Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Biodiversidade e Florestas Prof. Dr. Aden <[email protected]> Entomologia Florestal Aula 4 –Tórax e abdome
Tópicos da aula 20/09/2011
O que é um Inseto?
O que é um Inseto?
Tegumento Ecdise em libélula
Áreas Cefálicas : Frontal e Parietal palpo maxilar vertex olho composto fronte palpo labial labro antena ocelo mediano ocelo lateral gena clípeo Cervix Maxila Mandíbula
Áreas Cefálicas : Occipital maxila forame magno palpo labial lábio palpo maxilar Occipício
Tipos de aparelho bucal
Cabeça : Posição do aparelho bucal Hipognato Prognato Opistognato
Apêndices cefálicos : Antenas Sulco Antenal Ponto de articulação Flagelo Escapo Pedicelo
tórax
Tórax É a segunda região do corpo do inseto e apresenta os apêndices locomotores (pernas e asas). O tórax está dividido em : Protórax - que está unido à cabeça, Mesotórax - é o mediano e Metatórax - é o terceiro e liga-se ao abdome.
Tipos de Asas Membranosa . Asa fina e flexível com as nervuras bem distintas. Hemiélitro . Asa anterior de percevejos, com a parte basal dura ( cório ) e apical flexível (membrana) onde estão as nervuras
Tipos de Asas Tégmina . Asa anterior de aspecto pergaminhoso ou coriáceo e normalmente estreita e alongada. Ex. barata, louva-a-deus, gafanhotos, grilos etc. Élitro . Asa anterior dura, que recobre a asa posterior do tipo membranosa. Ex.: besouros e tesourinhas.
Estrutura de acoplamento Frênulo . Cerda ou várias cerdas inseridas no ângulo umeral da asa posterior, que se prende à asa anterior por um tufo de cerdas, chamado de retináculo .
Estrutura de acoplamento Hâmulos . Diminutos ganchos da parte mediana da margem costal da asa posterior, que se prendem na margem anal da asa anterior. Ex.:abelhas e mamangavas.
Estrutura de acoplamento Amplexiforme . Nas borboletas, o acoplamento das asas não é feito por estruturas, mas pela expansão da região do ângulo umeral da asa posterior sobre a qual se apóia a região anal da asa anterior.
Modificações da s asas Balacins ou halteres . Asas metatorácicas atrofiadas que possuem função de equilíbrio.
abdome
Abdome É a terceira região do corpo dos insetos, que se caracteriza pela segmentação típica, simplicidade de estrutura e ausência geral de apêndices locomotores. Embriologicamente nunca ocorre mais de 12 segmentos abdominais ou urômeros .
Abdome
Abdome Divisão dos segmentos abdominais : Segmentos pré-genitais ou viscerais I a VII (fêmeas) e I a VIII (machos)
Abdome Divisão dos segmentos abdominais : Segmentos genitais VIII e IX (fêmeas) e IX (machos ) .
Abdome Divisão dos segmentos abdominais : Segmentos pós-genitais X e XI
Roteiro As antenas, asas e as pernas dos insetos são componentes de grande importância para o sucesso no meio em que eles vivem. Como deveriam ser estas estruturas em um inseto predador , noturno e terrestre ? Por quê? Descreva três tipos diferentes de peças bucais encontradas nos insetos e diga como são adaptadas para a alimentação com diferentes tipos de alimentos.