODERN ENGLISH
1500 até hoje - Período correspondente ao Modern English . 1516 - Henrique VIII cria o primeiro sistema postal da Inglaterra. 1558 - Início do reinado de Elizabeth I (filha de Henrique VIII) e da era elisabetana, período caracterizado por um substancial aumento do vocabulário do inglês e pelas monumentais obras literárias de Spenser , Shakespeare e Jonson . 1564 - Nascimento de William Shakespeare. 1603 - Morte de Elizabeth I e fim do período elisabetano. 1611 - A Igreja da Inglaterra publica a King James Bible , que exerceu grande influência na linguagem de então. 1616 - Falecimento de William Shakespeare. 1620 - Os Pilgrims chegam à America do Norte e estabelecem a Colônia de Plymouth. 1755 - Samuel Johnson publica A Dictionary of the English Language , trazendo estabilidade à língua inglesa. 1762 - Bishop Robert Lowth publica Short Introduction to English Grammar , a primeira gramática influente da língua inglesa. 1776 - Declaração da independência dos Estados Unidos. 1700 - 1900 - Revolução Industrial, a qual alavancou o poderio econômico da Inglaterra, permitindo a expansão do colonialismo britânico e consequentemente da língua inglesa no século 19. 1806 - Ano de publicação do primeiro dicionário de Noah Webster : A Compendious Dictionary of the English Language . 1890 - 1920 - Apogeu do Império Britânico. 1928 - Ano de publicação da primeira edição do Oxford English Dictionary (OED) , em 12 volumes e contendo cerca de 415 mil entradas. 1945 - Fim da segunda guerra mundial, marca o início de um período de influência político-militar dos EUA e uma consequente influência econômica e cultural decisiva para o papel do inglês como língua internacional nos dias de hoje. 1989 - Ano de publicação da segunda edição do Oxford English Dictionary (OED) , em 20 volumes e em CD-ROM, contendo mais de 500 mil entradas. 1985 - 1995 - Surgimento da Internet.