Monofilia semiário

997 views 22 slides Apr 28, 2016
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

Seminários


Slide Content

MONOFILIA: SUA IMPORTÂNCIA PARA A SISTEMÁTICA BIOLÓGICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS – FANAT DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – DECB LABORATÓRIO DE SISTEMÁTICA E ECOLOGIA ANIMAL - LABSECO Discente: Shaline Araújo Docente: Dr. Kleberson de Oliveira Porpino

O objetivo deste seminário é mostrar um breve histórico da sistemática biológica, tratando-a como a atividade humana de reconhecer as afinidades naturais entre os organismos e mostrar a significante contribuição do entomólogo alemão Willi Henning nessa busca.

Henning reconheceu a importância das classificações como representações das afinidades genealógicas entre os organismos, criando um método – a sistemática filogenética ou cladística – baseado no paradigma fundamental do evolucionismo: a descendência com modificação a partir de um ancestral comum.

CLASSIFICAÇÃO: DE PLATÃO AO CLADISMO

PLATÃO Essências ou “eidos”

ARISTÓTELES 384-322 a.C.

CARAOLUS LINNAEUS (1707-1778)

“ Acredito que o arranjo dos grupos dentro de cada classe, na devida subordinação e relação com os outros grupos, deve ser estritamente genealógico, para que seja natural ” Charles Darwin (1809-1882)

ERNST HAECKEL (1834-1919) “Filogenia”

SISTEMÁTICA EVOLUTIVA ( GRADISMO) TAXONOMIA NÚMERICA (FENETICISTA) SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA (CLADISTA) A SISTEMÁTICA MODERNA – SÉCULO XX

SISTEMÁTICA EVOLUTIVA (GRADISMO) Relações de ancestral-descendente (Relação Patristíca ) podem ser estabelecidas; Relações de ancestralidade comum (Relação Cladística ) podem ser conhecidas; Classificação baseada tanto no parentesco quanto no grau de divergência.

SISTEMÁTICA EVOLUTIVA ( GRADISMO)

TAXONOMIA NÚMERICA (FENETICISTA) classificações gerais baseadas apenas no grau de semelhança e diferença entre os organismos a partir de comparações entre quaisquer características que pudessem neles ser observadas; Excluem considerações evolutivas, inclusive filogenéticas, da sistemática.

A SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA Willi Henning (1913-1976) Segunda edição - 1966

A SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA As relações genealógicas, isto é, de parentesco entre as espécies, só podem ser obtidas a partir da análise de similaridades especiais, os caracteres derivados (SINAPOMORFIAS); Surgiram em um ancestral comum desses grupos, modificando-se com o passar das gerações; Desenvolvimento de métodos claros para a inferência de sinapomorfias .

A SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA

GRUPO MONOFILÉTICO Corresponde justamente ao conjunto total de descendentes de um ancestral comum, este incluso, que compartilha as características exclusivas resultantes do processo evolutivo.

MONOFILETISMO E SISTEMÁTICA BIOLÓGICA ? São os únicos que carregam informação completa da história evolutiva de uma dada linhagem; Evolução = descendência com modificação no tempo, a partir de um ancestral comum, o grupo monofilético corresponde justamente ao grupo de descendentes de um ancestral comum que compartilham caracteres exclusivos.

POR QUE A FILOGENÉTICA ? O método cladístico é explicito e diretamente conectado à idéia de que o mundo natural ordena-se sob uma estrutura hierárquica resultante do processo evolutivo.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Santos, Charles Morphy Dias dos. Os dinossauros de Hennig : sobre a importância do monofiletismo para a sistemática biológica. Scientiae Studia , 6 (2) São Paulo Apr ./ June 2008. Paulo S. Terra. O triunfo da cladística . IV Seminário de História e Filosofia da Ciência.Universidade Estadual de Santa Cruz, 2011. Disponível em: http://www.uesc.br/eventos/ivseminariohf Randal T. Schuh , Andrew V. Z. Brower . Biological Sistematics : principles and applications. United States of America: Cornell University Press , 2009.

OBRIGADA !