Morfologia urbana

ruizao_couto 14,635 views 16 slides Oct 02, 2012
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Trabalho de: Rui Couto e Alberto Simoes 9ºano Geografia


Slide Content

Morfologia Urbana

Noção: Todas as cidades têm uma estrutura que se exprime pela sua planta, que é um mapa de grande escala onde se representa de modo esquemático os elementos fundamentais da morfologia urbana. Plantas: As características da morfologia urbana resultam de diversos factores. Históricos; Topográficos; Socioculturais; Tecnológicos; Económicos.

Planta irregular: Uma planta irregular ou orgânica é uma planta sem qualquer característica aparente de ordenação, geralmente sobre terrenos muito acidentados e edificações extremamente próximas umas das outras. As suas principais características são: Ruas estreitas, sinuosas e sem saída; Crescimento desordenado e sem planeamento; Traçado anárquico; Existência de calçadas e escadarias.

Planta irregular: Vantagens: Promove as relações da vizinhança; Facilita os percursos a pé; Reduz a utilização do automóvel; Adapta-se bem á função comercial.

Planta irregular: Desvantagens: Dificulta a circulação do automóvel; Grande numero de obstáculos a transpor.

Planta irregular:

Planta radiocêntrica : Esta planta carateriza-se por ruas circulares e radiais à volta de um centro, que pode ser uma rotunda, um castelo, uma praça, uma igreja, um mercado. Este tipo de planta comum em cidades europeias que cresceram durante a I dade Média. As principais características são: Existência de um núcleo central; Existência de artérias circulares concêntricas intersectadas por vias de acesso ao centro ;

Planta radiocêntrica : Vantagens: Facilita o acesso ao centro da cidade; As deslocações entre o centro e a periferia da cidade são mais rápidas;

Planta radiocêntrica : Desvantagens: Dificuldade na construção de prédios de grandes dimensões, devido á configuração em circular dos quarteirões.

Planta radiocêntrica :

Planta regular ou ortogonal: Esta planta carateriza-se por ruas de traçado geométrico, direitas, paralelas e perpendiculares umas às outras, facilitando a circulação automóvel. Este tipo de planta aparece nas cidades norte-americanas, em cidades recentes ou cidades reconstruidas, como é o caso da Baixa Pombalina de Lisboa. As principais características são: Possui um traçado geométrico regular; As ruas são direitas, longas, e largas e perpendiculares entre si.

Planta regular ou ortogonal: Vantagens: Facilita os transportes; Permite construções mais amplas.

Planta regular ou ortogonal: Desvantagens: Os trajectos tornam-se mais longos; Não se adapta aos terrenos acidentados; Dificulta a fluidez de tráfego devido ao excesso de veículos.

Planta regular ou ortogonal:

Trabalho realizado por : Rui Daniel Brás Couto nº 21 Alberto Pereira Simões nº 1 Jorge Peixoto nº Joel Laranjeira e Sá nº 12 Disciplina: Geografia Professora: Isabel Morais

FIM