Movimentos respiratórios: Como ocorre seus movimentos

AndreaChagas13 1 views 11 slides Sep 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Após a apresentação faça as atividades


Slide Content

Movimentos respiratórios Profª Andréa chagas

Objetivos: Entender os movimentos respiratórios, inspiração e expiração. Conhecer as doenças respiratórias: suas causas e prevenção .

Aula 12, 13 e 14 Movimentos respiratórios Doenças respiratórias

Movimentos respiratórios Inspiração: entrada de ar nos pulmões. Expiração: saída de ar dos pulmões.

Ar residual Toda vez que expiramos é impossível eliminar todo o ar do pulmão; sempre fica um resíduo; ar residual . <Insira imagens ou desenhos do processo de design/construção da invenção> *você pode inserir um novo slide para essas imagens/desenhos, se necessário!

Frequência respiratória É a capacidade respiratória por minuto, podendo aumentar ou reduzir, devido a atividades físicas ou ao ambiente. <Insira imagens ou desenhos da invenção em uso, com uma descrição inserida aqui> *Você pode inserir um novo slide para estas imagens/desenhos, se necessário! <Insira imagens ou desenhos da invenção em uso, com uma descrição inserida aqui> *Você pode inserir um novo slide para estas imagens/desenhos, se necessário! <Insira imagens ou desenhos da invenção em uso, com uma descrição inserida aqui> *você pode inserir um novo slide para essas imagens/desenhos, se necessário!

Ar rarefeito Significa que o ar em um determinado local contém menos oxigénio do que o ar ao nível do mar, especialmente em altitudes mais elevadas, como montanhas. Isso acontece porque, à medida que a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui, o que faz com que haja menos moléculas de ar por unidade de volume. 

Responda: Por que a frequência respiratória aumenta durante uma atividade física? Qual parte do volume pulmonar representa o ar que sempre permanece nos pulmões, mesmo após a expiração máxima? Capacidade vital Ar residual

Principais doenças do sistema respiratório: Infecções virais:  Gripe, resfriado, faringite, bronquite aguda, pneumonia. Infecções bacterianas:  Tuberculose, faringite, pneumonia.

Doenças crônicas:  Asma, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), rinite alérgica, sinusite, fibrose cística. Outras doenças:  Câncer de pulmão, pneumotórax, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).

Tosse Febre Coriza Dor de garganta Dificuldade de respirar Chiado no peito Cansaço Prevenção: Vacinação Sintomas comuns:
Tags