Dicas de segurança para uma boa pilota g em d e mo t ocicletas Ricardo Brito - TST DDS para Motociclistas
Introdução Este manual foi criado para ajudá-lo, a zelar pela vida e saúde de todos, bem como a pilotar a Motocicleta de maneira segura, com consciência preventiva. Visa também diminuir ou eliminar r egist r os de ac i den t e dest a natu r ez a . O motociclista deve ter em mente dois tipos de segurança. Ativa e Passiva. A mais importante das duas é a Ativa, porém a Passiva é um c omple m en t o da out r a .
O QUE É ISSO ? Você usa capacete, luvas, botas, óculos, roupas de couro e etc... Isso é a SEGURANÇA PASSIVA. Logo, a segurança passiva é tudo aquilo que você usa naturalmente com a intenção de proteger-se de uma queda ou acidente, sem que haja a preocupação de "aprender" alguma técnica ou truque. A SEGURANÇA PASSIVA é normalmente e parcialmente obrigatória por lei. V o c ê s a be São os equipamentos u s ar bem os f r eio s , utilizados. der r a par controladamente, domina sua máquina, respeita a motocicleta e suas limitações, enfim, respeita o trânsito, sabe como agir em determinadas situações: Isso é a
SEGURANÇA ATIVA. A SEGURANÇA ATIVA é o que salva sua vida no trânsito das cidades, ou nas estradas. Não adianta usar capacete, se você colocar sua cabeça na frente das rodas de um caminhão. Mas o capacete tira você de situações bobas de distração. Ele ajuda a proteger sua cabeça, mas quem a protege é a sua capacidade de não se colocar em situações de risco. O "quente" é não cair.
E s t a tí s ti c as Em 92% dos acidentes com motos, os acidentados não frequentaram o treinamento essencial. Aprenderam a pilotar com familiares ou amigos. Frequentar a aula de condução reduz significativamente o envolvimento em acidente e também ferimentos mais graves na e v entualid a d e d e algum. Para todos aqueles que trabalham ou gostam de moto mas adoram a vida, algumas dicas nunca são demais. Para evitar acidentes, toda a atenção é pouca. Velhos conselhos eram tão certos que acabaram t r ans f orma n d o -se em arti g os d o C ód i g o d e T r âns i t o .
Itens que todo motociclista deve levar em consideração Vamos começar dizendo que a motocicleta é um equipamento muito seguro, desde que se tenha consciência do que se está fazendo e como se a está conduzindo. Muitos têm como resposta para um acidente, de que foi culpa da moto. A pobre coitada muitas das vezes não tem nada com isso. Portanto abaixo iremos colocar alguns itens muito importantes para a segurança do motociclista.
Itens que todo motociclista deve levar em consideração Mantenha o farol sempre ligado na luz baixa mesmo de dia, mas bem regulado para não atrapalhar a visão dos outros motoristas. Como a motocicleta é um veículo pequeno, isso torna o motociclista mais visível, e ajudará os outros veículos a notarem sua presença no trânsito, aumentando sua segurança. Procure usar o centro da pista, evitando pontos de difícil visão para os motoristas. O que importa é estar sempre visível para todos em sua volta.
Itens que todo motociclista deve levar em consideração Em dias de chuva a dificuldade de enxergar a moto aumenta. É nos dias de chuva que os motociclistas correm mais perigo, devido à menor aderência ao solo e às maiores dificuldades de frenagem. OBS. No asfalto : Início de chuva é uma das horas de maior risco de acidente, pois a quantidade de água ainda não foi suficiente para lavar a pista, e ao se misturar com os resíduos de óleos e poeira forma uma "borra" muito escorregadia. Na estrada com chuva, nunca ande sobre a faixa pintada, pois ela é plástica e escorregadia.
Itens que todo motociclista deve levar em consideração Ao trafegar por vias onde veículos estacionados ou estão ho u v er no ônibus parado po n t o , diminua a velocidade e preste muita a t ençã o , pois pedestres, animais ou até outro motoqueiro podem aparecer inesperadamente em sua frente.
É proibido o uso de sandálias ou chinelos ao pilotar motocicletas. Capacete: Use o capacete com viseira ou óculos para p r o t e g er o s o lho s . É obr i ga t ór i o p a r a p a ssa g ei r os e c o n d u t o r e s d a s m o t oc i cl e ta s , importante para nossa segurança, responsável e le é o i t em mais por proteger nossa cabeça. Em caso de queda, se o capacete estiver no cotovelo, pode provocar fraturas múltiplas no braço, além de não proteger a cabeça que é o local certo para usá-lo.
Lemb r e -se: A pressa é inimiga do motoqueiro e amiga do acidente. Fique atento com surgimentos inesperados de qualquer coisa em sua frente: