MONOFILIA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A SISTEMÁTICA BIOLÓGICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – DECB LABORATÓRIO DE SISTEMÁTICA E ECOLOGIA ANIMAL - LABSECO Discente: Shaline Araújo Docente: Dr. Kleberson de Oliveira Porpino
O objetivo deste seminário é mostrar um breve histórico da sistemática biológica, tratando-a como a atividade humana de reconhecer as afinidades naturais entre os organismos e mostrar a significante contribuição do entomólogo alemão Willi Henning nessa busca.
Henning reconheceu a importância das classificações como representações das afinidades genealógicas entre os organismos, criando um método – a sistemática filogenética ou cladística – baseado no paradigma fundamental do evolucionismo: a descendência com modificação a partir de um ancestral comum.
CLASSIFICAÇÃO: DE PLATÃO AO CLADISMO
PLATÃO Essências ou “eidos”
ARISTÓTELES 384-322 a.C.
CARAOLUS LINNAEUS (1707-1778)
“ Acredito que o arranjo dos grupos dentro de cada classe, na devida subordinação e relação com os outros grupos, deve ser estritamente genealógico, para que seja natural ” Charles Darwin (1809-1882)
ERNST HAECKEL (1834-1919) “Filogenia”
SISTEMÁTICA EVOLUTIVA ( GRADISMO) TAXONOMIA NÚMERICA (FENETICISTA) SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA (CLADISTA) A SISTEMÁTICA MODERNA – SÉCULO XX
SISTEMÁTICA EVOLUTIVA (GRADISMO) Relações de ancestral-descendente (Relação Patristíca ) podem ser estabelecidas; Relações de ancestralidade comum (Relação Cladística ) podem ser conhecidas; Classificação baseada tanto no parentesco quanto no grau de divergência.
SISTEMÁTICA EVOLUTIVA ( GRADISMO)
TAXONOMIA NÚMERICA (FENETICISTA) classificações gerais baseadas apenas no grau de semelhança e diferença entre os organismos a partir de comparações entre quaisquer características que pudessem neles ser observadas; Excluem considerações evolutivas, inclusive filogenéticas, da sistemática.
A SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA Willi Henning (1913-1976) Segunda edição - 1966
A SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA As relações genealógicas, isto é, de parentesco entre as espécies, só podem ser obtidas a partir da análise de similaridades especiais, os caracteres derivados (SINAPOMORFIAS); Surgiram em um ancestral comum desses grupos, modificando-se com o passar das gerações; Desenvolvimento de métodos claros para a inferência de sinapomorfias .
A SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA
GRUPO MONOFILÉTICO Corresponde justamente ao conjunto total de descendentes de um ancestral comum, este incluso, que compartilha as características exclusivas resultantes do processo evolutivo.
MONOFILETISMO E SISTEMÁTICA BIOLÓGICA ? São os únicos que carregam informação completa da história evolutiva de uma dada linhagem; Evolução = descendência com modificação no tempo, a partir de um ancestral comum, o grupo monofilético corresponde justamente ao grupo de descendentes de um ancestral comum que compartilham caracteres exclusivos.
POR QUE A FILOGENÉTICA ? O método cladístico é explicito e diretamente conectado à idéia de que o mundo natural ordena-se sob uma estrutura hierárquica resultante do processo evolutivo.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Santos, Charles Morphy Dias dos. Os dinossauros de Hennig : sobre a importância do monofiletismo para a sistemática biológica. Scientiae Studia , 6 (2) São Paulo Apr ./ June 2008. Paulo S. Terra. O triunfo da cladística . IV Seminário de História e Filosofia da Ciência.Universidade Estadual de Santa Cruz, 2011. Disponível em: http://www.uesc.br/eventos/ivseminariohf Randal T. Schuh , Andrew V. Z. Brower . Biological Sistematics : principles and applications. United States of America: Cornell University Press , 2009.